Agora com as campanhas eleitorais, diversas demandas serão apresentadas. Uma delas que espero ver é um projeto de habitação popular, mas algo concreto, sem balela. Um dos programas que atenderia a necessidade da população, principalmente daqueles trabalhadores que pagam um valor exagerado e até criminoso de aluguel, é o Minha Casa, Minha Vida, em parceria com o Governo Federal. Falo isso porque, na semana passada, durante a visita do presidente Lula ao Rio Grande do Sul, diversos projetos foram assinados, entre eles de moradia. O município de Taquara, localizado próximo aqui da nossa região, no Vale do Paranhana, assinou contrato que autoriza as obras. O município será contemplado com 144 unidades habitacionais em condomínio vertical, indicado para ser construído em um terreno de 7.264 m² da Prefeitura, localizado na Rua Osvaldo Aranha, esquina com a Rua Osvaldo Cruz, no Bairro Empresa, em frente à Escola Estadual de Ensino Médio Willibaldo Bernardo Samrsla (CIEP). As informações constam no site da Rádio Taquara. A prefeita Sirlei Silveira (Republicanos) havia anunciado, no ano passado, que o município seria contemplado. Isso mostra que não é de um dia para o outro que se conquistam projetos desta magnitude. É necessário se empenhar e buscar. É complexo, tem as burocracias, mas a prefeita mostrou que pode ser feito. Precisamos urgentemente desse modelo em Canela e Gramado. Faço aqui uma sugestão: por que não nossas administrações municipais vão até Taquara e conversam com Sirlei Silveira e sua equipe sobre como conseguiram ser contemplados? Aliás, como disse Lula, ele não governa para políticos e partidos, e sim para as necessidades da população. Sirlei é do partido Republicanos.
Negros são minoria no PL e Novo e maioria no PCdoB
Já estão disponíveis, na página do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), os percentuais de candidaturas femininas e de pessoas negras por partido político. Do total de 456.310 candidaturas registradas, 155 mil são de mulheres e 301.310 são de homens. Desses totais por gênero, 74.355 são mulheres não negras, 80.645 mulheres negras, 159.942 homens negros e 141.368 homens não negros. Considerando os maiores percentuais, temos 58,06% de mulheres não negras candidatas pelo Partido Novo, 70,19% de mulheres negras candidatas pelo Partido Comunista do Brasil (PCdoB), 73,42% de homens negros candidatos pelo PCdoB e 56,4% de homens não negros candidatos pelo Partido Liberal (PL).
Inscrições para seleção de estagiários
A Prefeitura de Canela está com inscrições para a seleção pública de estagiários. Os estudantes de nível médio, técnico e superior, com idade mínima de 16 anos, podem se inscrever no processo seletivo, que ocorre até 2 de setembro. A seleção será realizada por meio de provas objetivas, que serão aplicadas online no dia 8 de setembro, às 15h. Os candidatos aprovados serão selecionados para estágios não obrigatórios remunerados, com o objetivo de suprir vagas existentes e formar cadastro reserva.
As inscrições devem ser feitas unicamente pelo site do CIEE (www.cieers.org.br). O Posto de Atendimento do CIEE, em Gramado (Avenida das Hortênsias, 2040, sala 06), realiza atendimento para auxílio nas inscrições online.
O edital completo está disponível no mural oficial da prefeitura, no site do CIEE-RS e da Prefeitura de Canela (www.canela.rs.gov.br), onde também podem ser conferidas as vagas disponíveis, os requisitos e os valores das bolsas de estágio.
Para os candidatos que não possuem os equipamentos necessários para a realização da prova online, existe a possibilidade de solicitar o uso de equipamentos, disponibilizados pelo CIEE, conforme edital. Mais informações: (54) 3282.5143.