Semana passada, citei na coluna sobre o sentimento de pertencimento como sendo um legado a ser deixado em eventos. O exemplo que me referi foi da Copa Internacional de Futebol Amador de Gramado, onde três equipes gramadenses participaram da competição. Essa mesma sensação faço referência para Canela com a realização da Páscoa. A programação é, logicamente, voltada para atrair turistas, mas também para inserir a comunidade local no evento. Um dos destaques é o projeto Ateliê nas Escolas – Arte, Cores e Memórias, no qual mais de 500 alunos da rede municipal de ensino confeccionaram coelhinhos que foram colocados por eles nas árvores da decoração do evento, na Avenida Júlio de Castilhos. Essa atividade ocorreu na tarde de segunda-feira (7).
Alegria das crianças
Estive acompanhando a ação e pude ver a alegria das crianças, acompanhadas dos professores, no momento de enfeitar as árvores. Uma pena que logo começou a chover e rapidamente todos tiveram que deixar a Avenida Júlio de Castilhos, onde ocorreu a ação. Os estudantes e a comunidade escolar se sentiram como parte do evento, onde tudo que produziram nas instituições de ensino foi levado à prática na rua. Com certeza essas crianças vão querer passear com a família e mostrar seus enfeites para todos verem.
Programação da Páscoa
Outro acerto na programação são as atividades em que os artistas que realizam as apresentações, como a Paradinha da Páscoa, estão indo em comitiva levar os espetáculos para dentro das escolas. Nesta quarta-feira (9), a Escola Municipal Dante Bertolucci receberá a Fábrica de Doces do Sr. Coelho – Parada de Páscoa e, na quinta-feira (10), a Escola Rodolfo Schilieper contará com o Comboio de Páscoa; já o espetáculo A Origem da Páscoa será apresentado na Escola Santa Teresinha, no mesmo dia.
A Páscoa com Adir
O título, logicamente, faz parte de uma brincadeira com o vereador Adir Júnior (PSDB), que conheço muito antes de pensar em entrar na política. Falo isso pois, como citei acima no evento em que as crianças enfeitaram os pinheiros no Centro de Canela, encontrei o parlamentar, que estava prestigiando a ação em parceria com as Secretarias de Educação e de Turismo. Apesar de estar no evento, Adir é visto frequentemente visitando as instituições de ensino, verificando as demandas apresentadas pelos educadores. Na foto, está com a secretária de Educação, Maria Gorete.

Gurizada em quadra
O Campeonato Municipal de Futsal Sub-11 segue com mais uma rodada nesta terça-feira (8), a partir das 19h30, no Ginásio Carlinhos da Vila. Acontecerão as seguintes disputas: Olé Futsal x Educa Azul, Educa Branco x ATLF Vermelho, Olé Vermelho x River Canela e ATLF Branco x Galera da Estevão. Na última rodada, os resultados foram: Galera da Estevão 0 x 1 Associação Projeto Gaúcho, Educa Esportes Azul 3 x 0 ATLF Branco, ATLF Vermelho 8 x 0 Guerreiro Futsal e River Canela 3 x 6 Educa Esportes Branco.
Maratona do Gramadense
O Centro Esportivo Gramadense (CEG) terá uma maratona de atividades do clube envolvendo desde as primeiras categorias de base até o profissional. A Sub-15 está participando da Liga Serrana e da Copa Rolante. Desta mesma competição, que está sendo realizada no Vale do Paranhana, também participam as equipes Sub-11 e Sub-13. Já nesta sexta-feira (11), o Gramadense estreia no Gauchão Sub-17, recebendo o Grêmio na Vila Olímpica, com partida programada para às 17h. Depois, no mês de maio, entre os dias 17 e 18, será a vez do futebol profissional iniciar sua trajetória na Divisão de Acesso e o jogo será diante da torcida, contra o Passo Fundo. Além disso, seguem sendo realizadas as atividades dos projetos sociais do clube com a garotada.
Se sair Quinteros, quem vem?
Semana passada coloquei aqui minhas preferências, mais palpáveis, que na minha avaliação seriam Lisca e Mano Menezes para substituir Gustavo Quinteros, caso ele saia do Grêmio. O colega Leonardo Santos ficou “enlouquecido” com a minha sugestão de Lisca. Mas durante a semana, um dos assuntos que mais está pautando a imprensa gaúcha é sobre isso. Há quem diga que estão contados os dias do técnico argentino no Tricolor. Uma lista de nomes de técnicos disponíveis no mercado foi citada. Além dos dois que mencionei, há ainda Dorival Júnior, Tite e Felipão. Enfim, vamos aguardar. Nesta noite de terça-feira (8), tem Copa Sul-Americana com Grêmio e Atlético Grau do Peru. A sequência depois tem Flamengo, Mirassol e Inter.
O Inter show de Roger
É muito satisfatório ver o Inter de Roger Machado atuar. A partida de domingo (6), pelo Brasileirão, onde o Colorado venceu o Cruzeiro por 3 a 0, não foi somente pelo placar, mas a atuação foi luxuosa. Claro que houve certa facilidade por ter, logo aos 20 minutos, um jogador a mais. Mas, como disse semana passada, o time tem repertório. Sabe vivenciar os momentos da partida, e quando sofre pressão, não se desespera. Claro que tem qualidade, mas se não tem jóquei, nada adianta. Méritos e muito do trio Roger, Paulo Paixão e D’Alessandro.