Está cada vez mais próximo o pleito eleitoral de outubro, e os partidos estão fazendo os últimos ajustes para definir quem será candidato nas eleições de 2024. Em Canela, a princípio, teremos quatro candidatos a prefeito: Cristina Moura pelo PP, Luciano Melo ou Marcelo Savi pelo MDB, e Gilberto Cezar pelo PSDB, e ainda a União entre os partidos PT, PCdoB e PV que ainda não anunciaram o nome de forma oficial, mas já declararam que terão chapa majoritária. Outros candidatos podem ainda aparecer nessa lista.
Acordo Firmado
Nesta quarta-feira (10), MDB e PSD reuniram as executivas dos partidos e ratificaram acordo para a próxima eleição. Dessa forma, Alfredo Schaffer deve mesmo ser candidato a vice-prefeito, enquanto o MDB ainda não anunciou quem poderá ser o sucessor de Constantino, que deve ser Luciano Melo ou Marcelo Savi.
Chapa Majoritária própria ou Coligação?
O Republicanos deve realizar neste final de semana uma reunião entre as lideranças do partido para definir questões em relação à chapa majoritária para as próximas eleições. Devem sair dessa executiva as primeiras coligações do partido.
Ficou de aprendizado
Parece que os atrasos na decoração de Páscoa, que foi finalizada somente na sexta-feira santa pela Secretaria de Turismo, e as reclamações da comunidade em relação a essa demora fizeram efeito. Em relação à decoração de inverno, houve mudanças na forma como foi realizada, e a qualidade da decoração vem arrancando elogios da comunidade.
A Colônia te espera
Nesta sexta-feira (12), se dá o início oficial da Festa da Colônia de Canela. A equipe do Jornal Integração esteve lá com Leonardo Santos, que trouxe alguns destaques na edição de ontem sobre a festa. O evento vai até o dia 28 de fevereiro e terá uma programação recheada de shows, apresentações e muita comida.
Contraditório
Na sessão da Câmara de Vereadores da última segunda-feira, foram votados os novos subsídios para vereadores, secretários, vice-prefeito e prefeito do município, que passarão a ser válidos para o ano de 2025. É complicado trazer um discurso de contenção de gastos e ser contra os aumentos, mas na hora de votar, alguns vereadores votaram a favor do aumento.
Foram contra
Em relação ao aumento dos subsídios para vereadores, prefeito e vice-prefeito, houve seis votos a favor e quatro contrários. Emília Fulcher, Alberi Dias, Marcelo Savi e Roberto Grulke (que estava substituindo Luciano Melo) foram os votos contrários. Já para a votação do aumento dos subsídios para secretários, foram sete votos a favor e três contrários. Foram contra novamente Marcelo Savi, Roberto Grulke e Alberi Dias. Emília justificou seu voto alegando que os secretários trabalham muito e muitas vezes ficam sobrecarregados.
Diferente do partido
A sinergia de alguns candidatos com o partido parece não funcionar bem. Isso fica claro nas votações importantes, quando o partido é contrário, mas o candidato(a) prefere manter sua própria ideologia e votar contra o que o partido acha melhor. Será que isso pode dar certo a longo prazo?
O Momento não é bom
Tanto o torcedor gremista quanto o torcedor colorado têm muito com o que se preocupar nos últimos dias. Ambas as torcidas tinham tudo para estarem felizes. O Beira-Rio retornou após um longo período fechado. O Grêmio decidiu retornar ao Rio Grande do Sul e jogar em Caxias enquanto espera o retorno da Arena. Parecia que finalmente as coisas começariam a engrenar. Inclusive, o Inter vivia até um bom momento pouco antes do retorno para Porto Alegre, mas agora já emplaca uma sequência de cinco jogos sem vencer, sendo dois destes dentro do Beira-Rio, e ocupa a 12ª colocação do Campeonato Brasileiro, enquanto aguarda o anúncio do novo técnico. Já o Grêmio tem uma sequência sem vitórias um pouco menor, são três jogos, porém, nos últimos dez jogos são seis derrotas, três empates e apenas uma vitória, ocupando apenas a 18ª colocação do Brasileirão. Que fase vive a dupla!
O melhor gaúcho
Sempre se falou muito em Juventude ser a terceira força do Estado. Parece que a torcida do Papo tem motivos para comemorar nos últimos dias: venceu o Grêmio por 3×0 no final de semana pelo Brasileirão e agora venceu o Inter no Beira-Rio por 2×1. A equipe é a 13ª colocada do Campeonato Brasileiro, com a mesma pontuação do Inter, 12º, e tem classificação bem encaminhada na Copa do Brasil.