InícioColunistasDe Tudo Um PoucoO exemplo do Gramadense, Flamengo e Palmeiras

O exemplo do Gramadense, Flamengo e Palmeiras

Tempo de leitura: < 1 minuto

Coluna publicada no dia 23/06.

[email protected]

Nas discussões atuais sobre o futebol brasileiro, um tema recorrente é a transformação de clubes em Sociedades Anônimas do Futebol (SAF’s). Para muitos, esse modelo representa uma tábua de salvação — especialmente para instituições endividadas e desorganizadas. No entanto, é fundamental lembrar que, independentemente da estrutura jurídica, o que define o sucesso de um clube é a gestão.

O socorro da SAF

A SAF, como estrutura empresarial, oferece caminhos para captação de investimentos, profissionalização e reorganização financeira. Foi o que ocorreu com o Botafogo e o Cruzeiro, somente para citar estes dois. Clubes que enfrentavam sérias crises e encontraram na SAF uma maneira de evitar a falência. Há outros exemplos sendo moldados, com diferentes níveis de sucesso, e cada um revela que não há uma fórmula única para o êxito. Está certo, o Botafogo teve seus maiores êxitos com a SAF adquirida por John Textor. Mas ali é um modelo arriscado. Ele é o dono e se não der lucro, por mais que tenham títulos, pode a qualquer momento desistir e colocar à venda e aí como fica? O Atlético-MG é SAF e a dívida aumentou após essa transformação. O mesmo ocorre com o Vasco que até o momento é um desastre o modelo. O Coritiba se transformou em SAF e caiu para a Série B, está lá até hoje.

Bons exemplos de SAF

Nem tudo é ruim para o que parece. Vamos a um modelo de SAF completamente diferente. O Fortaleza é um exemplo onde apenas parte do clube é SAF. A maior porcentagem segue sendo do tradicional modelo associativo. Aliás, após essa transformação o clube está aos poucos em crescimento, mudou de patamar. Inclusive o presidente é remunerado, diferente da maioria dos clubes, como Grêmio e Internacional. O Bragantino que tem algo também diferente onde é administrado pela Red Bull, dentro do seu tamanho para o futebol está no caminho certo. Então nem o céu, nem o inferno. Tudo deve ser debatido com equilíbrio.

Boa administração

Mas a realidade mostra que a solução não precisa, necessariamente, passar pela transformação em SAF. Um clube bem administrado pode alcançar estabilidade e crescimento sustentado dentro do modelo associativo tradicional. Um exemplo concreto disso está aqui na nossa região: o Centro Esportivo Gramadense (CEG). O Gramadense tem mostrado que é possível desenvolver um clube de futebol com seriedade, visão estratégica e conexão comunitária — sem ser SAF. O que se vê é uma administração comprometida com o longo prazo, onde os pilares não são apenas os resultados em campo, mas também os projetos sociais, a formação de atletas na base e o envolvimento direto com as comunidades locais.

Dos Pinheirais para a Arena

Esse modelo de gestão tem dado frutos. Um dos marcos foi a venda do Estádio dos Pinheirais, viabilizando a construção da moderna Arena Gramadense, prevista para ser concluída até o final deste ano. A nova casa do clube simboliza um salto de qualidade na estrutura, e é também reflexo de planejamento e competência.

Exemplos na elite

Se formos buscar na elite do futebol brasileiro, dois dos clubes mais organizados e bem-sucedidos da atualidade — Palmeiras e Flamengo — não são SAF’s. Ambos optaram por fortalecer suas gestões, reformulações e buscar eficiência administrativa. Portanto, o debate não deve ser tratado de forma definitiva. É preciso equilíbrio. Há casos em que a SAF é um respiro necessário, e outros em que a estrutura associativa, bem administrada, mostra-se perfeitamente funcional.

Competência de quem administra

O que realmente importa — e isso vale para qualquer modelo — é a competência das pessoas que estão à frente. No final das contas, a gestão é que faz a diferença. E o Gramadense é um exemplo claro de que com seriedade, planejamento e envolvimento comunitário, é possível crescer sem precisar mudar de identidade.

Solicitação de recurso

Estive conversando com o vereador Adir Denardi (PSDB), no sábado (21), e ele relatou que esteve com o deputado estadual Dimas Costa (PSD), que estava visitando Canela. Na ocasião, Adir protocolou junto ao deputado solicitações de recursos para o Hospital de Caridade de Canela (HCC) e para compra de uma mini escavadeira com foco em atender a zona rural do município para manutenção das estradas. Denardi fez questão de destacar que não tem nada concreto, mas estará buscando por meio de emenda parlamentar a concretização de suas solicitações.

Arquivo Pessoal

Vai começar a Série Prata

O Campeonato Municipal de Futsal Série Prata de Canela, terá início hoje, segunda-feira (23), com as disputas da primeira rodada a partir das 19h30, no ginásio Carlinhos da Vila. O campeonato será disputado em dois grupos com seis equipes. Os quatro primeiros avançam para a semifinal, os lanternas são rebaixados e apenas os finalistas conquistam o acesso à Série Ouro. Na primeira rodada, haverá os seguintes confrontos do grupo A: Manipulados x Casa Blanca, MB Sports x Garfo e Bombacha e Amigos do Espeto x Bar do Tio Fredo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Trabalhadores dos Correios entram em greve contra retorno de gestor

Os trabalhadores do Centro de Distribuição dos Correios de Gramado e Canela (CDD hortênsias) estão em greve desde segunda-feira (18) em protesto contra o...

Dono de restaurante em Canela morre aos 47 anos após mal súbito

Gabriel Sarago Cattólica, 47 anos, faleceu neste sábado (9) após sofrer um mal súbito pela manhã, de acordo com a Brigada Militar. Ele era...

Trânsito é liberado na Estrada Velha após adiamento de obras da Corsan

O secretário de Obras, Tiago Procópio, confirmou à reportagem que a Rua Emílio Leobet, conhecida como Estrada Velha, está totalmente liberada para o tráfego...

Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul homenageia os 50 anos da Prawer Chocolates

Cerimônia enalteceu a trajetória da marca pioneira do chocolate artesanal no Brasil e contou com a presença de autoridades e colaboradores da empresa Na tarde...

Morre Eraldo da Rosa Pereira, genro do vereador Jone Wulff

CANELA - Faleceu na madrugada desta segunda-feira (4), no Hospital de Caridade de Canela, Eraldo da Rosa Pereira, aos 48 anos, genro do vereador...
error: Conteúdo protegido