InícioColunistasColuna do WebinhaA LEITURA COMO SALVAÇÃO

A LEITURA COMO SALVAÇÃO

Tempo de leitura: < 1 minuto

Um dos maiores críticos da dependência de telas e meios eletrônicos na atualidade, o neurocientista  francês Michel Desmurget tem um antídoto para preservar a inteligência e a saúde mental: ler mais. Em entrevista a VEJA, Desmurget elucida os benefícios mentais e sociais capazes de influenciar os rumos da humanidade. E o tempo gasto em blogs A seguir mais algumas de suas opiniões.

  • “Numerosos estudos confirmam que nos últimos cinquenta anos o tempo de leitura diminuiu drasticamente, e isto está relacionado ao aumento no tempo dedicado às teles. As horas que nossos filhos dedicam ao entretenimento digital têm de ser roubadas de algum lugar. ”
  • “O tempo de tela dedicado a leitura não excede 2% a 3% no período total dedicado aos meios eletrônicos. Fora que o conteúdo é pobre demais do ponto de vista linguístico para oferecer um benefício. A maioria dos estudos mostra que o tempo gasto em blogs e redes sociais impacta negativamente as habilidades com o idioma e o desempenho acadêmico “O excesso de telas está por trás de uma proliferação de problemas relacionados a linguagem, atenção, memória e impulsividade. ”
  • “No último meio século, o tempo de leitura dos nossos filhos diminuiu drasticamente, assim como se registrou um declínio em suas competências linguísticas e intelectuais, ”
  • “Não é por acaso que os livros e a linguagem têm sido consistentemente alvos das ditaduras mais implacáveis. Os nazistas queimaram mais de cem milhões de livros. ”
  • “ Quando lemos em família, ajudamos as crianças a desenvolver competências, preservar a alegria da leitura. Sem prazer não há leitor”

RÁPIDAS E SELECIONADAS

  • Tivesse o Juventude conseguido terminar o primeiro tempo da partida com a vantagem do gol, o resultado do Campeonato Gaúcho poderia ter sido diferente. Teria tido o fator psicológico atuando a seu favor. Como deixou virar o jogo ainda no primeiro tempo, o resultado final passou a ser uma decorrência lógica do maior estofo do Grêmio como equipe. Ao menos a qualidade do futebol apresentado nesta partida foi bem melhor que naquele primeiro jogo. Por outro lado, parece estar amadurecida a possibilidade de surgir uma terceira força futebolística estruturada  no estado. O juventude representa um município e uma região economicamente fortes  que podem dar o suporte financeiro para o clube. A ideia prosperando,  o fato do Juventude ter ido até a final do campeonato é um indicativo, e considerando sermos um estado com 11 milhões de habitantes, ou seja com população suficiente para manter mais um clube, além da poderosa e consolidada dupla Gre-Nal.
  • O quadro de candidaturas para o executivo municipal canelense está semi definido, com pequenas chances de mudanças até a data das convenções partidárias. O MDB concorrerá com Marcelo Savi ou Luciano Melo; Gilberto Cezar representará o PSDB; o professor Márcio Boelter o PT e Moises Souza o PP.
  • Em São Chico houve uma confusão interna no PL e um contingente de simpatizantes migrou para o União Brasil, partido do ex-prefeito Juarez Hampel, fato que veio reforçar sua possível candidatura. Juarez afirma não ter pressa para uma definição, mas está fardado para entrar em campo.
  • Pelo publicado nos jornais agora aconteceu  uma “importação” de indígenas que se estabeleceram ao redor da Catedral de Pedra. Sei não, mas esta questão irá se transformar numa encrenca permanente, devido a proteções legais infelizmente existentes.
  • Bastou um friozinho e todos se lembraram do pinhão, não é verdade. No dia 12 de abril do ano passado caíram os primeiros pinhões de um pinheiro existente no terreno onde resido. Pessoal traquejado e conhecedor dos matos confirma já haver pinheiros debulhando a semente nestes dias.
  • A região sul do Brasil tem 15 mil farmácias o que dá uma média de 5,1 unidades para cada 10 mil habitantes. As famílias moradoras do Sul têm gasto mensal com saúde R$ 69 reais nas classes D/E e R$ 1.579, na classe A. Um cruzamento curioso feito pelo levantamento é com farmácias e estabelecimentos de hortifrúti. Há mais supermercados do que farmácias, mas mais farmácias do que lojas que vendem frutas, legumes e verduras.

Nesta sexta feira completam-se 09 anos do falecimento do gaúcho  Paulo Brossard de Souza Pinto aos 90 anos. Advogado, Senador, ministro… dono de uma das oratórias mais brilhantes do país, protagonizou com Jarbas Passarinho debates históricos no senado federal.

“ Não serve de nada correr, é preciso partir no momento próprio.” Jean de la Fontaine

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Farmácias Associadas projeta negócios milionários a partir de hoje em Gramado

GRAMADO – Começa hoje, quarta-feira (15) e segue até sexta (17), no Serra Park, a 18ª Convenção e Feira de Negócios da Rede de...

“Tudo o que tem de bom ou ruim foi Nestor e Luia”, diz vice em raio-X da gestão

GRAMADO - Durante poucos dias à frente da Prefeitura de Gramado, o vice-prefeito Luia Barbacovi, que assumiu o cargo interinamente durante as férias do...

Prawer celebra o Dia das Crianças com evento no Parque Knorr

GRAMADO – Hoje, sábado (11), a Prawer promove uma ação especial alusiva ao Dia das Crianças, no histórico Parque Knorr. Das 9h às 16h,...

Parque do Palácio recebe crianças com atrações gratuitas no domingo

CANELA – Com uma fórmula que deu sinais positivos no ano passado, os ingredientes serão repetidos neste 2025, para celebrar no domingo (12), o...

Palestrante renomada do espiritismo estará amanhã em Gramado

GRAMADO - Reconhecida por suas palestras e vídeos no YouTube, a carioca, mas residente em Brasília, Mayse Braga de Oliveira estará, amanhã, sábado (11),...
error: Conteúdo protegido