GRAMADO – No dia 30 de setembro, foi oficializada a sanção da Lei nº 4.460/2025, que institui em Gramado a Semana Municipal de Prevenção e Promoção da Saúde do Adolescente. A publicação ocorreu no Diário Oficial da Prefeitura e marca a concretização de um projeto idealizado pelos Vereadores Jovens da Câmara Municipal, por meio da estudante e vereadora jovem Larissa Guimarães de Moura.
A nova lei tem como objetivos promover ações educativas e preventivas relacionadas à saúde mental dos adolescentes; conscientizar sobre a prevenção de doenças sexualmente transmissíveis e da gravidez na adolescência; desenvolver atividades de prevenção ao uso de álcool e outras drogas; além de incentivar a formação e capacitação de educadores, profissionais da saúde e familiares.
Com esse propósito, na noite do dia 2 de outubro foi realizada a primeira ação da iniciativa, organizada pelo gabinete da vereadora Vivi Cardoso, madrinha legislativa de Larissa. O encontro aconteceu na Escola Municipal Gentil Bonatto, onde a jovem estuda, e reuniu professores da instituição para uma palestra com a terapeuta psicanalista e palestrante Ângela Badalhamente, abordando qualidade de vida, bem-estar e os desafios do cotidiano escolar.
“Iniciamos este trabalho com os professores, pois acredito que, além de cuidarmos da saúde dos adolescentes, precisamos cuidar também de quem cuida deles. Os educadores merecem apoio, reflexão e conhecimento. Essa ação continuará e também envolverá os alunos e seus familiares”, destacou a vereadora Vivi Cardoso.