InícioColunistasImpressõesOs buracos de sempre

Os buracos de sempre

Tempo de leitura: < 1 minuto

Coluna publicada no dia 06/08.

Leonardo Santos

Falar de buracos em Canela é quase como falar do clima: todo mundo já tem uma opinião, já sentiu na pele e já teve que desviar. Nesta semana, mais uma leva de reclamações chegou até a coluna, com destaque especial para a rua Tenente Manoel Corrêa, nos trechos entre a rua Paul Harris e o Grande Hotel. Um trecho curto, mas castigado. Os motoristas que passam por ali quase todos os dias relatam que a buraqueira virou rotina — uma dor de cabeça daquelas que, se não for aliviada pela operação tapa-buracos, só piora.

Claro, parte da culpa é da chuva. Outra parte é do tráfego pesado. E, no meio disso, tem também o desgaste natural da via, que acompanha o uso intenso. Na esquina com a Altenor Telles de Souza, a situação era ainda mais crítica — buracos de todo tipo, profundos, rasos, e outros que pareciam crescer de um dia para o outro. Alguns desses já foram fechados entre ontem e hoje com asfalto frio. A informação que recebi é de que a equipe responsável passou por ali recentemente e tratou os mais urgentes. O da Paul Harris com o Grande Hotel, aquele que parecia uma cratera, também foi tapado, inclusive eu presenciei o momento. Mas a pergunta que fica é: até quando?

Porque se tem um problema crônico em Canela, esse é a condição das vias. Não é um buraco eventual, é um buraco reincidente. Sempre que chove mais forte, ou que algum serviço da Corsan é feito, parece que a Tenente Manoel Corrêa vira alvo. Dá para chamar de “buraco sazonal”, desses que têm retorno garantido.

E o que se vê agora é uma operação tapa-buracos espalhada por vários pontos da cidade, com a Secretária de Obras tentando amenizar a situação para não ter tanto prejuízo aos motoristas.

 A pasta vem tapando pontualmente os maiores buracos, mas o trabalho mais profundo, que busque reestruturar os pontos mais críticas da cidade somente depois que o clima aliviar. Na entrevista que fizemos a duas semanas com a pasta, vemos pessoas comprometidas a resolver esses problemas permanentemente.

Luz no Parque

Enquanto os buracos continuam sendo rotina nas ruas, outro tema que ganhou atenção nesta semana foi o Parque do Lago. Vi uma postagem do prefeito Gilberto Cezar nas redes sociais destacando o reforço na iluminação no entorno do parque. Ele voltou a afirmar — como já tinha sido mencionado em edições anteriores da coluna — que haverá uma revitalização nos espaços públicos do local, incluindo a quadra e os banheiros.

O parque, que é um dos cartões-postais da cidade, merece esse cuidado. E é importante reconhecer que nos últimos meses, o governo tem sim dedicado uma atenção especial aos equipamentos públicos. Em quase oito meses de gestão, percebe-se um esforço para dar cara nova a espaços de uso coletivo.

O investimento em iluminação é um ponto positivo, principalmente em áreas como o entorno do Parque do Lago, que recebe muitos visitantes — inclusive à noite. Além de valorizar o espaço, aumenta a sensação de segurança. É um reforço simbólico também: mostra que a cidade está preocupada em manter seus ambientes públicos minimamente organizados e convidativos.

Reunião no gabinete

Ainda falando de redes sociais, uma publicação da vereadora Graziela Hoffmann (PDT) na manhã de hoje, quarta-feira (6), também chamou atenção. Ela postou uma foto no gabinete do prefeito Gilberto Cezar, acompanhada da seguinte legenda:

“Começando o dia com uma reunião importante tratando sobre estratégias para atrair e manter investimentos em Canela.”

A legenda é curta, mas levanta possibilidades. Logo lembrei do que escrevi ontem, sobre a fala do empresário Mateus Fachin na Tribuna do Povo, quando ele questionou as taxas cobradas de investidores, além dos custos com IPTU durante a fase de obra. O assunto mexeu com bastante gente, e era inevitável perguntar se haveria alguma relação entre as falas.

Enviei essa pergunta à vereadora, questionando se o encontro com o prefeito tinha ligação com o que Mateus levantou. Até o fechamento da coluna, não houve resposta. O espaço continua aberto. A dúvida, no entanto, é válida: será que o governo municipal vai rever os critérios de cobrança? Ou, ao menos, ouvir os empresários que estão dizendo que está ficando inviável empreender aqui?

A segurança nas ruas

Um assunto que acabei não conseguindo incluir na coluna de ontem, mas que merece destaque, é a fala do vereador Cabo Antônio (MDB) sobre a segurança pública em Canela. Ele fez um relato direto e pessoal: disse que não deixa mais a filha caminhar sozinha nos bairros, por temer pela segurança.

E foi além: relatou que policiais civis e militares evitam morar em Canela por conta dos aluguéis altos e da falta de auxílio habitacional. Segundo ele, a cidade não é atrativa para esses profissionais, que muitas vezes preferem viver em municípios vizinhos — e isso tem impacto direto no policiamento de rua e no número de efetivos locais.

A reflexão é pertinente. Porque segurança pública não se resolve apenas com viatura e farda. Precisa de estrutura, incentivo e condições mínimas para que os profissionais que defendem a população possam também viver com dignidade na cidade onde trabalham.

Se Canela tem dificuldades para fixar policiais aqui, isso precisa ser enfrentado com política pública. Pode ser por meio de convênios de auxílio-moradia, redução de custos habitacionais, ou qualquer outra forma que permita tornar a cidade mais atrativa para quem protege a comunidade.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul homenageia os 50 anos da Prawer Chocolates

Cerimônia enalteceu a trajetória da marca pioneira do chocolate artesanal no Brasil e contou com a presença de autoridades e colaboradores da empresa Na tarde...

Morre Eraldo da Rosa Pereira, genro do vereador Jone Wulff

CANELA - Faleceu na madrugada desta segunda-feira (4), no Hospital de Caridade de Canela, Eraldo da Rosa Pereira, aos 48 anos, genro do vereador...

Quatro jogos que separam o Gramadense da elite do futebol gaúcho

Tiago Manique [email protected] GRAMADO – O Centro Esportivo Gramadense (CEG) encerrou no domingo (27), a primeira fase da Divisão de Acesso. Jogando pela 14ª rodada da...

O início do fim do comércio irregular?

Quem passou ali pelo entorno da Igreja Matriz, no Centro de Canela, viu que tinha movimento diferente na tarde desta sexta-feira (25). Era a...

Canela e SESAI alinham ações de saúde para comunidade indígena

CANELA – A Secretaria de Saúde de Canela realizou uma reunião, no dia 22 de julho, para alinhar, ações de atendimento de saúde para...
error: Conteúdo protegido