Coluna publicada no dia 27/10.
Carlos Oliveira, o Carlão, não faz mais parte da equipe do governo Gilberto Cezar e Tolão. O ex-vereador exercia a função de diretor de Roçadas e foi exonerado do cargo na sexta-feira (24). O trabalho de Carlão estava sendo bastante elogiado pela limpeza dos espaços públicos onde ele e sua equipe atua. Conversei sábado (25), com o vice-prefeito Tolão que explicou que a saída se deu para correções dos rumos do trabalho, algo normal nas relações e que nada de grave aconteceu. O acerto da saída foi uma conversa entre o prefeito Gilberto Cezar e o secretário de Obras, Cesar Prux. Mas claro que as explicações formais quando da saída de um cargo de confiança, são desta forma, mas se o trabalho estava sendo elogiado por todos, por que da saída?
O que disse Carlão
Enviei mensagem para o Carlão e disse que “vai aguardar” para se manifestar. Mas no próprio sábado (25), o ex-vereador fez comentários sobre sua saída nas redes sociais do Jornal Integração, na postagem que publicamos sobre sua saída. Confira abaixo:
“Tudo tem um começo e um fim, meu trabalho exerci com muita dedicação e principalmente com muito afinco com nossos munícipes, saio com minha consciência tranquila de dever cumprido, agradeço a todos funcionários que faziam parte da minha equipe pelo esforço de colocar mais de 50 por cento de nosso município limpo e dentro destes 10 meses de trabalho. Grande abraço a cada servidor que contribuíram com este trabalho, grande abraço a todos os funcionários de carreira que estão a frente da Prefeitura fazendo o que podem para manter os trabalhos essencial para que o nosso povo possa ter o mínimo de atendimento básico que é o que tem no momento, vamos aguardar os próximos meses e ver o que vai acontecer…”
Em alta com a população
Um dos termômetros que temos hoje são as redes sociais. Na publicação que fizemos sobre a saída de Carlão, não consegui observar por parte daqueles que se manifestaram contrariedade ao trabalho. Muito pelo contrário, forma de elogios e surpresa. Abaixo se parei alguns comentários públicos no Facebook do Jornal Integração:
Júlio Vaccari: São apenas comentários, mas são bons e isto lava a alma e mostra que tu estava no caminho certo, bom ouvir opiniões diversificadas. Elas servem para medir algumas coisas!
Cláudia Cuty: Impressionante! A pessoa que mais trabalhava nesta gestão.
Omar Veeck: Fico muito triste com a saída de Carlão a frente da limpeza pública do nosso município, ninguém é insubstituível, mas a comunidade canelense vai sentir falta deste colaborador.
Cátia Ramisch: Bah ele estava fazendo um ótimo trabalho e ajudava muitas pessoas. Em relação as limpezas das ruas e os entulhos que havia em vários lugares e agora como q vai ficar? Parabéns Carlão sempre à disposição da comunidade canelense.
Dia do Servidor Público
Amanhã, terça-feira (28), comemora-se o Dia do Servidor Público. Passando aqui para parabenizá-los, independente da área que atua. Existe aquele preconceito de que não trabalham, que são competentes, enfim. Mas tem nesta área, assim como no setor privado também os profissionais que deixam a desejar.
Autonomia nos governos
Uma questão que deve ser bastante destacada que o servidor público, conforme a área que atua ele tem capacidade de fiscalizar o governo que está atuando, seja na esfera municipal, estadual ou federal. O cargo é efetivo, concursado, então pode e tem a liberdade de contestar as ações do prefeito, governador ou presidente. Não é cargo político. Então por isso da necessidade de manter a estabilidade, dá mais segurança para a população, caso contrário será sempre sim senhor ou sim senhora.












