InícioColunistasImpressõesO melhor governo da história de Canela

O melhor governo da história de Canela

Tempo de leitura: < 1 minuto

O melhor governo da história de Canela foi do time do MDB. Calma, calma… Me refiro de 2016 à 2020, quando aliado ao PSDB, com Gilberto Cezar como vice, o MDB liderado por Constantino Orsolin executou o melhor governo que os canelenses já viram. Discordar disso é ignorar a realidade. Apesar dos problemas, o fato é esse. Mas, também é verdade, que de 2020 até 2024, após uma votação recorde, ultrapassando 80% dos votos no penúltimo pleito municipal, a realidade foi completamente diferente.

Canelense sentiu orgulho

Naquele mandato, de 2016 à 2020, o canelense viu a evolução diante dos olhos. Nós sentimos orgulho da nossa cidade vendo toda a mudança que ocorreu. Verdade é que ficamos mais exigentes e o prefeito Constantino fez questão de dizer isso na entrevista para o Integração. O canelense se acostumou a pisar no asfalto, sem ruas empoeiradas e se tornou, com razão, muito exigente em diversos certames. Por isso, torcemos que Gilberto faça um trabalho igual ou melhor.

Obra não vota

Orsolin também comentou que “obra não vota”. Ele e o MDB sentiram isso na pele, já que assim como de 2016 até 2020, o segundo mandato consecutivo, também teve diversas obras de asfaltamento, Canela recebeu novos parques, além de ser o município que mais cresceu no setor imobiliário nos últimos anos. Mas, nada disso foi aproveitado na campanha e mesmo se fosse, não sei se haveria resultado.

O povo queria mudança

Queria e vai ter. O resultado das urnas pode ser atribuído a muitas coisas, seja à Operação Caritas, a desorganização do MDB no pleito, a falta de atenção ao Esporte, enfim. A questão é que a diferença nos votos deu um recado forte: o mesmo canelense que deu 80% dos votos para o MDB teve um grande motivo para não querer mais o partido no poder. Tomara que possamos continuar sentindo orgulho em 2028.

Desorganização ou desvinculação?

Também acho que foi um problema, mas o maior, no meu ponto de vista, é que o melhor fazedor de campanha, o prefeito Constantino, sofreu com os seus, emedebistas, querendo desvinculação da sua figura. Ai está o maior erro. Como tu tira o teu melhor jogador na hora H? O prefeito fez uma lembrança que o Flamengo, mesmo com Tite, com a pompa de técnico da seleção brasileira, não obteve sucesso. Eu faço outra, mesmo desacreditado, em má fase, o Flamengo não abriu mão de Gabriel Barbosa, o Gabigol, que na final da Copa do Brasil, no último final de semana, fez dois gols e colocou o time rubro-negro com uma mão na taça. Ou seja, o teu melhor jogador, que já provou ser decisivo, não pode ser colocado de lado no pega pra capar, mas fizeram isso com Orsolin.

Decepção pelo Centro de Eventos

O prefeito disse que uma das suas maiores decepções, se não a maior, foi a não construção do Centro de Eventos, no Parque do Palácio. Ele deu X motivos, mas lamentou, principalmente, o ‘sumiço’ dos que seriam os principais contemplados. “A minha frustração foi: cadê o pessoal dos parques, restaurantes, hotéis e das pousadas se manifestar a favor disso aí?”

Falta de diálogo?

Outra grande perda foi o apoio dos seus. No caso do Centro de Convenções, a Carla Reis, do mesmo partido que Orsolin, votou favoravelmente ao arquivamento do projeto. Orsolin rechaçou a narrativa que aponta falta de diálogo da sua parte, indicando que houve conversas, no princípio, sobre a intenção dessa construção. A questão é que o líder deve dizer o óbvio quantas vezes forem necessárias, o que, segundo a narrativa da falta de diálogo, não aconteceu.

Situação x oposição

O prefeito também queixou-se muito de seus vereadores, apontando que, em determinados momentos, a situação fazia críticas ferrenhas, mais acentuadas que a oposição. Na minha visão, a situação de um governo não deve dizer ‘amém’ para tudo que o governo propõe, mas deve rebater com soluções para essas críticas e não fazer direcionar o tal ‘amém’ para os opositores.

Saudades, Constantino?

O governo ainda nem acabou e já tem gente com saudade. O orelhão escutou que, até o final de 2025, vai ter muita gente com saudades do prefeito Constantino. Espero que essa pessoa esteja errada. Não porque tenho algo contra Orsolin, mas por que Canela merece sempre o melhor e devemos torcer para isso.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Economistas da Fiergs e Farsul alertam para desequilíbrio fiscal e desaceleração econômica

REGIÃO - A RA (Reunião-Almoço) da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC Caxias), de segunda-feira (3), reuniu no mesmo...

Novo momento

CANELA - Na tarde desta sexta-feira, 31 de outubro, a reportagem do Jornal Integração esteve na Secretaria de Turismo de Canela para uma entrevista...

Smart Cities Park encerra e anuncia duas edições em 2026

REGIÃO - A quarta edição do Smart Cities Park encerrou nesta quinta-feira (30), em Nova Petrópolis, consolidando-se como o maior evento de inovação, tecnologia...

Mutirão para limpeza da Cascata dos Narciso ocorre hoje

GRAMADO – Hoje, sábado (25), a partir das 8h, acontecerá um trabalho voluntário e coletivo, que tem como objetivo limpar e preservar um espaço...

Série Ouro tem líder isolado

CANELA - A bola rolou com intensidade e muitos gols na noite desta quinta-feira (23) pela 5ª rodada do Campeonato Municipal de Futsal –...
error: Conteúdo protegido