A Corsan (Companhia Riograndense de Saneamento) foi privatizada em 20 de dezembro de 2022, quando o governo do Rio Grande do Sul concluiu a venda da companhia para a Aegea. Fui pesquisar sobre e o leilão ocorreu em dezembro de 2021, e a Aegea arrematou a empresa por R$ 4,1 bilhões. A partir de 2023, a Aegea assumiu efetivamente a gestão da Corsan. Após a privatização, agora sob gestão da Aegea, pode ser até coincidência, mas observou-se um aumento significativo nas reclamações referentes aos serviços de abastecimento de água e saneamento básico, principalmente em Gramado e Canela.
Quem fiscaliza?
A Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado (Agergs) abriu dois processos de fiscalização contra a Aegea/Corsan após receber inúmeras reclamações sobre os serviços prestados. As denúncias incluem desabastecimento de água por dias consecutivos e contas com aumentos expressivos. As reclamações têm sido frequentes e envolvem tanto desabastecimento quanto cobranças desproporcionais em relação ao histórico de consumo dos usuários.
Onde reclamar?
Reclamação pode ser feito diretamente nas agências da Aegea/Corsan em Canela e Gramado ou por meio eletrônico, contato por telefone por exemplo. Mas alguns usuários em contato com a nossa reportagem destacam que o atendimento não é satisfatório e algumas solicitações não são resolvidas ou até ficam sem respostas. Muitos moradores estão utilizando o Jornal Integração como um meio de serem ouvidos. Estamos aqui com mais alguns agendamentos de verificar os locais onde estão nos chamando. Com certeza o Ministério público, tanto de Canela quanto de Gramado estão recebendo uma lista de denúncias.
Papo de Responsa na Escola Serafina Seibt
O Papo de Responsa chegou na Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Serafina Seibt, na quinta-feira (20), onde os policiais civis Sílvia Berro e Maurício Viegas, realizaram uma conversa com as famílias dos alunos. A convite da direção da escola, os policiais apresentaram o programa Papo de Responsa e abordaram o tema relacionado ao uso de celular, com destaque para os graves impactos da utilização por crianças.
O evento aconteceu na reunião geral de pais, dando início ao ano letivo e contou com a presença de, aproximadamente, de 100 participantes. O encontro contou com a presença da secretária de Educação de Canela, Maria Gorete da Silva, que salientou a importância da família e da Polícia Civil junto à escola.

Capacete Rosa neste domingo
O Corpo de Bombeiros de Canela, estará realizando neste domingo (23), no Parque do Sesi, a terceira edição do Capacete Rosa, em alusão ao Dia da Mulher. Será um dia inteiro de diversas atividades, tanto que a partir das 7h, a organização já estará recebendo os participantes, principalmente as atletas que estarão competindo no Torneio de Vôlei Feminino, competição que iniciará às 8h. A entrada no Parque, a organização está solicitando doação de material de higiene, como sabonetes, absorventes, shampoos, condicionadores, desodorantes, escovas e pastas de dente. O material arrecadado será doado para a Casa Vitória. Além do Torneio de Vôlei, a programação será contemplada também com Feira da Mulher, oficinas diversas, aulas de dança, apresentações culturais, shows ao vivo, encontro de carros antigos, serviços de beleza e tatuagem flash. O evento é voltado também para a participação dos familiares, então homens e crianças podem também participar da festividade.

Novidade no esporte
A equipe de futsal feminino Antes do Bar está ampliando suas atividades ao iniciar um projeto voltado para as categorias de base masculinas, em parceria com a equipe SER Styllus de Esteio. O técnico do Antes do Bar, Everson Nogueira, expressou a intenção de expandir essa iniciativa para os municípios de Nova Petrópolise Gramado, visando fortalecer o futsal na região e proporcionar oportunidades de desenvolvimento esportivo para jovens atletas. Junto com time de Esteio, o primeiro compromisso já está agendado, onde as categorias sub-14 e sub-16, participarão do Aberto de Soberano, em Presidente Lucena, previsto para iniciar em 5 de abril.
