Oficialmente a partir desta sexta-feira (16), as campanhas eleitorais dos candidatos a prefeito e vereadores já podem ir para rua. Pelas redes sociais, pelo que pude acompanhar neste primeiro dia, está mais aquecida do que na rua. O que é normal. Mas todo pleito eleitoral se fala em renovação e mudanças.
O que é renovação? Ação ou efeito de renovar; ação de fazer com que (algo) fique como novo; ato de se modificar para melhor; renovamento. E o sinônimo? Modificação, alteração, mudança, restauração, reforma, remodelação, reestruturação, transformação, reformação, reorganização, inovação.
Renovação Canela
Julgando por estes termos citados acima, temos apenas o candidato a prefeito pela Federação Brasil da Esperança (PCdoB, PT e PV), Andrei Mendes. Ele e o grupo político nunca assumiram a Prefeitura de Canela. Já a Enfermeira Cristina (Progressista), nunca ocupou cargo político, porém seu partido já esteve e seu esposo, Cléo Port foi prefeito em duas oportunidades.
Já Erni Schäffer (PL), foi candidato a prefeito pelo Progressistas. Mas ele e o seu atual partido, não estiveram administrando a cidade. Quem nunca foi prefeito é Gilberto Cezar assim como o PSDB, nunca esteve no comando do Paço Municipal. Gilberto era o vice do atual prefeito Constantino Orsolin e já foi vereador.
Marcelo Savi (MDB), tentará pela primeira vez ser prefeito, defende a continuidade do atual governo do seu partido. Ele é vereador e ocupou boa parte da gestão atual o cargo de secretário de Obras. Faço esta reflexão, no viés da renovação que muitas pessoas falam, principalmente em momentos eleitorais.
Vai começar
A experiência entrará em quadra na segunda-feira (19), quando será dado o ponta pé inicial para o Campeonato Municipal de Futsal Veterano de Canela. No total, 11 equipes estarão na disputa do título da categoria sendo: Abelhudos, Amigos do Laje, Del Trago Futsal, Del Trago Red, Galera da Estevão, Garfo e Bombacha, Novo Rancho Grando, Oito e Meia, Old Boys Futsal, Tiririca Futsal e União Rancho Grande.