Hoje, às sete e meia no programa Chimarrão & Atualidades, comigo e o Daniel Santos, falaremos com o deputado estadual Dalciso Oliveira, de Igrejinha. O assunto principal é a duplicação da ERS-115. Como sabemos, logo logo a rodovia deverá ser entregue à iniciativa privada, em concessão do Estado, proprietário da EGR que faz a administração atualmente, à uma empresa. Como sabemos este tipo de contrato é sempre de longo prazo, 15, 20 anos. Outra coisa que sabemos é que estas empresas se limitarão a investir em melhorias e conservação, apenas aquilo que está contratado. Logo, incluir a duplicação é a única maneira de vermos essa obra dentro deste prazo de concessão. Se não estiver muito clara essa obrigação, não vai acontecer. Ou seja, nos mobilizamos agora, ou calamos por muitos anos.
Deveríamos participar
A Comissão de Assuntos Municipais da Assembleia Legislativa do RS realiza audiência pública para debater sobre a infraestrutura viária do Vale do Paranhana: duplicação da ERS-239 no trecho entre Taquara e Rolante e duplicação ou aumento de capacidade da ERS-115 no trecho entre Taquara e Igrejinha. A audiência será nesta segunda-feira (2), às 18h30, no auditório 3 da Faccat. Precisamos nos organizar e participar, reivindicando a duplicação até Gramado e prevendo que quando a fila atingir determinado número de carros e tempo para ser atendido, a “porteira” seja liberada até normalizar o tempo do fluxo.
Acompanhe a entrevista com Dalcisio pelo nosso face, pelo APP ou site leiafacil.com.br.
Abrace o São Miguel
Recebemos no programa Chimarrão & Atualidades de quarta-feira o secretário de Saúde de Gramado, João Teixeira e o superintendente do São Miguel, Marcos Slaviero. Após esclarecermos os assuntos, abracei a campanha do São Miguel, que visa a aquisição de uma camiseta pelo valor de R$ 50. Convido leitores e amigos que façam o mesmo. Vamos aproveitar que o hospital está bem, com as contas em dia, atendendo com alta qualidade para que permaneça assim e melhore sempre.
Um terço de receita própria
Segundo o que Slavieroexplicou na entrevista, o São Miguel conta hoje com cerca de 33% de receitas próprias para sua manutenção. São os particulares e convênios com os planos de saúde, como Unimed e Circulo Operário. Este último em franco crescimento, conforme constatou Slaviero.
Fila de espera
Chamamos o João e o Slaviero para esclarecer reclames do vereador Volnei Desian (Volnei da Saúde), sobre aumento de investimento e redução em atendimentos, nos convênios com o Hospital São Miguel, principalmente para as cirurgias eletivas, que são aquelas não urgentes, ou de emergência.
Porque diminuiu
Segundo Slaviero, hoje em dia o número destas cirurgias é menor por uma boa causa, um bom motivo: muito mais casos são resolvidos imediatamente, assim que chegam, muitas vezes pela emergência, que aliás, faz cinco mil atendimentos por mês.
Fila terá atenção especial do secretário
João Teixeira reconhece que há uma fila muito grande para várias cirurgias e prometeu olhar com carinho para isso.
Transparência
Tanto o secretário quanto o superintendente estão dispostos a ser o máximo de transparentes possível, nos oferecendo os números mais diversos, como os valores investidos, os atendimentos, a fila de espera, entre outros. Logo, fiquem atentos leitores que por aqui traremos sempre os fatos para que possamos ajudar vocês, que me trazem, e sigam trazendo por favor, as demandas. Ainda gostaria de reunir o vereador com o secretário e o superintendente para que juntos, com os microfones abertos, câmeras ligadas, pudéssemos esclarecer, conversando, sem agressões, todas as dúvidas. Até gostaria da participação do vereador Bira, que é médico e ex-secretário da Saúde. Que tal? João Teixeira, Marcos Slaviero, Volnei da Saúde e o Dr Bira. Daria um bom e saudável encontro, garanto.
Homossexualidade
Foi tema da imprensa nacional ontem, estudo publicado na revista Science sobre o que leva a pessoa a ser um gay, homossexual. Ambiente, educação e personalidade, são os principais fatores detectados pelo mais amplo estudo já realizado até hoje. Maior pesquisa já feita sobre o assunto, envolvendo meio milhão de pessoas, aponta que só 1% do comportamento sexual pode ser explicado por alguns genes.
Gre-Nal
Não deu para o Inter, cujo resultado do primeiro jogo com o Flamengo foi muito ruim, mas o Grêmio passou pelo Palmeiras e está na semifinal da Libertadores. Ainda temos chance de grenais na final da Copa do Brasil. Quarta-feira veremos isso. Dá uma boa expectativa sobre os grenais, mas para a torcida que perder será mais chocante do que se o adversário fosse outro. Mas, primeiro temos de pensar na quarta-feira para que os dois cheguem, depois a gente se arruma para as finais. Os gremistas agradecem ao Inter por ter ‘tonteado’ o Palmeiras na eliminação da Copa do Brasil e prometem, em troca, vingar o Flamengo…
Natal Luz
Passado o Festival de Cinema, vem o da Gastronomia e, encerrado este, estaremos a um mês do Natal Luz. Incrível como o tempo passa. E percebe-se que a programação cada vez mais preenche o calendário. Bom para o trade.
O médico amigo
O vereador Doutor Ubiratã falou na sessão de segunda-feira da destinação dos valores a que tinha disponível em emendas parlamentares para o Hospital São Miguel, que com tal recurso adquiriu um aparelho para hemodiálise, que está encomendado e deve chegar em alguns dias.