InícioColunistasImpressõesRastro de organização

Rastro de organização

Tempo de leitura: < 1 minuto

Coluna publicada no dia 26/05.

Ô gurizada, vou dizer uma coisa que talvez tu também tenha pensado quando leu a notícia da saída do Rafael Carniel da Secretaria de Turismo de Canela: “Bah, justo agora que a coisa estava andando?” Pois é. Porque é isso mesmo. Estava andando, e bem, pelo que apurei. A Festa Colonial, marcada para julho, estava mais organizada que nunca. E olha que nem teve reunião entre agricultores e Prefeitura ainda, hein? A ideia é fazer o contrário do que sempre fizeram: organizar as ideias antes de botar todo mundo na roda. Senão vira bagunça. Cada um quer de um jeito, cada grupo puxa para um lado, e daí já viu, né?

Sem reunião, mas com rumo

Então o que o os organizadores fizeram? Planejaram primeiro. Só agora nessa semana é que vai ter a reunião com a Secretaria de Turismo, pra chegar lá com o esboço da festa na mão. É isso que a gente sempre pediu. Um mínimo de planejamento. E quem estava puxando isso? O Rafael. E a Kenia Jaeger, que era adjunta e agora ficou como secretária. E ainda bem que ficou, né? Porque se saísse junto, daí sim a vaca ia para o brejo de vez.

Rafael: técnico, correto e engajado

Sobre o Rafael, só ouvi elogios. E olha que não é elogio genérico. Estou falando de pessoas que estão até o pescoço na organização da festa há anos. E disseram sem pestanejar: nunca viram a festa ser pensada com tanto carinho, com tanta estratégia. Rafael e Kenia, mesmo não sendo de Canela e mesmo sem conhecer a fundo a história da festa, abraçaram o evento com força. Não vieram para cumprir tabela, sim para fazer acontecer.

Rafael era técnico. Do tipo que não aceita jeitinho, me disseram. Queria fazer tudo certo, mesmo que a burocracia fosse um inferno. E é mesmo, né? Fiquei sabendo de uma história que mostra bem como a coisa emperra: copiou um modelo de Gramado para aplicar em Canela e o processo tá indo e voltando desde fevereiro. Uma situação simples. Mas emperra. E isso cansou, desmotivou.

Pouca gente, muita coisa

Outro fator que ajudou ele a pedir o boné: é que há pouca gente pra trabalhar. A Secretaria é cheia de tarefas e braços curtos, há boas peças, mas seria preciso mais. Isso somado à herança da gestão anterior, fez a panela de pressão estourar. Rafael se assustou com o tamanho da confusão. E dá para entender. Um baita profissional que chega cheio de vontade e encontra um ninho de problemas enterrados. Desanima, mesmo.

Kenia ficou, e ainda bem

Mas olha, se teve uma boa notícia no meio disso tudo foi a permanência da Kenia. Porque quando o Rafael saiu, ficou um temor de que ela saísse também. Afinal, ela foi indicação direta dele. Mas o prefeito segurou ela. Valorizou. E valorizou certo. Porque ela entende como poucos. E vai segurar a bronca como titular da pasta. Se a festa tá organizada como nunca nesse período do ano, muito se deve a ela também.

O que melhorou: parceria entre Secretarias

E olha que baita mudança: as Secretarias começaram a se falar. Sim, parece bobagem, mas até o ano passado, na gestão anterior, era cada uma por si. Tinha secretário que parecia que torcia para o outro se ralar. Tipo “se a minha brilhar e a tua afundar, melhor pra mim”. Coisa pequena. Infantil. E injusta com quem só quer que a cidade funcione. Agora, não. Aconteceu reunião com Turismo, Educação, Esporte, Trânsito, Agricultura, Obras e tudo mais. Todo mundo junto. Todos querendo fazer a festa acontecer.

Quem viu isso de perto, se emocionou. Teve gente que chorou lendo sobre a saída do Rafael. Porque viu que a engrenagem estava começando a funcionar, e aí, pimba. Quebra a peça principal. Mas pelo menos ficou a estrutura. A Kenya tá aí, a parceria entre Secretarias está de pé. Que siga assim.

Os músicos

Pelo que eu também apurei, a questão da contratação dos músicos está muito bem encaminhada. Fiquei muito feliz com as coisas que eu ouvi, sinal de que a engrenagem está funcionando.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Morre Eraldo da Rosa Pereira, genro do vereador Jone Wulff

CANELA - Faleceu na madrugada desta segunda-feira (4), no Hospital de Caridade de Canela, Eraldo da Rosa Pereira, aos 48 anos, genro do vereador...

Quatro jogos que separam o Gramadense da elite do futebol gaúcho

Tiago Manique [email protected] GRAMADO – O Centro Esportivo Gramadense (CEG) encerrou no domingo (27), a primeira fase da Divisão de Acesso. Jogando pela 14ª rodada da...

O início do fim do comércio irregular?

Quem passou ali pelo entorno da Igreja Matriz, no Centro de Canela, viu que tinha movimento diferente na tarde desta sexta-feira (25). Era a...

Canela e SESAI alinham ações de saúde para comunidade indígena

CANELA – A Secretaria de Saúde de Canela realizou uma reunião, no dia 22 de julho, para alinhar, ações de atendimento de saúde para...

Tour de France Gastronomie celebra um ano em Gramado com novo cardápio e homenagem aos clientes

GRAMADO - O Tour de France Gastronomie completou, segunda-feira (14), seu primeiro ano de funcionamento em Gramado e marcou a data com o lançamento...
error: Conteúdo protegido