
“Operação contra o CV tem tiroteio, fecha avenida e deixa turistas ‘ilhados’ no RJ” — esta era a manchete desta tarde do maior portal de notícias do país, o G1. Enquanto isso, Gramado oferecia paz e tranquilidade aos que escolheram estar aqui. A avenida mais bonita do Brasil, a Borges de Medeiros, contava com lotação em suas calçadas. Lotação bonita: famílias, idosos e crianças ilustravam a cena, caminhando, olhando descontraídos e relaxados.
Segurança
A segurança pública é o principal ativo do turismo regional. Este é o fato. Quanto isso custa é outra coisa. O principal é reconhecer as forças com gestos simples. Eles, os membros dela, precisam saber que vale a pena o esforço, que são reconhecidos por isso. Ver as calçadas como estavam hoje deve ser o prêmio deles.
Feijoada
A Feijoada da Solidariedade, que por coincidência ocorreu neste final de semana em Gramado é um exemplo disso. Dizer que o valor arrecadado vai resolver não se pode, mas o gesto é grandioso. Também é verdade que aqui há um esforço diuturno para dar melhores condições a eles, que certamente os motiva e entusiasma.
Rosangela Alves
Perguntei à jornalista que encabeça (coordena) a Feijoada, Rosangela Alves, duas coisas: O que significa o evento e como o setor da segurança o percebe?
E ela respondeu: (1) “A Feijoada da Solidariedade é, acima de tudo, um movimento de comunidade. Mais do que um evento, ela representa a união de pessoas, empresas e instituições em torno de um propósito maior: apoiar quem cuida da segurança das nossas cidades e, com isso, contribuir diretamente para a qualidade de vida de Gramado e Canela. Cada edição reforça essa consciência coletiva de que segurança pública também se constrói com participação e engajamento da sociedade.
(2) “O setor da segurança percebe a Feijoada como uma iniciativa de grande valor, não apenas pelos recursos destinados, mas pelo reconhecimento e valorização do trabalho realizado diariamente. Existe um sentimento muito claro de parceria e respeito mútuo. Quando a comunidade se mobiliza dessa forma, ela fortalece quem está na linha de frente e ajuda a criar um ambiente ainda mais seguro, humano e integrado para todos”.
Vem aí, a sacolinhaaaa
Há um zum-zum-zum de que a sacolinha plástica pode voltar a ser proibida gratuitamente. Vencem os hipócritas, aqueles que em casa produzem quilos de lixo diariamente, misturam tudo e jogam na beira da rua, gritando a todos para cuidarem do meio ambiente. Como a prefeitura está fechada hoje e amanhã, para a edição de quinta traremos os detalhes desta pauta.
Política
As Câmaras de Vereadores de Canela e Gramado na]o tem sessão hoje. Canela terá na quarta, já Gramado, não avisou nada a respeito.
Intensivo
Parabéns ao Cezar Chavez que já no dia 11 de março disse que em 40 dias o HCC teria alvará sanitário, coisa que há 20 anos não conseguia. Agora os próximos passos, sufocando a fala dos pessimistas.
GreNal
Não te parece que agora a disputa da dupla é para ver quem é pior? Pois a derrota de 2 a 0 do Grêmio para o Cruzeiro, em Minas Gerais, no sábado, parecia algo imbatível. Mas o Inter foi lá e fez pior: perdeu para o lanterna em casa. Eita ano que se apresenta ruim, tão ruim que não vai ter espaço para corneta.
Integração
Como amanhã é feriado, publicamos a edição do jornal hoje, para que todos possamos descansar um pouco no feriado, já que alguns privilegiados estão de folga desde sexta. A próxima edição sai na quinta-feira.
Abraços e se não gostar da edição coloca açúcar!









