Diversas pessoas ligadas à classe cultural de Gramado não estão satisfeitas com a nova gestão da Secretaria de Cultura, que tem como secretário Jonas da Silva, desde a sua indicação. A classe cultural está se mobilizando para, na próxima segunda-feira (24), utilizar a Tribuna do Povo na Câmara de Vereadores.
“Vamos ler uma carta escrita por todas as nossas mãos, sobre nossas preocupações com os rumos da pasta. Ficaríamos muito felizes se vocês pudessem ir também ajudar a nos prestigiar. Ficaremos lá sentados e apoiando a fala. E, por favor, fiquem à vontade para convidar as pessoas que são queridas por vocês! Seria muito importante estarmos lá todos”, conforme citação do grupo.
Novo nome
Com a relação estremecida entre o partido Republicanos e a gestão Nestor e Luia, Jonas estaria na corda bamba, mas segue na luta. Entretanto, o setor cultural gramadense não esconde mais que quer sua saída. O nome de preferência seria Beth Bado. “É o nome mais indicado, com experiência nacional e internacional na área artística e cultural”, disse uma pessoa que trabalha no setor.
Programa Ecocidadania
Na edição de ontem, este espaço foi todo dedicado ao Programa Ecocidadania, que foi lançado pela Prefeitura de Canela, com foco na aplicação nas escolas do município. Inclusive, há matéria publicada na edição e disponível no site www.leiafacil.com.br. No entanto, ao relatar algumas informações pertinentes, não escrevi sobre o projeto. Os três eixos do programa são currículo, território educativo e gestão ambiental.
Escolas verdes
Entre as diversas ações que integram o programa, está a implementação de escolas verdes. Conforme o engenheiro ambiental da Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Lazer (SMEEL), Cristiano Hickel, o conceito será aplicado em todas as escolas municipais com o objetivo de torná-las mais sustentáveis. Um levantamento já foi realizado em quatro instituições de ensino: Escola Municipal de Ensino Fundamental Barão do Rio Branco, localizada no bairro Saiqui; Escola Municipal de Ensino Fundamental Balduíno Boelter, na Linha São Paulo (interior); Escola Municipal de Educação Fundamental Severino Travi, no Distrito Industrial; Escola Municipal de Educação Infantil Serafina Seibt, no bairro São José. Após as visitas, foram relatadas algumas potencialidades que podem ser implantadas, como trilha, horto, coleta de sementes, estufa, observação da fauna, compostagem de resíduos, gestão de resíduos, esgoto, área produtiva, captação de água, entre outras ações.
Comitê Gestor
Para que o programa seja incorporado em diversas frentes, um Comitê Gestor foi formado, envolvendo as Secretarias de Educação, Esporte e Lazer, Meio Ambiente e Urbanismo; Emater; representantes das escolas municipais, estaduais e particulares (professores e alunos); líderes de bairros, entidades de classe, colegiados e a comunidade em geral.
O secretário mais prefeito
Em Gramado, o prefeito Nestor Tissot está em viagem representando o município na cidade de Bonito, no Mato Grosso do Sul, em uma atividade ligada ao turismo. O vice, Luia Barbacovi, também está em outra missão turística, mas em Portugal. Nestor não passou a Prefeitura para o presidente da Câmara de Vereadores, Ike Koetz. Apesar de não poder nomear secretários por questão da lei, entre os atuais ocupantes de cargos, o mais capacitado com perfil de executivo é Lucas Roldo. Ele tem um trabalho bem realizado e, além disso, não sofre rejeição. Aliás, seu nome como possível vice de Luia nas próximas eleições municipais poderia ser uma boa escolha para os Progressistas.
Carteado em Canela
Mais uma vez, a sede da Associação dos Funcionários da CEEE recebeu um bom número de pessoas para acompanhar a segunda rodada do Campeonato Municipal de Canastra em Dupla de Canela. Confira abaixo os resultados da competição:
Chave A
- Juruna Pinturas 4120 x 5710 As Comadres
- Bar Bola 8 5470 x 5250 Bonito, Rafael e Leonardo
- CEEE B 4000 x 5570 Vila Dante
- São Luiz 5630 x 3520 Ademir, Jackson e Rodrigo
Chave B
- Os Ninjas 3880 x 5570 Bar do Spich
- Canelinha 5620 x 4860 Abelhudos
- Wiliam e Maicon 4360 x 5100 Roça Nova 02
- Danilo e Antônio 5320 x 3710 Galera da Estevão
Chave C
- Vila Boeira 4700 x 5640 Valdomiro e Palito
- Os Colorados 5800 x 4030 U.R.G. Os Martins
- CEEE A 5580 x 3940 União Rancho Grande
- Rincão do Mancha 5130 x 4950 Roça Nova 01
Inacreditável
Começou o Campeonato Municipal de Futsal Sub-11 de Canela e é inacreditável o que aconteceu. Duas equipes perderam pontos na partida de estreia, ocorrida na noite de terça-feira (18), no ginásio Carlinhos da Vila. O motivo? Pasme: inscreveram os jogadores no momento da partida, ou seja, de forma irregular. Os desportistas também precisam se ajudar. Não é porque se trata da gurizada que tudo pode ser feito no improviso e na gambiarra.