Publicada no dia 22/04.
Pode parecer estranho o título mencionado acima, mas não. Claro que todos estavam na expectativa para a realização do evento Ofício das Trevas na noite de Sexta-Feira Santa. Fiz mais algumas apurações sobre o ocorrido e, conforme coloquei semana passada na coluna, uma pessoa ligada ao setor cultural de Canela mencionou que os trâmites não foram bem conduzidos pelo secretário de Turismo, Rafael Carniel. Não quero dizer que houve algo ilícito, mas sim, falhas administrativas por se tratar de um processo licitatório. Infelizmente, havia pessoas contratadas que investiram para fazer o espetáculo. Mas a decisão de não realizar foi por segurança e respeito às finanças públicas.
Chegou à mesa do prefeito Gilberto Cezar e, seguindo orientação da Procuradoria-Geral do Município, foi necessário cancelar o espetáculo. E fez bem. Não poderia comprometer a questão administrativa, pois poderia sobrar, literalmente, para o prefeito a acusação de irresponsabilidade. Fez o certo, naquilo que pude apurar.
Estava linda a Páscoa
A Páscoa em Canela foi uma grande experiência para a nova administração. Houve o erro na condução do espetáculo Ofício das Trevas, mas as demais programações e o espaço para os artesanatos foram positivos. As ruas, com grande presença do público — sejam moradores ou visitantes — mostraram que Canela pode fazer, com pouco, um grande espetáculo, utilizando o talento local e a criatividade.
A próxima grande atração, conforme o calendário de eventos divulgado pela Prefeitura de Canela, será a Semana dos Namorados, entre os dias 6 e 14 de junho.
O papa é pop
O falecimento do Papa Francisco começa a gerar especulações sobre quem será o seu sucessor. A gestão do atual foi marcada pela inclusão, diálogos, e ele abriu um pouco mais as portas da Igreja, derrubando algumas barreiras conservadoras. Expôs algumas situações que ainda persistem sem muitas discussões dentro da Igreja, como os casamentos entre pessoas do mesmo sexo, o divórcio e o combate à pedofilia nas instituições religiosas.
O Papa procurou se conectar com o mundo atual. Não se omitiu em debater políticas de inclusão social. Não silenciou, não disse amém para tudo. Espero que o próximo venha a seguir essas quebras de paradigmas ainda existentes.
Mano Menezes confirmado
O Grêmio anunciou o nome do técnico Mano Menezes na noite de segunda-feira (21), como substituto de Gustavo Quinteros, demitido após a derrota diante do Mirassol pelo Brasileirão. Para o momento emergencial em que o tricolor se encontra, era o melhor nome.
Outro nome que eu havia sugerido aqui na coluna semana passada — e que gerou uma revolta do colega Léozinho — foi o de Lisca.
O Grêmio está precisando é de um profissional que organize a casa, começando pelo sistema defensivo, que vaza com facilidade. Que assim seja, e depois busque reforços na frente, pois ofensivamente a equipe dá conta do recado.
Gauchão Sub-17
Passou o feriadão, está atualizado no nosso site, mas trago por aqui também. O Centro Esportivo Gramadense (CEG) se recuperou da derrota para o Grêmio por 4 a 0, na Vila Olímpica, na primeira rodada do Gauchão Sub-17. Na sexta-feira (18), em partida válida pela segunda rodada, a equipe do técnico Alef William foi até Novo Hamburgo, onde encarou os donos da casa no Estádio do Vale. O Trem da Serra aproveitou melhor as oportunidades e venceu a primeira na competição, pelo placar de 3 a 2.
O próximo compromisso do Gramadense será no sábado, dia 26, às 15h, na Vila Olímpica, diante da Apafut de Caxias do Sul.
Uma nova competição
Não é que Gramado está criando mais uma competição? É isso mesmo!
Desta vez, conforme anunciado hoje, terça-feira (22) pela Secretaria de Esporte e Lazer, teremos a Taça Gramado de Futsal, com início previsto para o dia 6 de junho e a decisão do título marcada para 11 de junho.
Os representantes gramadenses serão a Associação Unidos Futsal e o Hawaí. A competição será regional e contará com equipes que participam de competições estaduais no cenário do futsal profissional. Estarão atuando por aqui também: Associação Esportiva Nova Petrópolis de Futsal (ANPF – Nova Petrópolis); Campo Bom Futsal (Campo Bom); União Parobé (Parobé) e UJR (Novo Hamburgo).
Oportunidade para atletas locais
A presença das equipes gramadenses, Unidos Futsal e Hawaí — finalistas do Campeonato Municipal de Futsal da Primeira Divisão de 2024 — é um dos destaques da competição.
Será uma excelente oportunidade para quem sabe, atletas daqui serem vistos por clubes que atuam profissionalmente no cenário estadual, e talvez até terem uma chance.
Além disso, atrairá pessoas de fora da cidade, fomentando o turismo local e proporcionando uma troca de experiências entre as equipes. Os demais participantes foram convidados por serem vinculados à Federação Gaúcha de Futebol de Salão (FGFS) ou à Liga Gaúcha de Futsal (LGF), o que eleva o nível técnico do torneio.
Conversei com o secretário de Esportes e Lazer de Gramado, Lucas Roldo, que explicou detalhes da competição. Gostei do que ouvi. A Taça chega para substituir a então Copa dos Campeões, que reunia os vencedores de campeonatos municipais da região.
O que disse o secretário
“Esta nova competição representa um marco importante para o nosso município, unindo o esporte de alto nível com o potencial do turismo esportivo. Este será mais um evento que irá movimentar a economia local e agitar o esporte gramadense. Além disso, é uma excelente oportunidade para incentivar nossos times locais a competirem em um cenário regional.”