InícioColunistasA rádio do Jornal Integração 5

A rádio do Jornal Integração 5

Tempo de leitura: < 1 minuto

Todos os dias das sete às oito da manhã eu e o Daniel Santos repercutimos os principais fatos da região e até do Brasil, além de uma pincelado no mundo, que são as principais notícias do dia. Se ligue no www.leiafacil.com.br, pelo APP Leia Fácil ou pelo Face.

 

Estradas da região

O tom das manifestações na audiência pública sobre as estradas da região, quarta à noite, na Câmara de Vereadores de Gramado, foi de desabafo e até de ofensas, minimizadas, no entanto, pela experiência em cargos públicos do presidente da EGR, Urbano Schmitt. O secretário de Obras de Canela, Luiz Cláudio da Silva, o Ratinho, chegou a sugerir que o presidente da EGR olhe no mapa para perceber que Canela existe. Davi Vicenzo, presidente da Associação dos Usuários das Rodovias Pedagiadas do RS foi o mais agressivo e pediu que a diretoria da EGR seja mudada. Ratinho reclamou da duplicação até Caravaggio e disse que as duas mortes por acidente no Canelinha não precisariam ter ocorrido não fosse a obra da estatal ter sido mal planejada.

 

Presenças

Estavam quatro deputados: Elton Weber, de Nova Petrópolis, Carlos Búrigo e Neri O Carteiro, de Caxias do Sul e Fran Somensi, de Farroupilha. Veio o presidente da EGR, Urbano Schmitt, o diretor do departamento de concessões e PPPs da Secretaria de Governança e Gestão Estratégica do RS, Rafael Ramos, um representante do DAER e lideranças dos municípios da região.

 

Foi um chororô

Todos que se manifestaram, desde o prefeito Fedoca, os vereadores Luia e Manu da Costa, a prefeita de Santa Maria do Herval, sem exceção, só reclamaram. Todos os aspectos das nossas estradas vieram à discussão. O que temos está ruim e o que falta não tem nem perspectiva, como as passarelas para a Estrada Gramado/Canela e os reparos para a ERS-373 (Serra Grande).

 

Concessão é sem volta

Embora a maioria dos presentes tenha se manifestado pela manutenção do pedágio aos moldes em que se encontra, com a gestão da EGR, Rafael Ramos garantiu em entrevista ao Jornal Integração que o governo não vai recuar da intenção de concessão à iniciativa privada. “O governador Eduardo Leite se elegeu com essa proposta”, comentou.

 

Em que estágio está

Rafael Ramos explicou que o BNDES fez um “termo de referência”, que está pronto e será publicado nos próximos dias. Na sequência será contratada, por licitação, até o final deste ano, uma empresa para assessorar o Governo para o encaminhamento do projeto e a expectativa é de que até o final de 2020 a nova concessionária assuma.

 

Comunidade poderá participar

Assim que a empresa de assessoria estiver definida, serão realizadas audiências públicas para que as comunidades possam participar da confecção do projeto.

 

30 anos de concessão

É muito importante que a comunidade se envolva, pois a concessão será de 30 anos. Logo, tudo o que se precisa de infraestrutura precisará constar nas obrigações. Sabemos que o limite será o que está escrito.

 

Investe o que arrecada

O presidente da EGR destaca, basicamente, o que é possível administrativamente. Há demanda, obras a serem feitas, mas a empresa é obrigada a se limitar àquilo que arrecada. “É uma equação econômica”, ressaltou. Segundo ele o custo de manutenção da EGR é pequeno, mas não falou o percentual.

 

Pedágio comunitário

Foi dito ali que algumas rodovias, pelo baixo fluxo, não têm como se pagar, ficando, necessariamente, o governo como responsável. Tudo bem, sabemos que estas também desgastam menos e um conserto dura bem mais. O que não podemos permitir é que os recursos arrecadados aqui sejam investidos lá na ERS-020 (São Chico/Taquara), por exemplo. Lá circulam os caminhões carregados de madeira com 50 mil quilos de carga, arrebentam tudo, é de graça, e nós pagamos? São essas coisas que temos de cuidar na nova contratação. Que se cobre para todos, se não arrecadar suficiente pelo menos ajuda.

 

Caxias do Sul teve audiência no mesmo dia

Lá, na nossa vizinha e agora da mesma região (das Hortênsias) discutiu-se a questão aeroportuária. Participou o Secretário Estadual de Parcerias Estratégicas, Bruno Vanuzzi. Há um projeto para ampliação, através de concessão, do Hugo Cantergiani. Estudos mostram que de cada 10 caxienses que levantam voo, 8 embarcam em Porto alegre. Isso porque devido à precariedade do aeroporto, os bilhetes custam, pelo menos, duas vezes mais caro. Essa concessão está dimensionada para o curto prazo, que conforme explicou Vanuzzi, é de aproximadamente dois anos. Já o de Vila Oliva, segundo eles, está no longo prazo. Ele não explicou o que é longo prazo, mas se curto é dois anos, podemos imaginar. Isso que ele acrescentou que ainda não tem nada na Vila Oliva, estudos, licenças, desapropriação, nada! Acho que o Paulo Tomasini tem razão: “Aquele de Vila Oliva não vai sair nunca”.

 

Células-tronco

Fiquei feliz com a novidade apresentada pelo hospital veterinário Dr. Álvaro Abreu, terça-feira. Através deste tratamento (matéria nesta edição), nosso bichos terão melhor qualidade de vida, especialmente quando envelhecem. Quantos cavalos perderam a utilidade, ou até tiveram que ser sacrificados por causa dos tendões? E os cachorros da raça pastor-alemão quase todos vão perdendo a mobilidade da traseira ao envelhecerem. Agora isso poderá ser tratado com as células-tronco. A princípio custa um pouco caro, cerca de dois mil reais, mas pelo menos o bicho vive mais. 

 

Evandro prefeito

O vice-prefeito Evandro Moschem assume hoje a Prefeitura e permanece até o dia 7 em razão de férias do Fedoca. É a primeira vez que Moschem fica tantos dias consecutivos. Ele pretende atender na Prefeitura pela manhã e percorrer as comunidades no restante do dia.

 

Leilão

Essa casa, com terreno de 660m², no bairro Piratini, Rua Travessa Assis Brasil, 94. Bem perto do Mercado Drumm. O valor mínimo para arremate é de R$ 151.770,38. DATAS: 1ª hasta: 03/10/2019 2ª hasta: 17/10/2019 HORÁRIO: 14:30 horas LOCAL: Escritório do leiloeiro em Canela/RS, e eletronicamente pelo site www.feldensleiloes.lel.br.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Dono de restaurante em Canela morre aos 47 anos após mal súbito

Gabriel Sarago Cattólica, 47 anos, faleceu neste sábado (9) após sofrer um mal súbito pela manhã, de acordo com a Brigada Militar. Ele era...

Trânsito é liberado na Estrada Velha após adiamento de obras da Corsan

O secretário de Obras, Tiago Procópio, confirmou à reportagem que a Rua Emílio Leobet, conhecida como Estrada Velha, está totalmente liberada para o tráfego...

Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul homenageia os 50 anos da Prawer Chocolates

Cerimônia enalteceu a trajetória da marca pioneira do chocolate artesanal no Brasil e contou com a presença de autoridades e colaboradores da empresa Na tarde...

Morre Eraldo da Rosa Pereira, genro do vereador Jone Wulff

CANELA - Faleceu na madrugada desta segunda-feira (4), no Hospital de Caridade de Canela, Eraldo da Rosa Pereira, aos 48 anos, genro do vereador...

Quatro jogos que separam o Gramadense da elite do futebol gaúcho

Tiago Manique [email protected] GRAMADO – O Centro Esportivo Gramadense (CEG) encerrou no domingo (27), a primeira fase da Divisão de Acesso. Jogando pela 14ª rodada da...
error: Conteúdo protegido