Coluna publicada no dia 11/06.
A expectativa pela neve se torna quase um símbolo do turismo aqui na região, principalmente na Serra. As redes sociais se enchem de fotos, vídeos e comentários quando há previsão de flocos caindo, atraindo visitantes de todos os cantos do país. Mas será que essa euforia pela neve realmente beneficia a todos? Ou estamos deixando de considerar o outro lado da história?
Não é ser contra o turismo
Para muitos, o frio pode significar momentos encantadores ao lado da lareira, bebidas quentes, belas paisagens e roupas elegantes. Mas para quem atua em atividades ao ar livre — motoboys, garis, entregadores, trabalhadores da limpeza urbana e rural, entre tantos outros —, as baixas temperaturas representam sofrimento. Enfrentar o frio sem o equipamento adequado, sem um sistema de aquecimento eficiente ou mesmo sem uma alimentação apropriada, não é romântico. É um desafio diário, especialmente para quem precisa garantir o sustento da família.
Prioridade é a saúde
O frio intenso traz consigo um problema de saúde pública: o aumento das síndromes gripais. Já é tradicional que, com a chegada das temperaturas mais baixas, os atendimentos em unidades de saúde e emergências hospitalares disparem. E não estamos falando apenas de gripes e resfriados. O frio agrava outras condições pré-existentes e expõe ainda mais os mais vulneráveis, como idosos, crianças e pessoas com baixa imunidade.
Neve não é a salvação
Por isso, é preciso rever a lógica que coloca a neve como “salvação” do turismo. Nossa região tem muito mais a oferecer: cultura, gastronomia, natureza, eventos locais, artesanato e hospitalidade. Que a neve, se vier, seja recebida como um espetáculo da natureza — e não como salvação econômica. Que os visitantes continuem vindo, sim, mas também para conhecer nossa gente, nossa história e tudo o que temos a oferecer, mesmo sem o brilho dos flocos de gelo.
Doação na Feirinha e agradecimento ao Integração
Durante a Feirinha Ecológica que ocorreu sábado (7), no Centro de Feiras, teve também mais uma edição da Feira de Adoção de Animais. A diretora do Centro Municipal de Proteção aos Animais (Cempra), Ione Couto, encaminhou algumas informações sobre o engajamento de pessoas interessadas em adotar um animalzinho. No total, foram 6 cachorros e 1 cavalo adotado. Ione relatou ainda de uma reportagem em que fizemos recentemente sobre o Cempra, onde após a publicação aumentou o número de interessados na adoção. “Estou muito feliz com a reportagem que vocês fizeram ajudou a divulgar o Cempra a aquela cachorrinha que chegou com os filhotes foram todos doados e a mãe também, obrigada por vocês estarem nos ajudando e os animais Deus abençoe sempre”, disse Ione.


Inscrições Futsal Sênior e Master
A Secretaria de Esporte e Lazer de Gramado abriu oficialmente as inscrições para os tradicionais campeonatos de futsal nas categorias Sênior (40+) e Master (50+). As equipes interessadas devem realizar a inscrição presencialmente na sede da Secretaria, localizada, junto ao Perinão. As competições estão previstas para começar entre os meses de julho e agosto, reunindo atletas. Mais informações e esclarecimento de dúvidas podem ser obtidos diretamente pelo WhatsApp da Secretaria de Esportes: (54) 98406.6940.