InícioColunistasImpressõesO melhor governo da história de Canela

O melhor governo da história de Canela

Tempo de leitura: < 1 minuto

O melhor governo da história de Canela foi do time do MDB. Calma, calma… Me refiro de 2016 à 2020, quando aliado ao PSDB, com Gilberto Cezar como vice, o MDB liderado por Constantino Orsolin executou o melhor governo que os canelenses já viram. Discordar disso é ignorar a realidade. Apesar dos problemas, o fato é esse. Mas, também é verdade, que de 2020 até 2024, após uma votação recorde, ultrapassando 80% dos votos no penúltimo pleito municipal, a realidade foi completamente diferente.

Canelense sentiu orgulho

Naquele mandato, de 2016 à 2020, o canelense viu a evolução diante dos olhos. Nós sentimos orgulho da nossa cidade vendo toda a mudança que ocorreu. Verdade é que ficamos mais exigentes e o prefeito Constantino fez questão de dizer isso na entrevista para o Integração. O canelense se acostumou a pisar no asfalto, sem ruas empoeiradas e se tornou, com razão, muito exigente em diversos certames. Por isso, torcemos que Gilberto faça um trabalho igual ou melhor.

Obra não vota

Orsolin também comentou que “obra não vota”. Ele e o MDB sentiram isso na pele, já que assim como de 2016 até 2020, o segundo mandato consecutivo, também teve diversas obras de asfaltamento, Canela recebeu novos parques, além de ser o município que mais cresceu no setor imobiliário nos últimos anos. Mas, nada disso foi aproveitado na campanha e mesmo se fosse, não sei se haveria resultado.

O povo queria mudança

Queria e vai ter. O resultado das urnas pode ser atribuído a muitas coisas, seja à Operação Caritas, a desorganização do MDB no pleito, a falta de atenção ao Esporte, enfim. A questão é que a diferença nos votos deu um recado forte: o mesmo canelense que deu 80% dos votos para o MDB teve um grande motivo para não querer mais o partido no poder. Tomara que possamos continuar sentindo orgulho em 2028.

Desorganização ou desvinculação?

Também acho que foi um problema, mas o maior, no meu ponto de vista, é que o melhor fazedor de campanha, o prefeito Constantino, sofreu com os seus, emedebistas, querendo desvinculação da sua figura. Ai está o maior erro. Como tu tira o teu melhor jogador na hora H? O prefeito fez uma lembrança que o Flamengo, mesmo com Tite, com a pompa de técnico da seleção brasileira, não obteve sucesso. Eu faço outra, mesmo desacreditado, em má fase, o Flamengo não abriu mão de Gabriel Barbosa, o Gabigol, que na final da Copa do Brasil, no último final de semana, fez dois gols e colocou o time rubro-negro com uma mão na taça. Ou seja, o teu melhor jogador, que já provou ser decisivo, não pode ser colocado de lado no pega pra capar, mas fizeram isso com Orsolin.

Decepção pelo Centro de Eventos

O prefeito disse que uma das suas maiores decepções, se não a maior, foi a não construção do Centro de Eventos, no Parque do Palácio. Ele deu X motivos, mas lamentou, principalmente, o ‘sumiço’ dos que seriam os principais contemplados. “A minha frustração foi: cadê o pessoal dos parques, restaurantes, hotéis e das pousadas se manifestar a favor disso aí?”

Falta de diálogo?

Outra grande perda foi o apoio dos seus. No caso do Centro de Convenções, a Carla Reis, do mesmo partido que Orsolin, votou favoravelmente ao arquivamento do projeto. Orsolin rechaçou a narrativa que aponta falta de diálogo da sua parte, indicando que houve conversas, no princípio, sobre a intenção dessa construção. A questão é que o líder deve dizer o óbvio quantas vezes forem necessárias, o que, segundo a narrativa da falta de diálogo, não aconteceu.

Situação x oposição

O prefeito também queixou-se muito de seus vereadores, apontando que, em determinados momentos, a situação fazia críticas ferrenhas, mais acentuadas que a oposição. Na minha visão, a situação de um governo não deve dizer ‘amém’ para tudo que o governo propõe, mas deve rebater com soluções para essas críticas e não fazer direcionar o tal ‘amém’ para os opositores.

Saudades, Constantino?

O governo ainda nem acabou e já tem gente com saudade. O orelhão escutou que, até o final de 2025, vai ter muita gente com saudades do prefeito Constantino. Espero que essa pessoa esteja errada. Não porque tenho algo contra Orsolin, mas por que Canela merece sempre o melhor e devemos torcer para isso.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul homenageia os 50 anos da Prawer Chocolates

Cerimônia enalteceu a trajetória da marca pioneira do chocolate artesanal no Brasil e contou com a presença de autoridades e colaboradores da empresa Na tarde...

Morre Eraldo da Rosa Pereira, genro do vereador Jone Wulff

CANELA - Faleceu na madrugada desta segunda-feira (4), no Hospital de Caridade de Canela, Eraldo da Rosa Pereira, aos 48 anos, genro do vereador...

Quatro jogos que separam o Gramadense da elite do futebol gaúcho

Tiago Manique [email protected] GRAMADO – O Centro Esportivo Gramadense (CEG) encerrou no domingo (27), a primeira fase da Divisão de Acesso. Jogando pela 14ª rodada da...

O início do fim do comércio irregular?

Quem passou ali pelo entorno da Igreja Matriz, no Centro de Canela, viu que tinha movimento diferente na tarde desta sexta-feira (25). Era a...

Canela e SESAI alinham ações de saúde para comunidade indígena

CANELA – A Secretaria de Saúde de Canela realizou uma reunião, no dia 22 de julho, para alinhar, ações de atendimento de saúde para...
error: Conteúdo protegido