InícioEVENTOSGramado e Canela53º Festival de Cinema tem abertura oficial hoje com homenagem a Rodrigo...

53º Festival de Cinema tem abertura oficial hoje com homenagem a Rodrigo Santoro

Tempo de leitura: < 1 minuto

GRAMADO – Após dois dias dedicados às produções estudantis — com a 1ª Mostra Nacional de Cinema Estudantil Educavídeo, na quarta-feira (13), e a Mostra Educavídeo, na quinta-feira (14) —, o 53º Festival de Cinema de Gramado celebra hoje, 15 de agosto, sua abertura oficial no Palácio dos Festivais. A programação começa pela manhã e se estende até a aguardada sessão de gala, que inclui homenagem a Rodrigo Santoro e exibição do filme ‘O Último Azul‘, de Gabriel Mascaro.

Às 8h30, o Palácio dos Festivais recebeu a Sessão Infantil com a première mundial da série ‘Comer, Beber e Aprender‘ e entrada franca. Híbrida de live action, animação e documentário, a produção acompanha a curiosa Helena (Helenna Fernandes) explorando receitas e tradições culinárias no Vale do Capão (BA).

A partir das 16h, o tapete vermelho recebe o público e convidados para a cerimônia de abertura, com presença de autoridades e a tradicional apresentação da Orquestra Sinfônica de Gramado. A partir das 18h, o Festival presta homenagem a Rodrigo Santoro, que recebe o Troféu Kikito de Cristal em reconhecimento à trajetória de destaque do ator no cinema brasileiro e internacional. Antes da entrada no Palácio do Festival, o ator eternizará as suas mãos na Calçada da Fama de Gramado. Em agosto, Santoro completa 50 anos e celebra mais de três décadas de carreira, marcada por trabalhos memoráveis em produções como ‘Bicho de Sete Cabeças’, ‘Abril Despedaçado’, ‘300’, ‘Simplesmente Amor’ e ‘Che’, além das séries ‘Lost’ e ‘Westworld’. O homenageado construiu uma trajetória que transita com naturalidade entre Hollywood e o Brasil, levando o cinema nacional a novas plateias e se firmando como um dos intérpretes mais versáteis de sua geração.

A homenagem será seguida pela exibição de ‘O Último Azul’, longa dirigido por Gabriel Mascaro e estrelado por Denise Weinberg, Rodrigo Santoro, Adanilo e Miriam Socarrás. Para marcar a noite de estreia nacional do filme no Brasil, o emblemático tapete vermelho de Gramado terá sua cor substituída pelo azul. Vencedor do Urso de Prata no Festival de Berlim deste ano, o longa também conquistou o Prêmio do Júri Ecumênico e o troféu de Melhor Filme Ibero-americano de Ficção no Festival Internacional de Cine en Guadalajara, onde Weinberg recebeu o prêmio de melhor interpretação. Situado na Amazônia, o longa apresenta um Brasil quase distópico, em que o governo transfere idosos para uma colônia habitacional para “desfrutar” seus últimos anos. A narrativa acompanha Tereza (Weinberg), uma mulher de 77 anos que decide embarcar em uma última jornada antes do exílio compulsório, contando com a presença de Santoro em um papel central. Poético e político, o filme reflete sobre resistência, envelhecimento e laços humanos, em uma viagem que atravessa os rios da região.

Representando o longa-metragem, passam hoje pelo tapete: Gabriel Mascaro, diretor; Rodrigo Santoro, ator; Denise Weinberg, atriz; Sandino Saravia Vinay, produtor; Adanilo, ator; Paulo Serpa, produtor executivo; Reginaldo Tyson, maquinista-chefe; Rosa Malagueta, atriz; Alice Ermelindo, atriz; Wallace Abreu, ator; Rachel Daisy Ellis, produtora; e equipe.

Além disso, a partir de hoje está disponível no site oficial do evento a Mostra Sedac de Cinema Acessível, apresentada pelo Iecine-RS e que segue no ar até o encerramento do festival, em 23 de agosto. A seleção reúne três longas com recursos de audiodescrição, legendagem e Libras, reforçando o compromisso do festival com a democratização do acesso ao cinema. São histórias diversas e potentes: ‘O Mercado de Notícias’, de Jorge Furtado, propõe uma reflexão sobre ética no jornalismo e a importância da informação de qualidade; ‘Memórias de um Esclerosado’, de Thais Fernandes e Rafael Corrêa, mescla documentário e ficção para narrar, com sensibilidade e humor, o cotidiano de um cartunista que vive com esclerose múltipla; e ‘Chama a Bebel’, de Paulo Nascimento, apresenta ao público adolescente uma trama sobre inclusão, respeito às diferenças, proteção ambiental e combate ao bullying.

MOSTRA EDUCAVÍDEO

Na programação de quarta e quinta-feira, estudantes da rede municipal de Gramado e de diversos pontos do Brasil viveram a emoção de ver seus filmes projetados na icônica tela do Palácio dos Festivais. Além da já tradicional Mostra Educavídeo, com a exibição dos projetos audiovisuais idealizados por estudantes da rede municipal de ensino de Gramado, o Festival de Cinema incorporou este ano à programação a 1ª Mostra Nacional de Cinema Estudantil Educavídeo, contemplando produções de alunos matriculados em escolas de diferentes pontos do Brasil. Em ambas as noites, os filmes exibidos também tiveram direito a noite de premiação, inaugurando, assim, a lista dos primeiros vencedores do 53º Festival de Cinema de Gramado, conforme lista abaixo:

1ª MOSTRA NACIONAL DE CINEMA ESTUDANTIL – ENSINO FUNDAMENTAL

Melhor curta – Júri Técnico: ‘Cicatrizes Invisíveis’

Melhor direção: ‘A Noite de Halloween’

Melhor atriz: Eduarda Vitória (‘A Garota do Banheiro’)

Melhor ator: João dos Santos (‘Funk do Pote’)

Melhor roteiro: ‘Cicatrizes Invisíveis’

Melhor direção de fotografia: ‘Capim Napier’

Melhor direção de arte: ‘A Invasão’

Melhor som: ‘Capim Napier’

Melhor edição: ‘Funk do Pote’

1ª MOSTRA NACIONAL DE CINEMA ESTUDANTIL – ENSINO MÉDIO

Melhor curta – Júri Técnico: ‘Memórias Fragmentadas’

Melhor direção: ‘Amigos/Amores de Infância’

Melhor atriz: Lívia Cristina Beck Piber (‘Memórias Fragmentadas’)

Melhor ator: Vitor Hugo Brito (‘Um Certo Capitão Rodrigo’)

Melhor roteiro: ‘E Se…’

Melhor direção de fotografia: ‘Memórias Fragmentadas’

Melhor direção de arte: ‘Neuroexplorador’

Melhor som: ‘Cega Pela Ilusão’

Melhor edição: ‘Pronta-Entrega’

1ª MOSTRA NACIONAL DE CINEMA ESTUDANTIL – CATEGORIA GERAL

Melhor curta – Júri Popular (Fundamental e Médio): ‘Um Certo Capitão Rodrigo’

Participaram do júri responsável pela escolha dos vencedores da 1ª Mostra Nacional de Cinema Estudantil Educavídeo: Fernanda Moro, cineasta, roteirista e escritora; Amanda Menger, professora da rede municipal; e Vitória Lauterbach, cineasta e produtora audiovisual.

MOSTRA EDUCAVÍDEO

Melhor curta – Júri Técnico: ‘O Olhar da Inspiração’

Melhor curta – Júri Popular: ‘Selene’

Melhor direção: Vitória Ecker Boebel (‘A Quarta Parede’)

Melhor atriz: Karen Müller (‘Selene’)

Melhor ator: Bernardo Vinícius Freitas Amaral (‘O Olhar da Inspiração’)

Melhor fotografia: ‘O Olhar da Inspiração’

Melhor roteiro: ‘Selene’

Melhor direção de arte: ‘O Olhar da Inspiração’

Participaram do júri responsável pela escolha dos vencedores da Mostra Educavídeo: Ally Collaço, professora e pesquisadora de cinema; Gustavo Spolidoro, cineasta e homenageado com o Prêmio Iecine Legado no Festival deste ano; Bruna Provenzano, jornalista e especialista em Educação; Fábio Fantauzzi, diretor de fotografia e cinegrafista de risco; Neu Ribeiro, professora da rede e ex-aluna do NPD do Educavídeo; Cristiano Silveira, professor da rede municipal; Alex Müller, vice-diretor e professor da rede municipal; e Ike Koetz, presidente da Câmara de Vereadores de Gramado; e Denise Foss, uma das idealizadoras do Educavídeo.

Há 13 anos ensinando a linguagem audiovisual para estudantes de 7º ao 9º ano da rede pública municipal de Ensino Fundamental e 1º ao 3º ano da rede pública estadual de Ensino Médio, o Educavídeo ganhará novo investimento da Prefeitura de Gramado para que também passe a ter uma sede oficial no município. “Nossas crianças e alunos estão bem acompanhados e equipados aqui na rede municipal de Gramado. É um dos pilares da nossa administração. Estendemos esse investimento ao Educavídeo porque vocês merecem. Será uma sede arejada, bonita e moderna para que possam avançar nas belas produções que já têm sido apresentadas ao longo dos anos”, comentou o prefeito de Gramado, Nestor Tissot, na noite da última quinta-feira (14), durante a sessão da Mostra Educavídeo.

Serviço

Mostra Sedac de Cinema Acessível

Data: 15 de agosto

Horário: 8h30

Local: Palácio dos Festivais

Filmes: ‘O Mercado de Notícias’, ‘Memórias de um Esclerosado’ e ‘Chama a Bebel’

Sessão Infantil 1

Data: 15 de agosto

Horário: 8h30

Local: Palácio dos Festivais

Filme: ‘Comer, Beber e Aprender’ (première mundial)

Entrada franca

Cerimônia de abertura e homenagem a Rodrigo Santoro

Data: 15 de agosto

Horário: 17h (tapete vermelho) / 18h (cerimônia e filme)

Local: Palácio dos Festivais

Filme: ‘O Último Azul’

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Dono de restaurante em Canela morre aos 47 anos após mal súbito

Gabriel Sarago Cattólica, 47 anos, faleceu neste sábado (9) após sofrer um mal súbito pela manhã, de acordo com a Brigada Militar. Ele era...

Trânsito é liberado na Estrada Velha após adiamento de obras da Corsan

O secretário de Obras, Tiago Procópio, confirmou à reportagem que a Rua Emílio Leobet, conhecida como Estrada Velha, está totalmente liberada para o tráfego...

Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul homenageia os 50 anos da Prawer Chocolates

Cerimônia enalteceu a trajetória da marca pioneira do chocolate artesanal no Brasil e contou com a presença de autoridades e colaboradores da empresa Na tarde...

Morre Eraldo da Rosa Pereira, genro do vereador Jone Wulff

CANELA - Faleceu na madrugada desta segunda-feira (4), no Hospital de Caridade de Canela, Eraldo da Rosa Pereira, aos 48 anos, genro do vereador...

Quatro jogos que separam o Gramadense da elite do futebol gaúcho

Tiago Manique [email protected] GRAMADO – O Centro Esportivo Gramadense (CEG) encerrou no domingo (27), a primeira fase da Divisão de Acesso. Jogando pela 14ª rodada da...
error: Conteúdo protegido