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Vendas do comércio gaúcho no Natal podem chegar a R$ 8 bilhões

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GRAMADO – A Federação das Câmaras de Comércio e de Serviços do Rio Grande do Sul – FCCS-RS projeta para o Natal deste ano um volume de vendas que pode chegar à casa dos R$ 8 bilhões no comércio gaúcho.

Essa expectativa positiva está estruturada em fatores como o grande componente emocional que a data oferece, sendo a principal do calendário do comércio, a fortíssima tradição das compras serem feitas em lojas físicas, o crescimento do número de pessoas empregadas no estado, o que aumenta o poder de consumo e o pagamento do 13º salário para os trabalhadores públicos e privados.

Mesmo com inflação ainda não totalmente controlada e a taxa de juros extremamente elevada, o presidente da FCCS-RS, Vitor Augusto Koch, destaca que o Natal é uma data em que as pessoas superam eventuais problemas orçamentários e buscam formas de presentear seus entes queridos, mesmo que seja com artigos de menor valor agregado.

Dezembro é um mês em que as vendas do comércio crescem de maneira consistente, chegando a ser, em algumas oportunidades, 30% superior aos demais meses do ano. Há segmentos que se sobressaem nesse período, como vestuário, calçados e acessórios, que são bastante procurados como opções de presentes, além de brinquedos, eletroeletrônicos, eletrodomésticos e artigos de perfumaria e cosméticos. Supermercados e restaurantes também devem ter boa movimentação em função das ceias do Natal e de Reveillon – salienta Vitor Augusto Koch.

Para as compras deste ano a FCCS-RS prevê um ticket médio de R$ 300,00, com expressiva parcela dos consumidores deixando para adquirir os presentes na semana que antecede o Natal, especialmente entre os dias 21 e 24 de dezembro. E, a partir do dia 26, devem ocorrer as tradicionais trocas de produtos.

Desta forma, a FCCS-RS repassa algumas dicas importantes para os lojistas aproveitarem a data e ampliarem suas vendas.

Entre elas, ofertar ao consumidor a melhor experiência de compra possível, desenvolver promoções criativas e atraentes, evitar a demora no atendimento presencial e disponibilizar opções de pagamento que se adaptem ao bolso do cliente.

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