
CANELA – Após 11 anos de inúmeras pausas e recomeços em sua construção, o Ginásio Municipal de Esportes do Santa Marta, tão esperado pela comunidade local, deve ser liberado nos próximos dias. O impasse perpassou administrações, deixando desassistida toda uma população que sempre almejou receber um espaço de lazer. O início da utilização depende apenas do alvará do Corpo de Bombeiros, que solicitou pequenas adequações de segurança no local – ações que estão sendo realizadas pela prefeitura.
O ginásio tem 1.411 m² e possui quadra oficial multiuso para as modalidades de futsal, basquete e voleibol. Ele será integrado ao patrimônio da escola infantil Serafina Seibt, que terá a gerência sobre o aluguel da quadra no período da noite, momento em que o uso será aberto à comunidade. Durante os turnos da manhã e tarde, o ginásio terá seu uso destinado às escolas estaduais Adolfo Seibt (Santa Marta) e Pedro Oscar Selbach (São José).
De acordo com o secretário de Educação, Esporte e Lazer, Gilberto Tegner, a intenção será levar aos poucos algumas competições do município para o local, incluindo a Olimpec e categorias de base. Para isso deverão ser instaladas arquibancadas e trocadores para os atletas, visto que o projeto original do ginásio não contemplou vestiários com banheiros. Entre os principais motivos do atraso nas obras estiveram a burocracia envolvendo as empresas construtoras e a necessidade de realocar recursos em outras áreas.
Para o vereador Leandro Gralha (MDB), a finalização do ginásio é uma importante conquista não apenas para o bairro Santa Marta, mas também para o São José e Vila Dante que serão favorecidos com seu uso. “Será de grande importância para resgatarmos o futebol nos bairros, que antigamente eram fortes, além de toda a questão social de oferecer lazer e tirar o pessoal das ruas”, comenta. Gralha também destaca que pretende executar um projeto esportivo para crianças e jovens da comunidade.
Tegner destaca que este foi o segundo projeto que estava se arrastando há anos a ser concluído na atual administração. O primeiro foi a escola infantil Diva Pedroso Cunha, no bairro Eugênio Ferreira, inaugurada no fim do ano passado após ficar seis anos com paralisada. Agora a prioridade da sua secretaria será o Ginásio Municipal, que tem sua construção prevista para o bairro Canelinha. “Vamos concluir o projeto e batalhar por recursos junto ao governo federal”, projeta.
Cedência para a Saúde – Antes de ser disponibilizado para uso esportivo, o Ginásio da Santa Marta terá suas acomodações cedidas para receber os atendimentos do posto de saúde do bairro. A cedência deve ocorrer por 90 dias, enquanto o prédio do posto de saúde recebe obras de ampliação. A medida visa priorizar a saúde, para não deixar a população sem atendimento. Depois deste período o ginásio terá o uso destinado às escolas e comunidade.