GRAMADO – Nesta quinta-feira (04), aconteceu o último encontro da formação Alfabetiza Tchê, voltada aos professores dos 1º e 2º anos da Rede Municipal de Ensino. A atividade marcou o encerramento de um ciclo de cinco encontros presenciais realizados ao longo do segundo semestre de 2025, promovendo momentos de escuta, reflexão e troca de experiências entre os profissionais.
A orientadora Maria Laura B. Ortiz compartilhou com os participantes um relato de vida inspirador, destacando a alfabetização como um processo central na construção da identidade de cada estudante. Durante o encontro, a equipe da Educação Infantil do Programa de Aprendizagem, Desenvolvimento e Inclusão (PADI) apresentou as ações realizadas ao longo do ano, com foco na escuta e análise das demandas do público atendido na Educação Infantil em 2025.
Ao longo da formação, professores e outros profissionais da rede também contribuíram com relatos de práticas, fortalecendo a cultura de trocas entre pares e reforçando o compromisso coletivo com a aprendizagem dos estudantes.
A formação foi organizada pela equipe do programa Alfabetiza Tchê: a coordenadora Ionara da Silva, a subcoordenadora e coordenadora dos Anos Iniciais da SME/Gramado, Josiéli Spannenderger, a articuladora Renalfa Sueli Maria e as formadoras Flávia Kramer e Simone Quadros. “A rede de ensino se fortalece quando seus professores trocam experiências e aprendem uns com os outros. Quando a rede valoriza esse diálogo, surgem ideias novas, soluções coletivas e uma educação mais forte para os estudantes. Uma rede que aprende junto, cresce junto”, destaca Ionara.













