Coluna publicada no dia 04/12.
A proposta do vereador Rodrigo Rodrigues (PDT), de abrir o estacionamento do Centro de Feiras, para que os turistas estacionem seus veículos, principalmente neste período do ano, onde o fluxo se intensifica na área central de Canela, teve a indicação aprovada que será avaliada pela Prefeitura de Canela. A ideia é positiva. Semana passada neste mesmo espaço destaquei sobre a iniciativa. O parlamentar na sessão da Câmara Municipal nesta semana, citou que essa é uma ideia muito antiga que está atendendo a sugestões da comunidade e empresários. Mas uma dúvida foi levantada pelo vereador Alberi Dias (MDB): qual o critério para o estacionamento? Se os moradores poderão estacionar seus veículos ou somente turistas? É um bom questionamento.
Mais uma vez a Aegea/Corsan
Pode ser cansativo, mas não pode deixar de ser debatido sobre as obras e falta de abastecimento de água. O tema foi colocado em pauta pelo vereador Alberi Dias (MDB), que mais uma vez teceu críticas, citando que estão “recortando a cidade”. As obras iniciam e são mal terminadas.
Regularizar entidades
Estes dias dediquei uma boa parte da coluna sobre a necessidade de criar um departamento dentro de alguma Secretaria em Canela ou até mesmo podendo ser um setor na Câmara de Vereadores, para orientar entidades para regularização e poder se estruturar e receber recursos públicos. Alberi alertou sobre isso e citou que Associações de bairro tem poucas em atividade regular, devido a falta de documentação necessária. Penso que pode ser uma alternativa e concordo o que disse Alberi de destinar recursos para a regularização. Quem sabe vindo da própria Câmara de Vereadores, por meio das emendas parlamentares um fundo financeiro diferente para colocar em dia entidades e associações.
O alerta de Adir
O vereador Adir Denardi (PSDB) fez um alerta interessante. O assunto era sobre o orçamento da Saúde não alcançar as despesas do Hospital de Caridade de Canela (HCC). O parlamentar revelou que mensalmente tem uma média de 300 a 440 carteiras SUS em Canela e isso, a despesa obviamente aumenta nos cofres do município. Chegou a falar da necessidade de uma auditoria sobre esse tema. É de se pensar.
Visita ao Perinão
Tive a informação que profissionais da Prefeitura de Canela estiveram visitando o ginásio Perinão para avaliar o que pode ser adotado no projeto do tão sonhado ginásio municipal. O que me chamou a atenção que a inciativa partiu de um desportista canelense para levar as servidoras até Gramado.
Risco de perder
O vereador Nene Abreu (MDB), durante sua fala na sessão da Câmara Municipal, fez mais um alerta de risco de perda de recursos. Segundo ele, o deputado federal Alceu Moreira (MDB), por meio de emenda parlamentar destinou cerca de R$ 250 mil para ser instalada na localidade do Morro Calçado, zona rural de Canela, que carece de uma infraestrutura de abastecimento de água que possa fornecer água potável de forma regular e segura para os moradores. A assessoria de Nene e o próprio vereador estarão amanhã em contato com o Ministério das Cidades para verificar como está o andamento do projeto para viabilizar a obra.
Ação solidária em prol do Natal da Apae
O Rotary Club de Canela iniciou uma campanha especial para tornar o Natal da Apae ainda mais significativo neste ano. A entidade está comercializando kits com dois cupcakes, deliciosamente preparados, e toda a renda obtida será destinada à tradicional Festa de Natal da Apae de Canela, que beneficia crianças e jovens atendidos pela instituição. Com o lema de que “ao comprar um cupcake, você não leva apenas um doce, você leva amor”, a iniciativa busca envolver a comunidade em um gesto simples, acessível e saboroso, mas que faz grande diferença para quem realmente precisa.
O valor arrecadado contribuirá diretamente para a realização de um evento repleto de carinho, alegria e inclusão. Os vales-cupcakes estão sendo vendidos pelos rotarianos, e também na Relojoaria Big Ben. A entrega e a retirada poderão ser feitas na sede da Apae nos dias 9 e 10, das 17h às 19h. Também é possível combinar a entrega no momento da compra. O kit com dois cupcakes sendo um de cobertura de chocolate e outra de branquinho, custa R$20e quem participar estará fazendo parte de uma corrente do bem que fortalece o espírito natalino e apoia o trabalho da Apae. Interessados podem entrar em contato com membros do Rotary Club de Canela para garantir seus vales e contribuir com essa causa tão especial. O pix para adquirir os doces: 03046661000146 (CNPJ).













