Coluna publicada no dia 27/11.

Foi debatido por alguns vereadores nesta semana sobre os estacionamentos dos ônibus de turismo em Canela. Segundo os parlamentares Roberto Danany e Nene Abreu (MDB), até multas estão sendo aplicadas para quem para no Centro para o desembarque de passageiros. Foi sugerido criar um ponto de apoio ou terminal turístico adequado. Já o vereador Rodrigo Rodrigues (PDT), propôs uma indicação para que dentro do que preconiza a lei seja viabilizado o estacionamento no Centro de Feiras para facilitar o deslocamento e mobilidade.
Candidato Andrei fez o alerta
Em algum momento na campanha eleitoral do ano passado, não consigo me recordar se foi em entrevistas ou debates o então candidato a prefeito pela Frente Brasil da Esperança (PCdoB, PT e PV), Andrei Mendes, além da proposta de revitalizar o Centro de Feiras, tornando um modelo semelhante a um Mercado Público, sugeriu do estacionamento do Centro de Feiras ou o entorno para estacionamento de ônibus de turismo, proporcionando que os turistas transitassem por todo o Centro de Canela.
Como é hoje?
Normalmente os ônibus de turismo estacionam na rua de trás da Catedral de Pedra ou na rua ao lado do Colégio Marista. Mas outro local que pode ser sugerido, é o entorno do Parque do Lago. Ali pode especificar um lado, na rua onde fica o Supermercado JS para o estacionamento em horários específicos. É uma ideia. Com isso pode ser construído um terminal com banheiros e chuveiros, uma espécie de paradouro. Vou dar outra sugestão, se tivesse dinheiro eu mesmo faria, mas como sou um pobre pelado, não tem como (kkkk). Mas este local que está desocupado (foto), servir de paradouro pode ser uma boa, quem sabe uma parceria entre Prefeitura e alguma empresa?

Mão de obra
Quem me acompanha por aqui sabe que cito sobre este problema enfrentado na região sobre a mão de obra em diversos setores, principalmente na hotelaria e gastronomia. O vereador Alberi Dias (MDB), fez essa citação na Câmara Municipal nesta semana, que chegou até ele por meio de empresários. Um dos pontos é o valor médio salarial baixo pago por aqui. Todos precisam trabalhar, mas necessitam serem valorizados. Outra questão é o alto custo de vida, principalmente nos aluguéis.
Alerta do Nene Abreu
Três importantes assuntos foram alertados pelo vereador Nene Abreu. Um destes é a interminável novela envolvendo a Rota Panorâmica, que segundo ele concluindo ou arrumando para passagem do trânsito, pode facilitar o fluxo de turistas para Canela, criando uma nova alternativa vindo de Três Coroas. Outro ponto, foi envolvendo os bombeiros. A rua ao lado, chamada de passagem, junto ao Parque do Lago que servirá para justamente facilitar quer os carros dos bombeiros se desloquem. Apurei que a via foi feita de forma irregular na gestão passada da administração municipal, teve problema na questão ambiental. Outro alerta foi em relação a ambulância que o mandato do vereador conseguiu uma emenda por meio do deputado federal Alceu Moreira (MDB). É necessário uma série de documentação por parte da Secretaria de Saúde para ajustar e receber o equipamento, e que algumas questões para serem resolvidas, segundo o parlamentar estão faltando. Uma reunião será realizada na próxima semana com o secretário Jean Spall para solucionar essa situação, sob o risco de Canela perder este importante veículo.
Feira do Peixe Vivo
A tradicional Feira do Peixe Vivo terá uma nova edição neste sábado (29), das 7h30 às 18h, no Expogramado. A ação, promovida com apoio da Secretaria da Agricultura, contará com a venda de tilápias e carpas frescas, direto dos produtores locais. Na última edição, realizada em 15 de novembro no bairro Várzea Grande, mais de 400 quilos de peixe foram comercializados. A expectativa é superar esse volume, ampliando o acesso da população a produtos frescos e de qualidade.
Faixas de segurança na madrugada
Diferentemente da Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR), que está debochando nesta semana dos usuários fazendo mais uma vez obras de recapeamento durante o horário comercial na Avenida das Hortênsias, a Secretaria de Segurança Pública, Trânsito, Transporte e Fiscalização, fez o contrário. Teve o respeito com os contribuintes e executou nos últimos dias a revitalização de faixas de segurança localizadas na área central da cidade. Os serviços foram realizados a noite e durante a madrugada, com o objetivo de gerar o menor impacto possível na mobilidade urbana, tendo em vista a grande movimentação turística devido ao 40º Natal Luz de Gramado. Isso é ter bom senso.

Prefeituras terão expediente neste sábado
As prefeituras da região estarão abertas neste sábado (29), para compensar o recesso no final de ano. Em Canela, o atendimento ao público será das 8h às 12h e Gramado, das 7h às 13h, sem fechar ao meio-dia. O recesso no final do ano, será do dia 24 de dezembro até 4 de janeiro de 2026. O atendimento retorna normalmente na segunda-feira, dia 5 de janeiro.













