Coluna publicada no dia 24/09.

O cenário dos eventos culturais, devido aos adiamentos recentes, como a Feira do Livro e o Festival Internacional de Bonecos, está gerando preocupação em pessoas ligadas ao setor da cultura de Canela. Amanhã, quinta-feira (25), às 19h, a classe cultural estará realizando na Câmara de Vereadores uma reunião, onde a comunidade está sendo chamada, assim como setores da política para debater e tentar encontrar algum caminho que melhore esse cenário dos eventos culturais na cidade.
Reclamações
Um dos pontos em que os manifestantes colocam como preocupação foram, além dos cancelamentos e/ou transferência de datas, a comunicação denominada pelo setor cultural de “defeituosa do executivo” a respeito desses casos. “Nós do Conselho de Cultura entendemos que é de extrema importância que haja algum tipo de comoção efetiva da classe pra que os produtores culturais e artistas possam desenvolver seus trabalhos com maior segurança e também o público em geral tenha acesso garantido às diversas manifestações culturais”, cita em nota.
A boa notícia
Um dos adiamentos reclamados pelo Conselho de Cultura é quanto o Festival Internacional de Teatro de Bonecos de Canela que estava programado para este ano. Infelizmente não será o retorno para agora e sim em 2026. O ponto positivo neste caso, que o evento teve o projeto aprovado da Lei Rouanet, o que permitirá a captação de mais recursos. A data foi divulgada pela Prefeitura e deve ocorrer entre 23 e 26 de abril de 2026.
Clube do Livro
Integrante do Conselho Cultural e produtor do setor, meu amigo Fernando Gomes, leitor deste espaço, envia a agenda da próxima atividade do Clube do Livro de Canela. No dia 2 de outubro, na próxima semana, uma quinta-feira a autora Julia Dantas participa de forma online de seu terceiro debate com o grupo de leitores de Canela. O encontro será híbrido, às 19h30, presencialmente no Araçá Bistrô (rua Visconde de Mauá, 443 – Centro, atrás da Catedral de Pedra) ou online via Google Meet (solicitar link pelo @clubedolivrodecanela ou (54) 99192.6187. Inscrição: R$30 (independente do formato). Nos próximos dias vamos detalhar mais sobre o evento.
Atenção agricultores!
Departamento de Agricultura da Secretaria de Obras de Canela, informa aos agricultores que o programa Operação Terra Forte, do Governo do Estado, está com inscrições abertas até o dia 16 de outubro. A iniciativa conta com o apoio do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Canela e da Emater. O programa tem como objetivo a recuperação de solos, além de possibilitar a implantação de hortas e pomares domésticos, bem como o incentivo a pequenas criações. Os valores podem chegar a até R$ 30 mil, mediante apresentação de projeto, sem a necessidade de devolução do recurso.
As inscrições devem ser realizadas diretamente na Emater de Canela, localizada na Avenida do Lago, 466, bairro Leodoro de Azevedo, com agendamento prévio pelo WhatsApp: (54) 99914.3385. Para se inscrever é necessário apresentar: Documento de Identidade e CPF; Declaração de Aptidão (DAP) ou Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF) Ativo.
Vôlei Feminino
A bola foi levantada na noite de ontem, terça-feira (23), no ginásio Carlinhos da Vila, para a segunda rodada do Campeonato Municipal de Vôlei Feminino de Canela. O R7 Voleibol gabaritou aos vencer os dois set’s por 2 a 0. As parciais foram de 25×12 e 25×21. Na segunda partida, foi a vez da AABB Livre conquistar o triunfo. A partida foi definida nos detalhes, apesar de ter sido por 2 a 0. As parciais foram de 26×24 e 25×23. A terceira rodada está programada para o dia 30, próxima terça-feira com duas partidas no Carlinhos da Vila. Às 20h, se enfrentam Toque de Pele x R7 Voleibol e na sequência, em duelo das AABB’s, entram em quadra a equipe denominada de Livre diante da Master.