Coluna publicada no dia 12/08

O prefeito Gilberto Cezar acerta ao oficializar a mudança do projeto do novo ginásio municipal, que inicialmente estava previsto para a área da antiga Celulose, como defendia a gestão anterior. Essa intenção já havia sido sinalizada pelo chefe do Executivo no dia 11 de abril, durante a cerimônia que marcou os 100 dias de governo, e agora se concretiza com o envio do projeto à Câmara de Vereadores.
Argumento claro
A decisão é coerente e estratégica. Como o próprio prefeito argumenta — e com razão —, instalar o ginásio na Celulose significaria perder um espaço com enorme potencial para outros equipamentos esportivos e educacionais. A visão de Gilberto é transformar aquele terreno em algo semelhante a um CIEP (Centro Integrado de Educação Pública), oferecendo estrutura ampla e diversificada para a comunidade.
Mobilidade urbana
Outro ponto relevante, também destacado na última eleição pelo então candidato a prefeito Andrei Mendes (PCdoB, PT e PV), é a questão da mobilidade urbana. A geografia do local e suas ruas estreitas tornariam um pesadelo o trânsito em dias de grandes eventos. Um ginásio com capacidade para receber competições nacionais e internacionais exigiria circulação de veículos de grande porte — algo inviável na região do campo da Celulose, que certamente ficaria sobrecarregada e caótica.
Nova vida
A nova localização, no bairro Canelinha, é muito mais adequada. Situada praticamente às margens da ERS-235, a área oferece fácil acesso e melhor fluidez para o tráfego. Mais do que isso: a implantação do ginásio ali tem potencial para criar um novo polo urbano, movimentando a economia, valorizando imóveis e trazendo nova vida à região.
Sem audiência pública
Há quem defenda a realização de audiência pública para discutir o local, ouvindo desportistas e a população. No entanto, em decisões estratégicas como esta, é necessário que o governo assuma o protagonismo e avance sem se perder em intermináveis debates que muitas vezes não resultam em decisões concretas. Projetos estruturantes exigem liderança, clareza de objetivos e agilidade.
Decisão responsável
Ao escolher o Canelinha, Gilberto Cezar não apenas resolve um problema logístico, mas também desenha uma cidade mais funcional, integrada e preparada para receber grandes eventos. É uma decisão que olha para o presente com responsabilidade e para o futuro com visão.
O que foi dito nos 100 dias de governo
Faço aqui uma retrospectiva do que foi citado no dia 11 de abril no evento de 100 dias do governo.O sonhado ginásio municipal tudo indica que sairá do papel. Gilberto Cezar explicou que, por haver recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb), não será no Campo da Celulose, nem no Campo da Bacia. O prefeito anunciou que a área será atrás do Posto de Saúde no bairro Canelinha.
“Queremos um ginásio multiuso e começar a obra neste ano, assim que a licitação estiver pronta. Um espaço para 2 mil pessoas. Temos a alegria de que a fase do terreno foi vencida e o recurso está previsto, oriundo da Agea/Corsan (renovação do contrato na gestão anterior, no valor de R$ 9 milhões), mas é preciso avançar nesse sentido.”
Quanto à área da Celulose, Gilberto Cezar afirmou que “sonha” com um CIEP no local, com campo, piscina e uma estrutura completa.
Festival Internacional de Bonecos

O vereador Rodrigo Rodrigues e o vice-prefeito Gilberto Tegner estiveram ontem, segunda-feira (11), na sede do Badesul, em Porto Alegre, para buscar patrocínio visando a retomada do tradicional Festival Internacional de Bonecos de Canela.
Eles foram recebidos pelo presidente Khalil Sehbe, vice-presidente Flávio Lahmel, diretor de municípios Thiago Gadea e acompanhados pelo assessor do deputado estadual Eduardo Loureiro (PDT), Fabio Rolim Medeiros. Reconhecido por atrair turistas de todo o Brasil e do exterior, o festival reúne artistas, companhias teatrais e grupos de animação que encantam o público com apresentações nas ruas e espaços culturais. Após um período sem edições, o evento volta à pauta neste ano, fortalecendo o calendário cultural e turístico da cidade.
Para Rodrigo Rodrigues, parcerias são fundamentais: “O Festival de Bonecos faz parte da identidade de Canela, promovendo arte, turismo e movimentando a economia local. Queremos garantir que esse patrimônio da cidade volte ainda mais forte”.
A expectativa é que, com apoio financeiro e empenho do poder público, as ruas e palcos de Canela voltem a receber esse espetáculo que encanta gerações.