Tiago Manique
GRAMADO – A manhã de hoje, terça-feira (30) marcou o início das disputas de vôlei nos Jogos Escolares que está sendo realizado no Perinão. A competição reúne 16 escolas e cerca de 1.300 atletas das categorias masculino e feminino e se estende até sexta-feira (3), quando ocorrerá a cerimônia oficial de encerramento, com a presença de autoridades estaduais e nacionais. Neste primeiro dia de disputas, entraram em quadra a garotada do juvenil e pré-mirim masculino.
Entre as escolas participantes está o Santos Dumont. O professor Rodrigo Pietrowsky e o aluno Silas Matheus, conversaram com a reportagem do Jornal Integração sobre a importância do evento. Para o educador, os Jogos Escolares são reflexo do trabalho contínuo realizado nas aulas de educação física.
“É sempre um privilégio poder participar representando nossos alunos. O voleibol, em especial, está em alta em Gramado, e vemos a evolução técnica e pessoal dos jovens. Mais do que resultados, buscamos valores como respeito, humildade e trabalho em equipe”, destacou Rodrigo.
Rodrigo destacou ainda que o esporte vai além da competição e citou das conversas com os estudantes sobre os resultados negativos que ocorrem durante os jogos. “Mais do que títulos, o esporte nos ensina valores como humildade, respeito, trabalho em equipe e convivência. A derrota também traz lições importantes, preparando os alunos para desafios da vida escolar, profissional e pessoal”, completou.
O professor também ressaltou a diversidade esportiva da escola: “Hoje representamos no vôlei, futsal, handebol, xadrez e tênis de mesa. Nosso objetivo é sempre proporcionar momentos de integração e aprendizado”.

Importância na formação e o sonho
O estudante Silas Mateus, que compete no vôlei, mas também pratica handebol e futsal, vê nos Jogos uma oportunidade de crescimento.
“Participo desde os oito anos. Os Escolares ajudaram muito na minha evolução como atleta e como pessoa. A gente sempre se esforça mais nos estudos para poder estar aqui competindo. É um incentivo dentro e fora da quadra”, afirmou o jovem, lembrando ainda que a Santos Dumont busca o tricampeonato consecutivo na modalidade.
O jovem falou que os Jogos Escolares e as aulas de educação física são oportunidades que acolhe para seguir o sonho de seguir no esporte. “Meu forte é o vôlei. Se surgir uma oportunidade de jogar profissionalmente, vou aproveitar”, projetou.
O secretário de Esporte e Lazer de Gramado, Lucas Roldo, destacou a importância da iniciativa. “Os Jogos Escolares são muito mais do que uma competição. Eles representam uma oportunidade de aprendizado, de convivência e de desenvolvimento dos nossos jovens. O esporte é uma ferramenta fundamental para a formação cidadã, e ver tantos alunos engajados é motivo de orgulho para Gramado”, afirma.

CRÉDITO ALUNO
Gabriel Bremstrop/Divulgação
FOTO ALUNO
Silas Mateus revelou o sonho de se tornar atleta de vôlei
A entrevista completa pode ser conferida no Facebook do Jornal Integração na aba vídeos ou clicando neste link
https://www.facebook.com/jornalintegracaohortensias/videos/1332071228553077
Programação
Amanhã, quarta-feira (1º)
Manhã: Juvenil Feminino
Tarde: Pré-Mirim Feminino
Quinta-feira (2)
Manhã: Infantil Masculino
Tarde: Mirim Masculino
Sexta-feira (3)
Manhã: Infantil Feminino
Tarde: Mirim Feminino