InícioColunistasDe vadio para vadio

De vadio para vadio

Tempo de leitura: < 1 minuto

É só vadio que fica preocupado com a jornada em horas. Num país livre e capitalista, como o Brasil, quem pensa em se erguer trabalha, dois, três turnos, como fez a capa da revista Supermulheres deste ano, Susiane Riffel. Eu nem queria tocar neste assunto com os meus leitores, mas como o deputado(a) trans, autor do projeto de redução de jornada de trabalho, Erika Hilton, já conseguiu assinaturas suficientes com colegas para protocolar o projeto, claro, temos de refletir a respeito, antes que seja lei em execução e nem nos demos conta. Sempre digo, superproteção pode ser nenhuma proteção. Não adianta fazer leis em cima de leis se para o trabalhador a coisa só piora.

Exemplos de liberdade

Além da Susiane, cito outro exemplo de pessoas que alcançam dias melhores exatamente porque não ficam olhando no relógio. Ontem, quarta-feira, conversei com os sócios fundadores da Cia da Segurança, Waldir Oliveira e Igor Cardoso. Ambos eram funcionários de carteira assinada até decidirem colocar seu próprio negócio. Depois de muitas noites sem dormir, fazendo jornadas além das 16 horas por dia, ao completar seis anos de empresa, começam a ver o resultado e aos poucos gozar idas melhores. Durante a entrevista eles relatam de uma virada de ano, que fizeram dentro da empresa com as famílias. Como eles não podiam se afastar da sala de monitoramento, suas famílias foram para lá para poderem passar a virada juntos. Certamente cada vencedor, seja como dono ou funcionário, tem histórias parecidas. Na foto: Igor, eu e Waldir.

Aja produção

No Brasil, temos menos 47 milhões de carteiras assinadas e 20,71 milhões de famílias, 54,3 milhões de pessoas, recebendo o Bolsa Família. O valor médio é de R$ 684,27, totalizando 14, 14 bilhões investidos por mês pela nação. Claro que todos sabemos que são estes 47 milhões, que sustentam os 54,3 milhões. Acho que é ali que está o furo da bala, não na carga horária.

Mais alguns dados

Caso em prática a lei proposta, baixando de 44 para 36 horas semanais, dos 365 dias do ano, restarão menos da metade ao trabalho: 52 fins de semana -104 dias; Férias -30 dias; Feriados -13 dias. Total 147 dias sem trabalho. Restam 218 dias para gerar renda. Com a nova lei, mais a redução de um dia – 52 dias, restarão 166 dias úteis para trabalhar e 199 para não trabalho. Será que o Brasil pode se dar este capricho?

Empreendedorismo feminino

Entre tantos desafios que as mulheres precisam enfrentar diariamente na sociedade, empreender talvez esteja no topo da lista. De acordo com o Sebrae, elas representam 33,9%, ou seja, mais de 10,1 milhões estão à frente dos próprios negócios e de acordo com a pesquisa feita no segundo semestre de 2024, as mulheres recebem menos apoio e precisam gastar o dobro do tempo com tarefas domésticas, comparado aos homens.
Dia 19 de novembro é celebrado o dia do empreendedorismo feminino, marcado por mulheres que enfrentaram doenças, limitações, dificuldades no meio do caminho, mas conseguiram virar o jogo e ter sucesso nos negócios.

Habemus secretário

O prefeito eleito, Gilberto Cezar, anunciou na noite de quarta-feira (13) o secretário de Turismo do seu governo. Rafael Carniel de Almeida vai deixar a diretoria de Turismo do Estado e assumir o cargo em Canela no início do ano.
Seus últimos cargos: Presidente da GramadoTur, últimos seis meses de 2020, fechamento do Governo Fedoca; Executivo da Visão e neste segunda mandato do Governador Leite, diretor na Secretaria Estadual do Turismo.

Estado atual

No momento, após a indicação, Carniel está se situando e tendo conversas com o trade. Vai prestar atenção para entender o cenário do turismo e cultura para fazer o que precisa ser feito, ver os potenciais. Como na iniciativa privada, pretende tratar como clientes, visitantes e população.

Aceitação

O trade está digerindo o nome. Consultei quatro personalidades do meio turístico sobre a indicação de Rafael, veja as respostas que obtive:
“Eu gostei!!! Diante de tudo que já tivemos nesses últimos anos em Canela né ”
“Bom dia Cláudio. Não conheço o Rafael Carniel suficientemente para opinar. Espero que seja um bom secretário”.
“Nada a declarar, terias que pedir ao pessoal da Visão, onde trabalhou antes de ir a POA”. Perguntei a um dos diretores da Visão que respondeu; “Foi muito importante a atuação dele”.
“Olha, recebemos a notícia ontem, é cedo para dar palpite, mas a torcida é para que dê certo, condições, aparentemente tem”.

Como dito

Por acaso na edição de terça-feira (12), me manifestei sobre a indicação dos nomes, que na minha visão estão demorando. Turismo, Saúde e Educação são o cerne da administração de Canela. Um enigma está resolvido.
O Rafael, ao que eu conheço, num primeiro momento, é o cara certo. Na GramadoTur e depois na Visão, não deu para ver, pois a função não era muito operacional, de execução, e na autarquia ficou pouco tempo, só para apagar a luz. Mas ele sempre se mostrou atuante e interessado. A secretaria de Turismo do Estado certamente lhe acrescentou informações e contatos que serão importantes para a retomada da secretaria local, desacreditada pela Caritas. Trazer de volta patrocinadores, com marcas fortes, será importante, transmite credibilidade. A proximidade com o Governo do Estado, pode nos ajudar em algo, também. Vamos ver na execução da secretaria, que é a ponta econômica de Canela.
Enfim, temos de apoiar e fazer a nossa parte para que dê certo, pois Canela precisa muito virar esta página

Grandão

Visto no início da tarde de quinta-feira (14), no Centro de Gramado…

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Gilberto Cezar anuncia filiação ao PSD

O prefeito de Canela, Gilberto Cezar, anunciou neste sábado, 30 de agosto de 2025, sua filiação ao PSD. O ato contou com o apoio...

Motociclista é detido após acompanhamento da Brigada Militar em Canela

Na manhã deste sábado (30/08), um motociclista desobedeceu ordem de parada da Brigada Militar e seguiu em alta velocidade pelo centro da cidade. Durante...

Empresária de Canela denuncia tentativa de golpe com PIX falso

Uma empresária do ramo de confeitaria em Canela procurou a reportagem do Jornal Integração para relatar uma nova tentativa de golpe envolvendo pagamentos via...

IGP confirma feminicídio seguido de suicídio em Canela

A tragédia que abalou a comunidade de Canela no final de julho teve nesta semana uma confirmação oficial. Os laudos técnicos do Instituto-Geral de...

Trabalhadores dos Correios entram em greve contra retorno de gestor

Os trabalhadores do Centro de Distribuição dos Correios de Gramado e Canela (CDD hortênsias) estão em greve desde segunda-feira (18) em protesto contra o...
error: Conteúdo protegido