Na próxima segunda-feira (2), a Prefeitura de Canela dará início ao cadastramento e recadastramento para isenção do IPTU e da Taxa de Coleta de Lixo, com prazo até 31 de outubro. Destinado a aposentados, pensionistas, pessoas com deficiência, e portadores de doenças graves, o benefício pode ser solicitado na sede da Prefeitura ou por meio de requerimento impresso no site oficial. A ação tem o objetivo de oferecer alívio financeiro a grupos vulneráveis e fortalecer a justiça fiscal no município, exigindo dos solicitantes a comprovação de que não possuem outras atividades econômicas ou imóveis registrados em seu nome.

Ação Solidária beneficia comunidades indígenas
Na quarta-feira (28), uma iniciativa solidária no Palácio do Kikito, em Gramado, trouxe benefícios diretos para as comunidades indígenas de Canela. Alunos do Colégio Marista Rosário de Porto Alegre visitaram o museu e, em vez de pagar ingressos, doaram 30 cestas básicas que serão distribuídas entre três aldeias indígenas locais, das etnias Kaingang e Guarani. A ação integra a campanha da 18ª Primavera de Museus.
Eleições acirradas
As eleições em Canela devem ser bastante disputadas em comparação com as de 2020, pelo menos é o que se tem indícios até aqui. Não há um candidato favorito no momento, como foi Constantino Orsolin na eleição que ocorreu durante a pandemia. Embora alguns candidatos se destaquem, a tendência é que a disputa pela sucessão na prefeitura seja decidida voto a voto.
Insalubridade
“Insalubridade” é a palavra que define a última Sessão da Câmara de Vereadores, na segunda-feira (26), em Canela. O tema central foi o não pagamento do adicional de insalubridade aos agentes de saúde do município. A decisão foi tomada após um laudo técnico realizado por órgãos competentes, que determinaram a suspensão do benefício. De acordo com o vereador suplente, Roberto Grulke, um novo laudo já está sendo realizado para verificar se a decisão de retirar os 20% de insalubridade será mantida ou se o pagamento voltará a ser feito aos agentes. O valor desse benefício, equivalente a 20%, era de aproximadamente R$310 mensais.