CANELA – O CTG Querência encerrou, neste fim de semana, a Ronda Crioula, no Parque de Rodeios Saiqui. Foram dias de intensa programação tradicionalista, reunindo comunidade, entidades, famílias e visitantes em torno da cultura, dos costumes e da preservação das tradições gaúchas.
Durante a Ronda Crioula, o Parque de Rodeios contou com jantares preparados pelas entidades tradicionalistas de Canela, apresentações artísticas, homenagens e momentos de confraternização e tertúlias até a madrugada. A edição deste ano também ficou marcada pela reinauguração do Galpão Grande do CTG Querência, que voltou a receber a comunidade após passar por obras.
Um dos momentos mais aguardados do encerramento, na noite de sábado (12), foi o anúncio dos novos Guardiões da Chama Crioula: Bernardino e Francisca Soares. A cerimônia de encerramento também contou com apresentações das invernadas artísticas do CTG Querência e com a participação das prendas e peões da atual gestão, proporcionando ao público momentos de dança, cultura e valorização das novas gerações que dão continuidade à história da entidade e a 1ª Prenda do CTG Querência, Pietra Zanatta Santos, também destacou o tema da Semana Farroupilha 2026, “Herança Jesuítica e Guarani no Rio Grande do Sul: 400 anos de cultura e tradição”, ressaltando a importância desse legado na formação da identidade, da cultura e das tradições do povo gaúcho.

CAMPEONATO DE LAÇO
Paralelamente ao encerramento da Ronda Crioula, o Parque de Rodeios Saiqui recebeu a 29ª edição do Campeonato Municipal de Laço de Canela. A competição reuniu 29 equipes, além de cinco quintetos de prendas, movimentando a cancha e demonstrando a força do esporte campeiro no município. Além das provas de laço, a programação do Campeonato contou gineteadas e jogos campeiros e laço inclusão.
A edição também foi marcada pela homenagem ao CTG Tropeiro Serrano, entidade homenageada do Campeonato Municipal de Laço desde ano que apresentou uma cerimônia emocionante e indicou o Piquete de Laçadores Poncho Serrano para ser o homenageado em 2027. O Campeonato Municipal de Laço de contou com disputas acirradas, sendo que o PL Poncho Serrano conquistou a Força A; o PL Bandeira dos Fortes, a Força B; o CTG Eron da Rata, a Força C; e o PL Presilha Serrana, a Força D. Já no Quinteto de Prendas, o título ficou com o PL Rincão das Hortênsias, encerrando mais uma edição do evento que celebrou a união e a força das entidades tradicionalistas de Canela.
Com o encerramento da programação no Parque de Rodeios, os Festejos Farroupilhas de Canela continuam na praça João Corrêa. O patrão do CTG Querência Marcelo Fogaça Rodrigues afirma: “O sentimento é de felicidade e gratidão pelo sucesso da Ronda Crioula e do Campeonato Municipal de Laço, que mais uma vez mostraram a força do tradicionalismo em Canela. Esta edição teve ainda um significado especial para o Querência, com a reinauguração do nosso galpão, devolvendo este importante espaço à comunidade tradicionalista. Agora, os Festejos Farroupilhas seguem na praça João Corrêa, com uma programação preparada para reunir toda a comunidade até o dia 20 de setembro. Que possamos continuar celebrando juntos aquilo que nos une: a nossa cultura e as nossas tradições.”
Para encerrar os Festejos Farroupilhas, no domingo (20), será realizado o tradicional Desfile Farroupilha. A concentração será junto ao Parque do Lago, com saída às 10h e percurso no Centro.
PROGRAMAÇÃO
Quarta-feira (16)
Funcionamento da festa: 10h às 22h
Galpão Tradição: 9h às 20h
9h — Encontro com DTGs
15h às 17h — Baile da Terceira Idade com Kerolin Acordeonista
18h — Oficina cultural de danças gaúchas com o Grupo Folclórico Os Tapejaras
19h — Show musical com Emílio Fogaça & Augusto Crespo
A partir das 20h — Ronda das entidades tradicionalistas, com atividades gastronômicas e culturais, a cargo do curso de Gastronomia e DTG do Câmpus Hortênsias – UCS.
Quinta-feira (17)
Funcionamento da festa: 10h às 22h
Galpão Tradição: 9h às 20h
11h às 13h — Show musical com Jonas Santos
13h30 — Apresentação do DTG Novo Horizonte — APAE e Escola Rodolfo Schlieper
16h às 18h — Show musical com Irmãos Oliveira
18h — Oficina cultural / Teatro de Bonecos: “Contos Gauchescos”
19h — Show musical com Amaranto e seu conjunto
A partir das 20h — Ronda das entidades tradicionalistas, com atividades gastronômicas e culturais
Sexta-feira (18)
Funcionamento da festa: 10h às 22h
Galpão Tradição: 9h às 20h
9h — Encontro com DTGs
11h às 13h — Show musical com Edson Borba
18h — Oficina cultural sobre nós de lenço com o Grupo Folclórico Os Tapejaras
19h — Show musical com Grupo Tarca
A partir das 20h — Ronda das entidades tradicionalistas, com atividades gastronômicas e culturais
Sábado (19)
Funcionamento da festa: 10h às 22h
Galpão Tradição: 9h às 20h
14h — Tertúlia livre, brincadeiras e jogos no Galpão Tradição, com apresentação das invernadas do CTG Querência
20h — Show musical com Hermanos Guedes
A partir das 20h — Ronda das entidades tradicionalistas, com atividades gastronômicas e culturais
Domingo (20)
Funcionamento da festa: 10h às 22h
10h — Desfile Farroupilha (Cavalgada)
11h às 13h30 — Degustação de costelão — Garfo & Bombacha
14h — Teatro “Xará-Xaxá: Lendas do Lado de Cá”, com a Cia Lisi Berti
18h30 — Premiação das atividades campeiras
20h — Show com Luiza Barbosa
*Programação sujeita a alterações.









