Coluna de Tiago Manique publicada no dia 30/06.

Gramado será sede, nesta terça-feira (1º), do debate entre os candidatos à presidência do Partido dos Trabalhadores (PT) no Rio Grande do Sul. O encontro ocorrerá às 18h30, na Câmara de Vereadores. Concorrem nas eleições petistas no estado: Valdeci Oliveira, Sofia Cavedon, Estela Farias, Júlio Quadros, Thiago Braga e Marcelo Carlini.
Eleições diretas
Diferentemente da maioria dos partidos, o PT realiza seu processo eleitoral de forma direta, semelhante a uma eleição convencional, como as que escolhem nossos governantes. Trata-se do Processo de Eleição Direta (PED), no qual os filiados votam livremente e de forma democrática no candidato que consideram mais apto ao cargo. As eleições ocorrerão no dia 6 de julho. Todos os filiados até 28 de fevereiro deste ano poderão votar. Serão eleitos presidentes aqueles que obtiverem, nesse dia, 50% dos votos mais um. Caso isso não ocorra, haverá segundo turno em 20 de julho. Também serão escolhidas as presidências municipal e nacional do partido.
Habitação em pauta
Pouco se fala sobre o tema, mas chamou atenção o Pedido de Informação da vereadora de Gramado, Dra. Maria de Fátima (Republicanos), que será lido na sessão desta segunda-feira (30), na Câmara de Vereadores. A parlamentar solicita que a Prefeitura informe sobre ações ou iniciativas de programas habitacionais. Entre os pontos questionados estão:
- A existência de planos, projetos ou programas habitacionais atualmente em vigor ou em fase de elaboração no município de Gramado;
- As fontes de recursos destinadas e/ou previstas para tais programas, bem como eventuais parcerias com órgãos estaduais, federais ou entidades privadas;
- As metas estabelecidas, resultados já alcançados, público-alvo beneficiado e demais informações pertinentes à execução das diretrizes estabelecidas e aplicadas pelo Poder Executivo.
A vereadora solicita, ainda, que as informações sejam acompanhadas de documentação comprobatória e/ou relatórios técnicos, quando houver, visando assegurar a devida transparência e o acompanhamento pela Câmara Municipal das políticas públicas habitacionais.
Minha Casa, Minha Vida
O principal projeto nacional de habitação, o Minha Casa, Minha Vida, foi retomado pelo presidente Lula. No ano passado, em entrevista para nós aqui do Jornal Integração, o ex-prefeito de Canela, Constantino Orsolin, comentou que as construtoras, ao saberem que os projetos são para a região de Canela e Gramado, tendem a operar com preços altíssimos.
No entanto, é importante lembrar que as construtoras não precisam ser locais, pois tudo ocorre por meio de edital. O simples fato de ser destinado a uma cidade turística não justifica a elevação dos valores, uma vez que o projeto é voltado à população de baixa renda. Municípios como Igrejinha e Taquara já têm projetos em andamento, o que reforça a necessidade de diálogo com essas prefeituras.
Burocracia existe
Na mesma ocasião, Orsolin também mencionou a burocracia enfrentada pelas prefeituras para implantar o projeto. Discordo dele. Em muitos casos, para aprovar um projeto simples de construção de uma casa ou até mesmo para cortar um galho de árvore, é necessário enfrentar uma burocracia excessiva. O processo é demorado, oneroso e, muitas vezes, desestimulante. Isso mostra que a morosidade também está no âmbito municipal, não apenas federal.
Sugestão: Deputado Joel Wilhelm
Lembro ainda de quando atuava pelo Jornal Integração, no Vale do Paranhana, e cobri duas entregas de unidades habitacionais do Minha Casa, Minha Vida em Igrejinha. Na época, o prefeito era o atual deputado estadual Joel Wilhelm (Progressistas). Vale consultá-lo também, pois fez um excelente trabalho na área. Inclusive, apoiou a reeleição da presidente Dilma Rousseff, reconhecendo os avanços proporcionados pelos programas do Governo Federal à sua cidade.
Futsal Veteranos de Canela
O Campeonato Municipal de Futsal de Veteranos de Canela chega às quartas de final. Os confrontos acontecem quarta-feira (2), a partir das 19h, no Ginásio Carlinhos da Vila. Os jogos das quartas de final são: Mercado Tiririca x Akaf, Amigos do Laje x Del Trago Futsal, Amigos da Vila x Mercenários/Garfo e Bombacha e Abelhudos x Oito e Meia/JÁ
