Estava inserido na programação da Páscoa em Canela, o Ofício das Trevas que seria realizado na sexta-feira (20), porém a organização do evento comunicou o cancelamento. Pessoas ligadas ao setor cultural, já demonstram descontentamento com o secretário de Turismo e Cultura Rafael Carniel. Tem que diga que, conduzir uma Secretaria é diferente do que uma Gramadotur, principalmente com as questões burocráticas. Um destes pontos, envolvendo licitação sem tempo hábil, fez com que o espetáculo não ocorresse, segundo uma fonte me relatou.
Tempo de trabalho
Como citei nesta semana na minha coluna, sou bem paciente quanto a cobrar ações de quem está iniciando um novo trabalho, portanto acho mais prudente dar tempo, pois tem a questão de reorganizar a casa, enfim. Claro que situações absurdas, não tem como “fechar os olhos”.
Está bela a Páscoa em Canela
Independente deste caso, a Páscoa em Canela está muito boa a sua programação. Como relatei semana passada, o envolvimento comunitário na programação é um ponto positivo, principalmente com as crianças e escolas. Diversas atividades foram para dentro das instituições de ensino. A Paradinha de Páscoa na rua é outra atração que chama a atenção, além da decoração pelas ruas. Também é positivo o artesanato na praça João Corrêa, onde os artesãos mostram seus trabalhos, comercializam e divulgam para moradores e visitantes. Aliás tem matéria nessa edição sobre os artesãos. Vale conferir.
Gramado cuidando do gramado
A manutenção de campos na nossa região não é algo fácil. A questão climática é a principal. Existe a polêmica de colocação de grama sintética em estádio do Brasil, ano passado chegou a aventar este modelo de gramado na Vila Olímpica, principalmente pelo uso contínuo de diversas competições chegando a cancelar partidas como ocorreu na Copa Laghetto no ano passado. Pesando nisso sou favorável do sintético de qualidade, como que vai ocorrer no novo estádio do Gramadense. Mas enquanto isso, os campos da cidade estão recebendo as manutenções. As ações na Vila Olímpica e Complexo Esportivo Ernestão, o Campo da Baixada, consistem na aeração do solo, uma técnica essencial para a saúde e a qualidade dos gramados. O processo de aeração perfura o solo, permitindo que ar, água e nutrientes penetrem profundamente nas raízes da grama, promovendo um crescimento mais vigoroso e um gramado mais resistente.

Gramadense em campo
Após estrear cm derrota no Gauchão Sub-17, sendo goleado pelo Grêmio por 4 a no na semana passada na Vila Olímpica, o Gramadense vai encarar na segunda rodada da competição o Novo Hamburgo. A partida ocorrerá sexta-feira (18), às 11h, no Estádio do Vale. Após este compromisso, o Gramadense recebe no dia 26, às 15h, na Vila Olímpica a Apafut.
Futsal Veteranos Canela
Os atletas de mais de 35 anos que curtem jogar futsal poderão mostrar seus talentos no Campeonato Municipal de Futsal de Veteranos. O Departamento Municipal de Esporte e Lazer (DMEL) de Canela, fez hoje, quarta-feira (16), o comunicado que a competição iniciará no dia 14 de maio. Conforme o chefe de seção do DMEL, Filipe Rocha, a reunião inicial com entrega das fichas e definição do formato da competição acontecerá no dia 7 de maio, às 18h30, na sede da Secretaria da Educação, localizada na rua Borges de Medeiros 926. O valor da inscrição por equipe será de R$ 225. Mais informações pelo telefone: (54) 98405.7687.
Torneios de vôlei masculino e feminino
Os amantes do vôlei podem montar suas duplas e participar dos Torneios Municipais de Vôlei de Areia em Duplas – Feminino e Masculino, promovidos pelo Departamento Municipal de Esporte e Lazer (DMEL) de Canela, que estão com inscrições abertas até o dia 24 de abril. As competições acontecerão no Parque do Lago, a partir das 9 horas, no dia 27 de abril.
Iniciando com o torneio masculino e após o término, será realizado o feminino que aconteceria no dia 13 de abril e foi transferido para esta data. A inscrição dos torneios é de dez quilos de alimentos não perecíveis e deve ser realizada diretamente na sede do DMEL, localizada no Campo da Celulose, na Rua Patrício Zini Sobrinho, 431, no bairro Bom Jesus. Os alimentos arrecadados serão doados para o Hospital de Caridade de Canela.