InícioColunistasLivre IniciativaSanitização de trens turísticos

Sanitização de trens turísticos

Tempo de leitura: < 1 minuto

As soluções de biossegurança desenvolvidas pela Marcopolo para o transporte de passageiros por ônibus estão conquistando espaços em outros segmentos, como nos trens turísticos. Na região, a Maria Fumaça, de Bento Gonçalves recebeu a sanitização Fip Onboard, que desativa a ação de bactérias e vírus, inclusive o responsável pela transmissão da covid-19. Os vagões passaram pelo processo de desinfecção feito por meio de nanopartículas de uma solução biocida. A Maria Fumaça está trabalhando com a oferta de quatro passeios, somente aos sábados (9h, 11h, 14h e 16h), com 50% da capacidade de lotação e em conformidade com os protocolos de segurança. O processo está sendo realizado pela empresa Transporte Santo Antônio, também de Bento Gonçalves, em razão de parceria firmada com a Marcopolo Next. Outro cliente é a Serra Verde Express, operadora oficial do trem turístico de passageiros da Serra do Mar Paranaense, na ferrovia Paranaguá-Curitiba, que retomou as operações em 8 de agosto, depois de quatro meses suspenso em razão da pandemia do novo coronavírus. O FIP Onboard é aplicado no salão de passageiros e na cabine do maquinista dos vagões e locomotivas do trem, cobrindo 100% das superfícies. A Serra Verde Express também está usando o Marcopolo Safe Check-in, totem de autoatendimento com leitor de temperatura, verificação do uso de máscara, dispensador de álcool gel e validador de ticket via QR Code. “Estes fornecimentos comprovam que as soluções vão além do segmento de ônibus e colaboram para garantir a segurança na gradativa retomada que já está ocorrendo no segmento de turismo brasileiro”, destaca Petras Amaral Santos, Business Head da Marcopolo Next. As soluções também estão sendo aplicadas em hotéis e ambientes de escritório.

Cenários para exportação

A Microempa programou para terça (18), a partir de 19h, a palestra online “Exportação como estratégia de inovação e crescimento”, com a especialista em negócios internacionais, Milena Zucchetti. O evento é gratuito e as inscrições podem ser feitas por meio do site da entidade (www.microempa.com.br). Como tema central está a importância da exportação como forte estratégia para alavancar crescimento e proporcionar a inovação para os negócios da região. Até a primeira semana de agosto, 2.534 empresas gaúchas estavam cadastradas como exportadoras junto ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, mas apenas 375 são caxienses. “O mercado externo tem muito espaço. Porém, as empresas, principalmente as pequenas e médias, não enxergam isso como uma estratégia por insegurança e desconhecimento dos processos de internacionalização e das possibilidades de crescimento”, destaca Milena.

CNSE fica para 2021

Adiado de maio para novembro, em função da pandemia do coronavírus, o 36º Congresso Nacional de Sindicatos Empresariais do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (36º CNSE), foi transferido para o próximo ano, em Bento Gonçalves. A comissão organizadora agendou o evento para 9 a 11 de junho, já com a expectativa de que tudo esteja normalizado. “Estamos reavaliando a temática do evento, porque entendemos que o mundo mudou e, com ele, as pessoas, as empresas, as entidades e o Poder Público precisam se reinventar. Seguiremos o formato do evento, porém muito mais focado neste novo começo”, destaca Daniel Amadio, presidente do Sindilojas Regional Bento e do 36º CNSE. Até o momento, mais de 700 congressistas de 24 estados brasileiros, além do Distrito Federal, estão inscritos. São mais de 150 sindicatos que representam 30 segmentos do comércio de bens, serviços e turismo. Inscrições e mais informações em www.36cnse.com.br.

Boas perspectivas na área da saúde

A Unicred Integração e a Bateleur Assessoria Financeira realizam na terça (18), a partir de 19h30, a live Saúde e negócios: Impactos da Covid-19 e perspectivas no setor da saúde. O encontro, via Instagram @unicredintegracao, será com o presidente da cooperativa, Antonio Cesar de Oliveira Cé, e com o sócio da Bateleur, Marcelo Sanvitto. Estudo recente da assessoria aponta para alto potencial de crescimento do setor no pós-pandemia e perspectivas de futuro. Entre elas, adoção de novos hábitos em relação à prevenção de doenças, ampliação da telemedicina e utilização da e-health como forma de integrar os dados e o histórico dos pacientes em uma plataforma única. O relatório também revela a perspectiva de reorganização do mercado da saúde a partir de movimentos de consolidação e verticalização, bem como da implementação de novas alternativas de serviços, como as clínicas populares, que surgem como opção à demanda de baixa complexidade. O estudo pode ser acessado em https://bit.ly/3kOGTrs.

Apoio à gastronomia regional

Estão abertas as inscrições para o Concurso Melhor Chef, promovido pelo Festival de Cultura e Gastronomia de Gramado, em parceria com o Senac. Neste ano, o tema será “Do produtor à mesa: valorizando a economia local”, alinhado à proposta da 12ª edição. Os participantes terão que criar uma receita e preparar um prato com um item produzido pelas famílias da agroindústria do entorno. Podem se inscrever profissionais residentes em Gramado, Canela, Nova Petrópolis, Picada Café, São Francisco de Paula e Caxias do Sul. As inscrições devem ser feitas até o dia 25 de agosto pelo e-mail [email protected].

Representação em mostra virtual

A arquiteta de Caxias do Sul, Cristina Mioranza, diretora do escritório C2 Arquitetos, é uma das participantes da 1ª Mostra Virtual de Arquitetura para Saúde do Brasil, organizada pelo Madplex Eixo Norte – complexo médico localizado em Porto Alegre. Com projetos focados nas principais tendências de ambientação, arquitetura e design para o período pós-Covid, a proposta do evento é apresentar soluções tecnológicas e de segurança para o setor. Serão apresentados digitalmente todos os 1,2 mil m² de projetos em uma programação que terá bate-papo com profissionais da área da saúde e especialistas. O conteúdo será veiculado até 3 de setembro, nas terças e quintas, a partir de 18h. Para conferir, é preciso seguir o perfil @medplex_eixonorte no Instagram ou curtir a página Medplex Eixo Norte no Facebook.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

error: Conteúdo protegido