Coisa linda de ver

Tempo de leitura: < 1 minuto

Coluna publicada no dia 02/06.

Buenas, minha gente! Hoje eu não vim reclamar de nada, não. Hoje é dia de abrir o peito e largar um baita “parabéns” pra galera do Departamento Municipal de Esporte e Lazer de Canela (o nosso DMEL). Que baita final foi essa da Terceira Divisão! Uma coisa linda de se ver ao vivo. Sério, que baita clima conseguiram fomentar no ginásio. Torcida vibrando, clima de festa, tudo no seu lugar. O futsal venceu, e quem tava lá viu com os próprios olhos.

A gente tem o costume de apontar o dedo quando dá ruim, mas quando dá certo também tem que vir aqui e dizer. E deu certo demais. Claro, teve seus perrengues lá no começo – a quadra na primeira rodada tava grudando que nem chiclete em sola de bota. Mas depois disso ajustaram e o campeonato fluiu como tem que ser. E o mais importante: não teve goteira, tchê! Nenhum episódio de infiltração no ginásio durante a competição. Só isso já merece palmas.

Campeões e destaques

O título acabou ficando com a gurizada da Galera da Estevão (GDE), que jogou demais e mereceu levantar a taça. Parabéns, gurizada! Mas quero fazer um registro aqui com muito orgulho: a defesa menos vazada do campeonato foi a nossa, do Atlético Canelense. Isso mesmo! Um time que começou há três anos com um bando de guri que só queria jogar bola e seguir vendo os amigos da escola, mesmo com as correrias da vida adulta.

Hoje, mesmo com pouco tempo por causa de trabalho, estudo e correria da vida, tamo aí, firme, fazendo bonito. E não é só número, não. Tem um baita grupo por trás disso. Queria mandar um abraço especial pro presidente João Victor, pro Felipe Ramos (Machadão) e pro Guilherme Santos, que tão sempre na volta cuidando das coisas. E claro, pra toda a torcida que esteve conosco o campeonato inteiro – vocês fazem muita diferença.

Organização que merece aplauso

Outro ponto que eu não posso deixar passar é o capricho do DMEL nos troféus. Além da taça de campeão, teve troféu pra tudo que é posição da seleção do campeonato: melhor ala, melhor pivô, melhor fixo, melhor goleiro… E até o troféu pra defesa menos vazada.

Só alegria. Essas coisas parecem bobagem pra quem vê de fora, mas pra quem joga, pra quem se entrega, é reconhecimento. E reconhecimento é tudo.

Parabéns pro DMEL, que puxou essa parte da premiação individual e valorizado os atletas. Quando tem dedicação e carinho pela competição, a diferença aparece. É isso que mantém a Terceirona viva e cada vez mais querida pela comunidade. Porque sejamos sinceros, né? Entre todas as competições municipais, a Terceira Divisão é a mais raiz, a mais vibrante, a mais disputada. É o povo jogando, torcendo, vivendo o esporte.

Pra melhorar ainda mais: o futuro da Terceirona

Tô sabendo que vão rolar umas mudanças nas regras pra próxima edição. Não vou me meter nos detalhes porque não sou diretor, mas sei que o Marcelo Brito, que tá à frente do DMEL, vem pensando com carinho nessas alterações. E olha, assino embaixo se vierem. Tudo que for pra melhorar a competição, organizar melhor, valorizar mais os atletas e as equipes, eu sou a favor.

A Terceirona tem que ser cuidada, tem que ser protegida. Ela é o coração do futsal de Canela, é onde tudo começa, onde os times se formam, onde surgem os Hélios, os Balus, os Espuletas, e as amizades que duram pra sempre. Só deixo aqui uma observação: faltou uma figura do alto escalão da Prefeitura na final, né? Um secretário ali, vendo de perto, tirando uma foto, apertando umas mãos… não mata ninguém, e mostra que o esporte tá sendo olhado com carinho pela gestão pública. Fica a dica.

Sobre política e críticas: separar o CPF do cargo

E mudando de assunto, mas ainda falando de coisas da cidade, quero deixar um recado bem claro aqui. Quando eu venho neste espaço criticar algo da Prefeitura, de alguma secretaria, ou mesmo uma atitude específica, não é perseguição nem implicância, não. Eu sei separar o CPF do cargo. Sei que quem tá lá hoje são pessoas boas, de bem, trabalhadoras.

Mas às vezes as decisões tomadas não são as melhores – e aí sim a gente aponta, comenta, sugere, cobra. É assim que se constrói. Eu não tô aqui pra derrubar ninguém, nem desmerecer o esforço de servidor nenhum, ou ser o dono da razão. Só que a gente também não pode se calar quando vê que algo pode melhorar, né?

Crítica não é ofensa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul homenageia os 50 anos da Prawer Chocolates

Cerimônia enalteceu a trajetória da marca pioneira do chocolate artesanal no Brasil e contou com a presença de autoridades e colaboradores da empresa Na tarde...

Morre Eraldo da Rosa Pereira, genro do vereador Jone Wulff

CANELA - Faleceu na madrugada desta segunda-feira (4), no Hospital de Caridade de Canela, Eraldo da Rosa Pereira, aos 48 anos, genro do vereador...

Quatro jogos que separam o Gramadense da elite do futebol gaúcho

Tiago Manique [email protected] GRAMADO – O Centro Esportivo Gramadense (CEG) encerrou no domingo (27), a primeira fase da Divisão de Acesso. Jogando pela 14ª rodada da...

O início do fim do comércio irregular?

Quem passou ali pelo entorno da Igreja Matriz, no Centro de Canela, viu que tinha movimento diferente na tarde desta sexta-feira (25). Era a...

Canela e SESAI alinham ações de saúde para comunidade indígena

CANELA – A Secretaria de Saúde de Canela realizou uma reunião, no dia 22 de julho, para alinhar, ações de atendimento de saúde para...
error: Conteúdo protegido