O prefeito de Canela, Gilberto Cezar, apresentou na sexta-feira (11) um panorama de todas as ações e projeções do governo nestes 100 dias de gestão. Para mim, os principais avanços anunciados foram: a projeção de reforma total do Centro de Feiras; o Parque do Palácio, com o Governo do Estado repassando o patrimônio ao Município; e a construção do Ginásio Municipal no bairro Canelinha. Algo que ele falou no final de sua explanação foi que, independentemente de sigla partidária, seja situação ou oposição, as portas do governo estão abertas. Um dos pontos mencionados foi que, na semana passada, recebeu em seu gabinete uma comitiva do PT de Canela, que, por meio de deputados do partido, destinará uma emenda parlamentar no valor de R$ 700 mil. O chefe do Executivo canelense disse que o PT não fez muitos votos nas últimas eleições, mas o procuraram para, de alguma forma, ajudar Canela. Fez questão de ressaltar que foi um dos poucos partidos que o procurou.
Resumo dos 100 dias
O prefeito foi didático, explicou cada setor da Prefeitura de Canela, o que está sendo realizado e o que pretendem efetuar em curto, médio e longo prazo. Tenho por mim que sou bastante paciente, até demais às vezes. Aceito as coisas muito na boa, e isso acaba me prejudicando. Mas vamos ao que interessa. Gostei do que acompanhei, e nestes quatro meses de gestão ainda acho cedo para efetuar grandes cobranças. Sou ainda de dar um tempo maior de trabalho, ainda mais que está começando, seja quem for.
Ginásio em Canela, por favor olhem Gramado!
Teremos o tão sonhado Ginásio Municipal. Gilberto Cezar anunciou onde será construído, um espaço com capacidade para cerca de 2 mil pessoas. A ideia é que seja multiuso — e que assim seja. Espero que ocorra até uma troca de informações com Gramado sobre a elaboração do projeto, verificar a forma mais viável e que seja um equipamento que envolva o turismo esportivo, buscando eventos em nível estadual, nacional e internacional. Copiar o que dá certo — no caso, Gramado — não é errado. Ruim é tentar fazer como diz aquele ditado: “à moda Miguelão”. Que seja realmente um local aprazível, e não um puxadinho. Qualquer dúvida fale com Lucas Roldo, secretário de Esportes de Gramado. Ajudo nesse contato, tenho o número do telefone dele.
Jurídico da Prefeitura de Canela
Na edição de sexta-feira do Jornal Integração, publicamos um resumo daquilo que foi falado pelo prefeito. Alguns pontos faltaram ser colocados, e sigo compartilhando. Vamos ao que foi divulgado pela Procuradoria-Geral do Município (PGM), resumindo o setor jurídico da Prefeitura de Canela. Nos primeiros 100 dias de administração, a PGM reestruturou o corpo jurídico com a movimentação de pareceres em mais de 600 processos administrativos; criou a nova lei do aluguel social, com suporte à regularização e implantação do Loteamento Recomeçar; realizou a gestão jurídica de 4,6 mil processos judiciais; e fez um pente-fino nos autos de infração ambiental, impedindo a prescrição, com expectativa de receita de aproximadamente R$ 1,518 milhão.
Secretaria da Fazenda
Esta pasta fica mais despercebida aos olhos da população, mas é tão importante quanto aquelas consideradas essenciais, como Saúde, Educação e Obras. Foi apresentado o que já está em utilização: a instalação do totem digital para atendimento na recepção, com gerenciador de senhas e identificação dos serviços, com o objetivo de facilitar e desburocratizar o atendimento à comunidade. Outro passo realizado é o estudo para digitalização dos processos no atendimento.
Agilidade nos serviços
Sobre agilidade nos serviços públicos, principalmente aqueles burocráticos, vale uma sugestão que foi citada no ano passado durante as entrevistas com os candidatos a prefeito de Canela, no período eleitoral. Andrei Mendes, que concorreu pela Frente Brasil da Esperança, mencionou, por exemplo, o contribuinte dar entrada em uma documentação para construir algo em seu terreno. Ter um aplicativo ou site onde o cidadão tenha acesso ao sistema, indo passo a passo para abastecê-lo, sem precisar ir a todo momento até a Prefeitura para verificar o andamento do seu processo. Isso é somente um exemplo — e vale para os demais setores.
Novos concursados e Gestão Pública
Pensando em facilitar e agilizar os processos administrativos, foi criado o Comitê “Simplifica Canela”, que conta com a participação de profissionais com perfil e interesse em melhoria da gestão. Iniciou com a participação de secretários adjuntos e diretores e, posteriormente, com servidores de diferentes áreas e departamentos. Além disso, houve o desenvolvimento do novo site oficial do Município, por meio do Departamento de Modernização e Tecnologia da Informação, que trará mais transparência, maior acessibilidade e comunicação eficiente com a comunidade. Também haverá centralização de informações sobre a administração municipal, contendo atos oficiais, serviços públicos e estrutura administrativa. A pasta também concluiu 44 admissões de concursados aprovados no concurso de 2023 e que estavam na lista de espera.
Visitas pelo estado e país
O prefeito Gilberto Cezar apresentou também seus contatos e viagens para Brasília e Porto Alegre. Conforme divulgado, foram mais de 14 deputados — entre estaduais e federais — de diferentes partidos e posicionamentos ideológicos, 11 secretários estaduais, três reuniões com o governador Eduardo Leite e dois ministros.