“Nunca fui de me encolher pra nada. Dei conta de Secretaria de Turismo do Estado (Setur) e Gramadotur na pandemia, sem experiência prévia no setor público e com pouco dinheiro, e fizemos chover pra cima entregando 3 eventos reinventados, com pouco prazo, em um ano que era proibido fazer eventos convencionais. Tracei a estratégia e implementei sistemas de inteligência inéditos no Estado, e em calamidade climática lançamos a maior campanha de marketing turístico da história.”
Foi assim que Rafael Carniel descreveu seu histórico de atuação no turismo público ao conversar com a reportagem do Jornal Integração, logo após pedir demissão do cargo de secretário de Turismo e Cultura de Canela, na última quarta-feira (21). Com pouco mais de cinco meses à frente da pasta, o agora ex-secretário reforçou o comprometimento com o setor desde que assumiu a função.
“Trabalhei pelo turismo na Visão, na APASG, na Federasul. Tenho portas abertas em grandes empresas, me relaciono bem com todo o empresariado local”, afirmou. E completou: “Eu vim para Canela disposto a entregar o melhor”.
Questionado sobre os motivos da saída, Carniel limitou-se a apontar divergências administrativas. “Razões de foro profissional, ligadas ao alinhamento de estratégias administrativas e à dinâmica da gestão característica do município. Desejo sucesso à equipe na gestão.”
Primeira baixa no governo Gilberto Cezar
O pedido de exoneração foi entregue por Carniel na tarde de quarta-feira (21), e confirmado oficialmente pela Prefeitura de Canela. Em nota, o governo municipal agradeceu pelos serviços prestados: “A Administração Municipal agradece ao Rafael pelos serviços prestados, pelas contribuições estruturantes para o fortalecimento da política de turismo e cultura no município, e deseja pleno êxito em seus projetos futuros”.
Rafael Carniel foi anunciado como secretário em 14 de novembro de 2024, logo após a vitória de Gilberto Cezar nas eleições municipais. Sua saída representa a primeira baixa no secretariado da atual gestão.
Para dar continuidade às ações da pasta, assume interinamente a atual secretária adjunta, Kenia Jaeger, que já integrava a equipe e deve manter os projetos em andamento.












