GRAMADO – O 53º Festival de Cinema de Gramado divulgou os quatro longas-metragens que participam da Mostra Cinema Francês, com início na próxima quarta-feira (20). São eles: ‘Suprêmes’, de Audrey Estrougo; ‘Cão Danado’, de Jean-Baptiste Durant; ‘Os Piores’, de Lise Akoka e Romane Gueret; e ‘O Último Moicano’, de Frédérici Farrucci, este último inédito no Brasil, com lançamento comercial marcado para dia 21 de agosto. A curadoria da mostra é de Katia Adler, diretora da Jangada e realizadora do Festival de Cinema Brasileiro de Paris.
Realizado pela Gramadotur, o Festival de Cinema de Gramado faz parte do Patrimônio Histórico e Cultural do Rio Grande do Sul e tem se destacado pela internacionalização a partir das janelas oferecidas para filmes estrangeiros. Até o dia 23 de agosto, a programação conta com cinco mostras competitivas, além de painéis de mercado, debates, coletivas de imprensa, sessões hors concours e uma série de atividades que promovem encontros entre realizadores e o público apaixonado por cinema.
O primeiro filme da mostra, ‘Suprêmes’, de Audrey Estrougo, será exibido na quarta-feira (20), às 14h, no Teatro Elisabeth Rosenfeld. O longa se passa nos subúrbios desfavorecidos de Paris, em 1989, quando um grupo de amigos encontra uma maneira de se expressar graças ao movimento hip-hop que acabava de chegar à França. Depois de dançar e fazer grafite, JoeyStarr e Kool Shen começaram a escrever letras de rap mergulhadas na raiva que estava se formando nos subúrbios. Seus ritmos febris e suas letras rebeldes logo cativaram as multidões e entraram em choque com as autoridades.
Em seguida, será exibido ‘Cão Danado’ (‘Chien de la casse’), de Jean-Baptiste Durand. No longa, Dog e Mirales são amigos de infância. Eles vivem em uma pequena aldeia no sul da França e passam a maior parte de seus dias vagando pelas ruas. Para matar o tempo, Mirales desenvolveu o hábito de provocar Dog mais do que o necessário. A amizade deles será abalada pela chegada de uma jovem, Elsa, ao vilarejo, com quem Dog terá um romance. Consumido pelo ciúme, Mirales terá que se livrar de seu passado para poder crescer e encontrar seu lugar.
Na quinta-feira (21), ‘Os piores’ (‘Les Pires’), de Lise Akoka e Romane Gueret, será exibido na Mostra Cinema Francês, às 14h. No longa, as filmagens de um filme em produção estão prestes a acontecer na Cité Picasso, em Boulogne-sur-Mer, norte da França. Durante a seleção de elenco, quatro adolescentes, Lily, Ryan, Maylis e Jessy, são escolhidos para estrelar o filme. No entanto, todos na vizinhança se questionam por que os “os piores” foram escalados.
‘O Último Moicano’ (‘Le Mohican’), de Frédéric Farrucci, será exibido na sequência, no Teatro Elisabeth Rosenfeld. Na Córsega, o pastor de cabras Joseph resiste à máfia que quer tomar suas terras. Ao, acidentalmente, matar um mafioso, ele torna-se alvo de uma caçada implacável pela ilha. Sua fuga transforma-o em “O Último Moicano”, um símbolo de resistência corsa.
Mostra Cinema Francês
Teatro Elisabeth Rosenfeld – Rua São Pedro, 369
Entrada franca
20/08
14h – Suprêmes, de Audrey Estrougo
15h40 – Cão Danado’ (‘Chien de la Casse’), de Jean-Baptiste Durand
21/08
14h – ‘Os Piores’ (‘Les Pires’), de Lise Akoka e Romane Gueret
15h40 – ‘O Último Moicano’ (‘Le Mohican’), de Frédéric Farrucci