Coluna publicada no dia 12/05.
A Prefeitura de Canela, por meio da Assessoria de Comunicação, divulgou hoje, segunda-feira (12), os resultados do recolhimento do lixo verde no município. Desde o reinício das coletas, em 10 de abril, o equivalente a 100 caminhões de resíduos foi coletado. Conforme Laci Gross, diretora do Departamento de Coleta Seletiva da Secretaria de Meio Ambiente, provavelmente o lixo estava acumulado há mais de um ano.
Colaboração do povo
Já escrevi por este espaço, mas reforço: no caso do lixo verde, é necessária a colaboração da população. As pessoas, ao limparem seus pátios, devem entender que o lixo verde só deve ser colocado na rua nos dias em que ocorrerá o recolhimento. Como mencionei recentemente, o lixo verde é um dos menores problemas. Quem corta uma simples grama pode aproveitá-la como adubo na horta, no jardim ou até deixá-la na própria grama para adubar. Caso opte por encaminhar para o recolhimento, deve ensacar e colocar nos dias corretos. O contribuinte também pode levar os resíduos provenientes de poda diretamente ao aterro sanitário, localizado na Rua Otaviano do Amaral Pires, no Banhado Grande, localidade do interior de Canela.
Frase de Laci Gross
“Os contribuintes só devem depositar o lixo verde para fora do seu pátio no dia determinado do recolhimento, pois é proibida a permanência desses resíduos nas calçadas, conforme o Código de Posturas do município.”
Roteiro da coleta
- Segunda-feira: Bairros Alpes Verdes, Santa Teresinha, Centro e Serrano.
- Terça-feira: Bairros Cedro, Leodoro Azevedo, Maggi, Luiza e Suzana.
- Quarta-feira: Bairros Palace Hotel, Loteamento Central, Sesi, Eugênio Ferreira, Pinheiros e Suíça.
- Quinta-feira: Bairros Boeira, Celulose, Bom Jesus, São Luiz, Ulisses de Abreu, São José, Santa Marta, Dante, Bairro Hortênsias e Laje de Pedra.
- Sexta-feira: Bairros Saiqui, Jardim das Fontes, Distrito Industrial, São Rafael, Canelinha, São Lucas e Mariana.
Cultura indígena em Canela
A informação foi repassada pela professora Ana Oliveira sobre uma importante ação cultural das comunidades indígenas de Canela, que será realizada amanhã, terça-feira (13), a partir das 9h, na Floresta Nacional do Ibama (Flona). Ocorrerá uma formação sobre projetos e editais de fomento à cultura, voltada a fortalecer a produção cultural indígena na região. Um dos objetivos será entender como acessar recursos e construir caminhos para que a cultura floresça ainda mais nas aldeias. As inscrições podem ser realizadas neste link do Instagram: https://www.instagram.com/share/p/BAJ_77BeIA. O evento conta com apoio do Departamento de Cultura de Canela, Conselho de Cultura de Canela, Grupo de Apoiadores Frente Indígena da Serra Gaúcha, Epuã Cultural e Agentes Territoriais Culturais.
Gauchão e Veteranos
O sábado (10) foi de muito futebol. Na Vila Olímpica, o Centro Esportivo Gramadense (CEG) recebeu o Aimoré em partida válida pela quinta rodada do Gauchão Sub-17 e ficou no empate sem gols. Com o resultado, o Gramadense permanece na quarta colocação, portanto dentro do G-4, zona que leva a equipe para a próxima fase. Com 10 pontos, está quatro pontos à frente do Novo Hamburgo, que soma 6. O próximo compromisso será no sábado (17), quando enfrentará o São Luiz, em Ijuí. A partida está programada para ocorrer às 15h, no Estádio 19 de Outubro. Logo após a partida do Gramadense, ocorreu a decisão do título do Municipal Veteranos e o Independente se sagrou campeão ao vencer a União Linha Furna pelo placar de 3 a 2 nos pênaltis. Tempo normal, ficou empatado em 1 a 1. Foi uma rodada dupla de muita festa do esporte de Gramado. Bacana essa iniciativa de rodada dupla para atrair os torcedores que levaram um quilo de alimento não perecível.