GRAMADO – Os vereadores jovens da 6ª Legislatura da Câmara de Gramado vêm ganhando cada vez mais protagonismo na Casa do Povo, em suas escolas e em suas comunidades. Muito desse destaque se deve ao trabalho desenvolvido pela Escola do Legislativo Ivo Bezzi, sob a direção de Fábio Schamtz, que atua lado a lado com os vereadores jovens. Essa parceria estimula a troca de ideias, a apresentação de propostas e o desenvolvimento de projetos que impactam diretamente a vida da juventude gramadense — jovens que representam o futuro da cidade.
Até o momento, os vereadores jovens já apresentaram cerca de 100 pedidos de informação, providência e indicação ao Executivo Municipal, além de encaminharem e aprovarem três Projetos de Lei do Legislativo (PLL). Esses projetos percorrem todo o processo legal dentro da Câmara: recebem parecer jurídico, passam pelas comissões temáticas e são apreciados em plenário. Uma vez aprovados pelos vereadores jovens, seguem para análise dos vereadores titulares, repetindo o trâmite completo da Casa Legislativa.
“Houve um amadurecimento de todos os vereadores jovens diante de todas as ações que estão sendo realizadas. Todos estão desempenhando um papel fundamental como cidadãos conhecendo a cidadania e a democracia, além do funcionamento dos três poderes constituídos, em especial, o poder legislativo. O olhar do jovem, dos estudantes, do integrante de uma comunidade é fundamental para a implantação de políticas públicas eficientes.”, comenta, Fábio Schmatz.
Nesta segunda-feira, dia 25, durante a sessão plenária, dois novos projetos dos vereadores jovens passaram oficialmente a integrar a pauta do Legislativo, protocolados pela Mesa Diretora, composta pelos vereadores Ike Koetz (presidente), Rafael Ronsoni (vice-presidente), Pedro Lazaretti (primeiro secretário) e Roberto Cavallin (segundo secretário). Confira os projetos:
- PLL 28/2025 – Institui o Prêmio Jovem Inovador, que busca destacar e incentivar jovens de 15 a 29 anos por iniciativas inovadoras. A proposta valoriza o potencial criativo da juventude, estimula a elaboração de projetos que gerem benefícios sociais e fortalece o sentimento de pertencimento e responsabilidade com a cidade.
- PLL 29/2025 – Cria a Semana Municipal de Prevenção e Promoção da Saúde do Adolescente, a ser realizada em agosto. A iniciativa pretende promover ações educativas sobre saúde mental, prevenção de doenças, gravidez na adolescência, uso de álcool e drogas, envolvendo escolas, profissionais e famílias, garantindo mais informações e cuidados para os jovens gramadenses.
Agora, os projetos seguem para análise das comissões de Mérito, Legalidade e Orçamento. Caso recebam pareceres favoráveis, irão à votação em plenário. Se aprovados pela Câmara, serão encaminhados ao Executivo Municipal para sanção, transformando-se em lei efetiva em nossa cidade.