Para dar um suporte adequado, principalmente em serviços públicos essenciais para a população, é necessário, no caso das prefeituras, ter uma estrutura adequada em diversos setores. Discordo da ideia de redução do Estado e da diminuição de Secretarias. Muito pelo contrário. Um serviço público eficiente passa por ampliar algumas pastas. Vou citar Canela. Estamos em campanha eleitoral e candidatos que propõem cortar Secretarias com a intenção de enxugar gastos estão cometendo um erro. Atualmente, a cidade tem déficit em diversos setores e não possui atendimento adequado. Pelo tamanho da cidade, é necessário, e muito, ampliar. Falo de Secretarias Municipais que, de forma urgente, precisam ser criadas, como as de Cultura, Esporte, Habitação e Agricultura. Estas quatro são de extrema importância e precisam ser implementadas com urgência. São áreas essenciais. Ter mais Secretarias não significa aumentar gastos, e sim investir e cuidar das pessoas.
Agricultura Familiar
O Pavilhão da Agricultura Familiar (PAF), no Parque Estadual de Exposições Assis Brasil, em Esteio, passa pelos preparativos finais para a 47ª Expointer, que começará no sábado (24/8). Em 2024, serão 413 empreendimentos ocupando o pavilhão. Na comparação com o ano passado, que teve 372 presentes, serão 41 expositores a mais. O número de empreendimentos liderados por mulheres também cresceu. Em 2024, serão 217, superando os 148 do ano passado. Estarão presentes, ainda, 126 jovens na liderança de empresas; em 2023, foram 87. O espaço também contará com 69 estreantes. O espaço da agricultura familiar é reconhecido pela grande variedade de embutidos, defumados, queijos e laticínios diversos, pães, cucas, biscoitos, doces, geleias, mel, pescados, derivados da cana-de-açúcar, farinhas, vinhos, espumantes, cachaças, sucos, temperos, frutas desidratadas, ovos, licores, erva-mate, grãos e cervejas artesanais. No artesanato, estarão produtos elaborados com matérias-primas encontradas nas propriedades rurais, como lã, fibras vegetais, couro, madeira, porongos e artigos de cutelaria ligados à tradição gaúcha. O Pavilhão da Agricultura Familiar estará aberto ao público a partir de sábado (24/8), das 8h às 20h. A feira prossegue até o domingo, 1º de setembro.
Curso de Primeiros Socorros
A 2ª turma do Curso de Primeiros Socorros com ênfase na Lei Lucas – versão 2024 será realizada nos dias 4 e 5 de setembro, no Cidica, em Canela. O curso, que já formou 20 alunos em sua primeira edição, é direcionado a profissionais da educação, como diretores, professores, monitores e educadores de escolas públicas e particulares, com foco na capacitação para atendimentos de primeiros socorros, conforme exigido pela Lei Lucas. Sancionada em 2018, a Lei Lucas tornou obrigatória a preparação de instituições de ensino infantil e básico para situações de emergência. Desde abril de 2019, todas as escolas no Brasil devem oferecer cursos que capacitem seus funcionários em noções básicas de primeiros socorros. O curso será dividido em 8 horas, sendo 4 horas de aulas teóricas e 4 horas de aulas práticas. As atividades incluirão demonstrações ao vivo de procedimentos essenciais, como avaliação da cena, solicitação de ajuda, avaliação primária, e intervenções para casos de desmaios, engasgos, crises convulsivas, entre outros. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone ou WhatsApp (54) 3282.5167. As inscrições estão abertas e podem ser feitas pelo link aqui
Futsal Hotelaria


Promovido pelo Sindicato dos Trabalhadores da Hotelaria e Gastronomia de Gramado (Sintrahg), iniciou a 31ª edição do Campeonato de Futsal do Sintrahg. Na tarde de terça-feira (20), no Perinão no primeiro jogo o Tour Frnace goleou a Padaria JV/Tagiarini pelo placar de 4 a 1. O destaque da partida foi Leozinho. O outro confronto foi mais equilibrado. A Chama de Fogo venceu o Estilo Gramado pelo placar de 4 a 3. Felipe Beck foi escolhido o destaque do jogo.