Aparte 68

Tempo de leitura: < 1 minuto

MAIS UM MILITAR NO GOVERNO

 

O presidente Jair Bolsonaro/PSL anunciou, nesta sexta-feira (21), o nome do novo ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República. Ele é o advogado e major da Polícia Militar do Distrito Federal, Jorge Antonio de Oliveira Francisco. Ele era o subchefe de Assuntos Jurídicos da Casa Civil. Ele vai substituir o general Floriano Peixoto Vieira Neto, que assumirá a presidência dos Correios, em substituição a Juarez Cunha.

Bolsonaro elogiou o escolhido: “É uma pessoa que me acompanha há dez anos. É uma pessoa afeita à burocracia”.

 

PRIVATIZAÇÃO

 

Segundo Bolsonaro, esta não será a primeira missão de Floriano Peixoto na presidência dos Correios. Ele não negou a intenção. Porém, a ideia é de que o novo gestor trabalhe para que a empresa pública seja “motivo de orgulho para todos nós”. Uma das metas do noivo presidente será avaliar o fundo de pensão Postalis.

 

BUROCRACIA

 

A falta de celeridade do poder público municipal em processos administrativos, licenças e alvarás será tema de uma audiência pública, no Legislativo, nesta segunda-feira (24), às 18h30, na Sala das Comissões Geni Peteffi. A realização é da Comissão de Constituição, Justiça e Legislação (CCJL), presidida pelo vereador Adiló Didomenico/PTB. A finalidade é buscar alternativas para reverter o problema. “Todas as regras precisam ser cumpridas. Mesmo assim, para o desenvolvimento econômico e social da cidade, existe a necessidade de tornar mais ágeis a tramitação e a emissão de protocolos”, afirma.

 

VOCÊ BEBE AGROTÓXICOS?

 

Esta é a pergunta que a Comissão de Saúde e Meio Ambiente (CSMA) da Câmara de Vereadores de Caxias do Sul irá lançar aos participantes da audiência pública, marcada para a próxima terça-feira (25), às 18h, no plenário. A reunião será coordenada pelo presidente do grupo de trabalho, vereador Renato Oliveira/PCdoB. Ela foi solicitada pela vereadora Gladis Frizzo/MDB. “Queremos mobilizar as pessoas a se preocuparem e a discutirem mais sobre a qualidade da água que estão consumindo”, salienta.

 

Polêmicas abalam a imagem do Executivo

 

A semana termina com fatos atípicos vindos do Executivo de Caxias do Sul. O governo, que havia terminado a semana anterior abalado com manifestações de moradores do bairro Cristo Redentor ao discurso do prefeito Daniel Guerra, deu continuidade a uma série de atitudes contestadas, não somente pela oposição, no Legislativo, mas por representantes de vários segmentos sociais. O boletim de ocorrência policial registrado pelo secretário de Saúde, Julio Freitas, contra a mãe do vereador Rafael Bueno/PDT, Vera Lúcia Rech, por exemplo, passou recibo de que a gestão está realmente preocupada com o resultado das urnas, no ano que vem.

 

AFRONTA AO INTERESSE PÚBLICO

 

Como se só isso não bastasse, na quarta-feira (19), ao final da sessão da Câmara, o prefeito protocolou veto ao projeto que homenageou o Dia Municipal de Luta Contra o Câncer com o nome da autora da matéria, a ex-vereadora Geni Peteffi. Segundo os autores da proposição, vereadores Edson da Rosa/MDB e Gustavo Toigo/PDT, com justificativas totalmente injustificáveis. O Executivo alegou afronta ao interesse público e inocuidade.

 

QUE SEMANA?

 

E para quem achava que os impasses ficariam por ali, ainda assim, o Executivo não se privou de lançar nova polêmica: disse desconhecer a lei que instituiu a Semana do Município. Declaração que foi repudiada, na Rádio Caxias, por personalidades como a historiadora Loraine Giron e o ex-secretário de Cultura, João Tonus.

Ao invés de sete dias de comemorações e bolo com o comprimento da idade do Município – como ocorreu em 2016, com maciça participação popular – uma edição do projeto Caxias Mais Feliz. Evento que, segundo nota da imprensa oficial da Prefeitura, teve cerca de 300 pessoas, ou seja, 0,06% dos aproximadamente 500 mil moradores de Caxias do Sul.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Gilberto Cezar anuncia filiação ao PSD

O prefeito de Canela, Gilberto Cezar, anunciou neste sábado, 30 de agosto de 2025, sua filiação ao PSD. O ato contou com o apoio...

Motociclista é detido após acompanhamento da Brigada Militar em Canela

Na manhã deste sábado (30/08), um motociclista desobedeceu ordem de parada da Brigada Militar e seguiu em alta velocidade pelo centro da cidade. Durante...

Empresária de Canela denuncia tentativa de golpe com PIX falso

Uma empresária do ramo de confeitaria em Canela procurou a reportagem do Jornal Integração para relatar uma nova tentativa de golpe envolvendo pagamentos via...

IGP confirma feminicídio seguido de suicídio em Canela

A tragédia que abalou a comunidade de Canela no final de julho teve nesta semana uma confirmação oficial. Os laudos técnicos do Instituto-Geral de...

Trabalhadores dos Correios entram em greve contra retorno de gestor

Os trabalhadores do Centro de Distribuição dos Correios de Gramado e Canela (CDD hortênsias) estão em greve desde segunda-feira (18) em protesto contra o...
error: Conteúdo protegido