GRAMADO – Na última segunda-feira (11) foi finalizada a instalação das placas de identificação da Unidade de Conservação Parque Natural Municipal dos Pinheiros e do futuro Centro de Triagem de Animais Silvestres – CETAS de Gramado. A ação é mais um passo importante na parceria firmada com o Governo do Estado com a finalidade de promover políticas ambientais destinadas a promoção da conservação e proteção da fauna silvestre.
Essa iniciativa é resultado do Projeto Fauna Silvestre de Gramado, que recentemente recebeu Autorização nº 00012/2025, da Secretaria Estadual de Meio Ambiente, autorizando o desenvolvimento das atividades e garantindo que os mesmos estão autorizados ambientalmente, cumprindo mais um requisito da legislação ambiental vigente.
Vale lembrar que a implantação do CETAS em Gramado é uma parceria entre o Município e o Estado do Rio Grande do Sul, cujo termo de convênio está em fase de análise conclusiva pelo órgão estadual, para que seja possível operacionalizar a atividade de recebimento de animais silvestres no local. O CETAS será estruturado nas edificações existentes do Parque dos Pinheiros, que serão adequadas para o recebimento dos animais silvestres.
“O objetivo é avançar no dever do órgão ambiental em promover a proteção e conservação da fauna silvestre da nossa região, aproveitando o espaço ambientalmente protegido da Unidade de Conservação, reintegrando-os à natureza e promovendo mais um local de educação ambiental”, destaca a secretária do Meio Ambiente Cristiane Bandeira.