GRAMADO – De 18 a 24 de setembro de 2025, Gramado será novamente o centro das atenções no cenário esportivo nacional com a realização da Copa Gramado Laghetto Sub-16, que chega à sua quinta edição no masculino. Logo depois, entre os dias 1º e 4 de outubro, será a vez da primeira edição feminina, consolidando ainda mais a competição como uma referência no futebol de base.
Mais do que jogos e títulos, a Copa representa um verdadeiro palco para o desenvolvimento de jovens talentos. Atletas de diferentes regiões do Brasil encontram em Gramado uma vitrine importante, onde podem mostrar seu potencial e dar passos decisivos em suas carreiras.
Esse impacto pode ser visto no exemplo dos meninos do Centro Esportivo Gramadense das categorias Sub-11 e Sub-13. Ainda em fase inicial da caminhada no futebol de campo, eles já enxergam na Copa Gramado Laghetto um sonho possível. Muitos vislumbram a oportunidade de, em alguns anos, também estarem em campo, vestindo a camisa do CEG e disputando uma das competições mais respeitadas do futebol de base Sub-16.
Entre esses jovens está o atleta Diogo Model, sub-11, que destaca a inspiração que a Copa representa:
“Ao ver os mais velhos jogando a Copa Laghetto e representando a nossa cidade, sinto orgulho e torço muito pelo Gramadense. Sonho em disputar o torneio um dia e espero que seja em breve”, afirmou.
Na mesma linha, o atleta Joaquim de Brito, da categoria sub-13, ressalta a força da competição e a admiração que ela desperta:
“Ver os jogadores tanto do Gramadense quanto dos times da elite brasileira certamente inspira e ganha a admiração de todos. Eu, como qualquer um deste clube, sonho em disputar um torneio tão relevante que é a Copa Gramado Laghetto”, destacou.