InícioColunistasDe Tudo Um PoucoPreocupação ambiental

Preocupação ambiental

Tempo de leitura: < 1 minuto

[email protected]

Um grupo denominado Salvem Nossas Araucárias está preocupado com o andamento de algumas obras em Canela, devido ao corte de árvores que está gerando impacto ambiental. Um abaixo-assinado está em andamento, pois existe no município um projeto de grande empreendimento que, para sua execução, precisará efetuar o corte de diversas árvores, entre elas a araucária – o pinheiro do nosso pinhão. Árvores protegidas por lei, que são a beleza, a paisagem e a identidade local.

“Nós, moradores de Canela e turistas, estamos profundamente preocupados com o devastador impacto ambiental que os empreendimentos na cidade vêm causando, destruindo nossos ambientes e paisagens naturais, assim como a cultura de bem-estar natural. Lembramos que a cidade tem o slogan Canela, Paixão Natural, que está se apagando”, conforme citado em trecho publicado no abaixo-assinado.

Tá bonito o parque

Sou frequentador do Parque do Lago, no bairro Leodoro de Azevedo, em Canela. Recentemente, fizemos uma intervenção com imagens de pessoas que estavam jogando, de forma irresponsável, lixo seco, orgânico e verde. Moradores da região confidenciaram para nós que a Prefeitura faz a limpeza, mas em seguida as pessoas voltam lá e jogam lixo novamente.

O cenário, aos poucos, está mudando. Verifiquei na quinta-feira que estava sendo realizada a limpeza, e no domingo pela manhã os funcionários estavam no local, deixando tudo aprazível para se ver e passear.

Cães abandonados

Uma ação coordenada pelo Cempra e pela Polícia Civil (PC), por meio do Cartório do Animal da Delegacia, realizou na sexta-feira (4) o recolhimento de cães que foram abandonados em áreas de risco de Canela. Os recolhimentos ocorreram nas localidades conhecidas como Pedreira e Lixão, no bairro Santa Marta. A ação também contou com o apoio do Consema, Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Polícia Ambiental (Patram) e Grupo Patas.

Márcia Rosi Nega/Divulgação

Prefeitura interessada no Sesi?

Conversei com uma pessoa que entende – e muito – dos processos públicos e ela comentou sobre um possível interesse da Prefeitura de Canela em adquirir o Parque do Sesi. O espaço, além dos campos e pracinhas, tem um ginásio já pronto para uso.

Mas aí eu pergunto: se for verdade, para que comprar? Primeiramente, falando do ginásio. O local é estruturado, confortável, mas é pequeno e a quadra não é oficial, o que impossibilita a realização de competições oficiais – ficando restrito ao âmbito municipal ou, no máximo, regional. Espero que não seja verdade.

Recurso para o ginásio

Ano passado, quando a Prefeitura de Canela, na gestão do então prefeito Constantino Orsolin, renovou o contrato com a Aegea/Corsan, recebeu R$ 9 milhões, que, segundo se divulgou na época, seriam destinados à construção do ginásio municipal. Para começar, só havia o desenho – nem projeto existia.

Atualmente, a intenção da Prefeitura é construir o ginásio em outro local, mas não na área da Celulose, pois há ideia de revitalizar o espaço. Uma pessoa da atual gestão me falou que, na metade deste ano, “teremos uma boa notícia” quanto ao ginásio. Vamos aguardar.

Sesi e mais um ginásio? Aí sim!

Olhando por outro lado – mas aí é preciso verificar se há recursos disponíveis – caso exista o interesse de adquirir o Parque do Sesi sem comprometer a construção do ginásio municipal… opa! Aí já muda o discurso, assinaria embaixo.

Tu imagina um ginásio municipal e mais uma estrutura como a do Sesi, agora pública? Aí sim!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Trânsito é liberado na Estrada Velha após adiamento de obras da Corsan

O secretário de Obras, Tiago Procópio, confirmou à reportagem que a Rua Emílio Leobet, conhecida como Estrada Velha, está totalmente liberada para o tráfego...

Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul homenageia os 50 anos da Prawer Chocolates

Cerimônia enalteceu a trajetória da marca pioneira do chocolate artesanal no Brasil e contou com a presença de autoridades e colaboradores da empresa Na tarde...

Morre Eraldo da Rosa Pereira, genro do vereador Jone Wulff

CANELA - Faleceu na madrugada desta segunda-feira (4), no Hospital de Caridade de Canela, Eraldo da Rosa Pereira, aos 48 anos, genro do vereador...

Quatro jogos que separam o Gramadense da elite do futebol gaúcho

Tiago Manique [email protected] GRAMADO – O Centro Esportivo Gramadense (CEG) encerrou no domingo (27), a primeira fase da Divisão de Acesso. Jogando pela 14ª rodada da...

O início do fim do comércio irregular?

Quem passou ali pelo entorno da Igreja Matriz, no Centro de Canela, viu que tinha movimento diferente na tarde desta sexta-feira (25). Era a...
error: Conteúdo protegido