GRAMADO – Gramado reafirma sua força no cenário turístico nacional. No boletim semestral da Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa), a cidade aparece como o 5º destino mais vendido do Brasil e ocupa a 2ª posição entre os destinos mais procurados para as férias de julho, período de alta temporada.
Historicamente reconhecida entre os destinos líderes de venda no país, Gramado teve suas vendas impactadas de forma significativa pelos eventos climáticos de 2024. A rápida recuperação em 2025 reforça a resiliência do turismo local e a força da imagem do destino, que segue entre os preferidos dos brasileiros.
“O fato de Gramado ter se consolidado como o segundo destino nacional mais vendido em julho e estar no top 5 do primeiro semestre demonstra sua força e resiliência. Esse desempenho reflete anos de trabalho consistente na consolidação e no posicionamento de Gramado no mercado, somado ao esforço conjunto do trade, da comunidade e do poder público local para a retomada após os desafios trazidos pelas chuvas. Mais do que números, esse resultado evidencia que o trabalho estruturado ao longo do tempo e a forte relação com as operadoras foram fundamentais para esta recuperação, mostrando também a rápida e sólida resposta do mercado. Gramado e toda a região, com o apoio constante dos operadores de turismo na sua promoção e fortalecimento, reafirma-se como um destino forte, desejado e de grande apelo e interesse entre os viajantes”, destaca a presidente executiva da Braztoa, Marina Figueiredo.
Gramado já havia sido apontada como um destino emergente no Anuário Braztoa 2025, que destacou os locais com maior crescimento no interesse dos viajantes. O município figurou entre os cinco destinos nacionais que mais cresceram, consolidando tendências que devem ganhar ainda mais força nos próximos anos.
A Secretaria de Turismo de Gramado tem intensificado as ações de promoção nacional e internacional por meio de uma agência especializada em marketing de destinos, ampliando a presença do destino nos principais mercados emissores e reforçando sua posição como referência no turismo.