InícioColunistasA rádio do Jornal Integração no www.leiafacil.com

A rádio do Jornal Integração no www.leiafacil.com

Tempo de leitura: < 1 minuto

Hoje, no meu programa Chimarrão & Atualidades (às 7h), junto com o Daniel Santos, receberemos o presidente da Visão, Pedro Andreis. Vamos conversar sobre o que a entidade justamente se propõe, que é o desenvolvimento econômico da região.

                                        

Duplicação da 115

Nosso turismo está nos fazendo algumas exigências que se não atendermos, certamente aos poucos, assim como crescemos até aqui, retrocederemos. Não é o que queremos, ao contrário, tem espaço para evoluir e é isso que faremos. Para isso, a duplicação da ERS-115 precisa ser incluída no contrato de concessão que logo ali será assinado, a Rua Coberta precisa voltar a ser um atrativo e a segurança precisa ser o nosso principal atrativo. Em tudo isso a Visão deve se envolver. 

 

Hackers

Se tu te acha espertinho na grande rede, preste atenção. Para cair em cilada é bem rapidinho e só cai quem pensa que nunca cairá. E fica a dica, namorar com estranha é sempre estranho. Mas se te enganaram para chantagear, é crime. Se caiu, mesmo se achando, coloque a sandália da humildade e peça ajuda. A delegacia de polícia é o local mais indicado. Dependendo de quem for o conselheiro ele também vai te enganar, cobrar muito caro, falar do que não sabe nada etc… Delegacia é o lugar. Lá te darão os passos corretos.

 

Parque do Caracol

A comunidade de Canela se articula para não perder de vez sua galinha dos ovos de ouro, já tão maltratada, depenada. Quando conheci esse parque há 25 anos era outra coisa.

Estranho os políticos. No governo do Sartori, dito por ele a esse colunista, estava a fim de repassá-lo ao Município. Claro que dependia do encaminhamento por parte de Canela, da pretensão e depois da chancela dos deputados. Mas nada foi feito à época. Agora temem perder de vez e imploram ajuda comunitária em mobilização. Não dá para entender. Já era para ser nosso.

 

Vila Suíça ou Grega?

Acho que este assunto sim seria merecedor da mobilização comunitária. Um grande debate.  Mais duas voltas no relógio e estará aprovado e nada mais se poderá fazer. Nestas horas faz falta um vereador do PT, ou melhor dizendo, petista. Porque a troca está sendo generosa demais em favor dos investidores. Quanto ao fato de receber o índice da APP até é um direito, mas o que não pode é sobrecarregar um terreno aumentando em quase 4 vezes o seu potencial previsto para zona, tanto em área quanto em altura.

 

Principal atrativo turístico

Quando chegou para a reunião jantar no Grande Hotel Canela, terça à noite, o vice-governador e secretário de Segurança Pública do Estado, Ranolfo Vieira Júnior, me causou uma impressão negativa. Atrasado, aparência cansada, sentado à mesa encolhido, recuado, amedrontado. Mas, quando o anunciaram, no primeiro passo se transformou e derrubou minha má impressão. Sua fala então, foi muito boa. Entusiasmado, se mostrou conhecedor, articulado e defensor do planejamento e de ações práticas para a resolução dos problemas de segurança, que para nós, como dito pelo Sandro Bazzan, é o principal atrativo turístico. Ninguém leva sua família para um lugar inseguro (quem quiser assistir está no Face do JI, pois transmitimos ao vivo a fala do Ranolfo. Terça-feira 13/08). E, em relação à atuação dos nossos órgãos aqui, conforme demonstrado no evento, apesar da defasagem em quase 50%, em média, do efetivo, BM e Polícia Civil não nos devem nada, ou muito pouco. Temos segurança e os crimes esclarecidos.

 

Presença Maciça

A comunidade estava toda representada na visita de Ranolfo. Confesso que poucas vezes presenciei tamanha representatividade em uma reunião dessas nestes 22 anos de atividade jornalística na região. Não em número de cabeças, em entidades ligadas ao tema (segurança). A região inteira estava em massa. Até o Fedoca estava. Aliás, tenho percebido uma significativa mudança de postura, ultimamente, do Fedoca.

 

Demonstração e pedida

Através da Brigada Militar (BM) e da Polícia Civil (PC), foi demonstrado ao secretário e vice-governador Ranolfo Vieira Júnior o que e como está sendo feito na região. Ótimos números! E também foram feitas as reivindicações à autoridade, a principal delas: reposição de efetivo. Ambos os órgãos também gostariam que a área (municípios de atuação), fosse unificada. Sandro Bazzan, presidente da entidade regional pela segurança, elogiou os órgãos locais (BM e PC) e implorou ao secretário que dê atenção especial aos pleitos da região devido à importância da segurança para a atividade turística. Com seu conhecimento geral do assunto, foi o mais aplaudido da noite.

 

Nada de promessas

Vieira Júnior não atendeu a nenhuma das reivindicações da região. Nada foi prometido além de dizer que “siiim, temos consciência que esta região precisa de atenção especial” em razão do alto número de habitantes ‘flutuantes’ (turistas)”. Como tem dois mil (arredondei) novos soldados (PMs) sendo admitidos e um dos principais critérios é completar os pelotões especiais e nós temos um, indiretamente todos os 11 municípios serão atendidos, pelo menos em emergências e eventos.

 

Defasagem gritante

Imagine caro leitor, que um dos principais critérios para a ‘distribuição’ dos dois mil PMs é completar cinco nos municípios que têm menos do que isso. E não são poucos. Caxias do Sul, com altos índices de criminalidade receberá um batalhão especial com mais de 100 homens.

 

Só lamento

Ranolfo foi conhecer o sistema prisional de SC, ali do nosso lado. E se impressionou: lá 35% dos presos trabalham. Ninguém fuma e todos são uniformizados. Até os visitantes têm de usar uniforme. A ressocialização, claro, é alta em comparação a nossa. Mas, pasmem, dito por ele, aqui ele não pode nem pensar em implantar isso porque aí logo logo será ele o preso. Porque preso tem direito a tudo! Alô PTzada, PSolzada e outros zada, quem está pagando essa conta somos todos nós! Como não temos prisão perpétua e nem pena de morte, todos os presos voltam um dia e olha que é rápido, hein? O preso quer e precisa trabalhar para se ocupar, aprender e já sair dali até com emprego garantido, como está acontecendo em SC.

 

Gre-Nal

Vai ter Gre-Nal, e especial, jamais visto! A Copa do Brasil é nossa! Nossa, digo, gaúcha. Meus leitores sabem que sou gremista, então é bom explicar. Particularmente acho que a disputa (a se confirmar, e vai), vai ser boa. O Grêmio se revela outro em partidas decisivas e o Inter está na melhor fase de muito tempo. Ambos têm grandes craques e nós todos temos familiares e amigos torcedores daquele que não é o nosso preferido, justificando que todos devemos nos respeitar e fazer com que nada ultrapasse a desportividade, a alegria, diversão e uma corneta bem de leve.

 

Adorei

“Vamos limpar o cocô do Brasil”; “radar caça-níquel, isso daí não vai mais ter”. Desde ontem acabou na PRF os “secadores de cabelo” atrás de curvas e no final de retões. Se com muitos técnicos não estava bom, então temos de mudar, não é, caro leitor? Aprovada MP da Liberdade Econômica, tá na hora de ver que patrão e empregado (do bem, 99,95% deles) são parceiros de primeira hora. Ruim: aos poucos estão acabando com a Lava Jato. A dosagem é de tal forma que o grande público não percebe.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Dono de restaurante em Canela morre aos 47 anos após mal súbito

Gabriel Sarago Cattólica, 47 anos, faleceu neste sábado (9) após sofrer um mal súbito pela manhã, de acordo com a Brigada Militar. Ele era...

Trânsito é liberado na Estrada Velha após adiamento de obras da Corsan

O secretário de Obras, Tiago Procópio, confirmou à reportagem que a Rua Emílio Leobet, conhecida como Estrada Velha, está totalmente liberada para o tráfego...

Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul homenageia os 50 anos da Prawer Chocolates

Cerimônia enalteceu a trajetória da marca pioneira do chocolate artesanal no Brasil e contou com a presença de autoridades e colaboradores da empresa Na tarde...

Morre Eraldo da Rosa Pereira, genro do vereador Jone Wulff

CANELA - Faleceu na madrugada desta segunda-feira (4), no Hospital de Caridade de Canela, Eraldo da Rosa Pereira, aos 48 anos, genro do vereador...

Quatro jogos que separam o Gramadense da elite do futebol gaúcho

Tiago Manique [email protected] GRAMADO – O Centro Esportivo Gramadense (CEG) encerrou no domingo (27), a primeira fase da Divisão de Acesso. Jogando pela 14ª rodada da...
error: Conteúdo protegido