Coluna publicada no dia 22/05.
Vou repetir aquilo que escrevi faz alguns dias neste espaço, sobre uma indicação que se transformou em projeto de lei do vereador Nene Abreu (MDB): destinar uma área específica, privada ou pública, para quem for efetuar obras e, como contrapartida ambiental, realizar o plantio de árvores nessas áreas. O parlamentar sugere agora a criação de hortos escolares na rede municipal de ensino de Canela.
Educação ambiental
A proposta visa à criação de espaços dedicados ao cultivo de mudas de plantas ornamentais e/ou nativas, que posteriormente seriam utilizadas no replantio dos canteiros da cidade. A iniciativa tem como foco principal a promoção da educação ambiental entre os alunos, proporcionando aprendizado prático sobre o ciclo das plantas, sustentabilidade, responsabilidade social e cidadania.
Ouvir sugestões
Nene realizou uma visita de cortesia à Escola Municipal de Educação Infantil e Fundamental Cônego João Marchesi, onde foi recebido pela diretora Graciela da Silva Holdorf de Almeida. Na ocasião, o parlamentar conversou sobre o projeto e ouviu sugestões sobre como ele poderia ser aplicado na prática.
Frase do vereador
“Além de contribuir para a formação das crianças, o projeto ajudará no embelezamento e na conservação dos espaços públicos, estimulando o senso de pertencimento e cuidado coletivo. É um investimento que gera grandes benefícios para toda a comunidade, ao mesmo tempo em que valoriza o espaço urbano e estimula a consciência ambiental desde a infância.”
Boa iniciativa
Verificando aqui e ali, a criançada está empolgada com a gincana que está envolvendo as escolas municipais de Canela. A atividade, iniciada na segunda-feira (19), celebra os 30 anos da coleta seletiva no município e faz parte do Programa Ecocidadania, lançado pela Prefeitura em março deste ano. A gincana será encerrada no dia 17 de junho, com foco na coleta de materiais recicláveis como papel, plástico, metal e vidro – sendo este último permitido apenas com o manuseio pelos pais. As equipes serão formadas pelas escolas infantis e fundamentais da rede municipal de educação de Canela. A avaliação será realizada com base na pesagem dos resíduos coletados pela Cooperativa de Catadores de Materiais Reutilizáveis e Recicláveis da Região das Hortênsias (Coocamarh).
Premiação para as escolas
A premiação acontecerá no dia 18 de junho, data em que a coleta seletiva em Canela completa 30 anos. O resultado será anunciado no dia anterior, às 15h. As equipes/escolas vencedoras serão premiadas: Primeiro lugar – Curso de Interpretação Ambiental com a ONG Loboguará para 30 alunos (ou turma indicada pela escola) e uma atividade de recreação. Segundo lugar – Uma edição completa da Feirinha Canela + Verde na escola.
Ideias não acompanham a estrutura
Conversei com alguns educadores, que elogiaram as iniciativas e ideias propostas para serem aplicadas nas escolas em diversas áreas. No entanto, as dificuldades encontradas esbarram na estrutura física de algumas instituições e na falta de profissionais. Existe ainda muita defasagem de pessoal para colocar os projetos em prática. Essa situação não é nova. Faz tempo. São muitos os fatores que contribuem para isso: salários nem tão atrativos e, além disso, o alto custo de vida para morar na região. Ninguém aguenta mais pagar esse “estelionato oficial”, que são os aluguéis cobrados tanto em Canela quanto em Gramado.
Hortaliças da Festa da Colônia
Os canteiros de hortaliças e verduras da 34ª edição da Festa da Colônia de Gramado ganharam um novo destino após o encerramento do evento, no domingo (18). Nesta semana, toda a produção cultivada com cuidado nos pavilhões foi colhida e doada para instituições de caridade e escolas da rede municipal de ensino. Ao todo, foram distribuídos cerca de duas mil mudas de alimentos frescos, entre alface crespa, alface roxa, almeirão, repolho, tomate cereja, cebolinha e outros temperos.
Não é o maior, mas é o melhor
Difícil alguém não conhecer Daniel Santos, carinhosamente chamado por nós de “Tokoooo” ou “Toquinho”, devido à sua estatura não tão elevada. Foi por muitos anos locutor da extinta Rádio Excelsior de Gramado, esteve na Rádio Integração Digital e é a voz do Natal Luz. Além deste evento natalino, participa também de tantos outros, entre eles a Festa da Colônia de Gramado. Daniel domina o microfone e o palco. Sabe ser formal, quando o evento exige, e divertido quando pode. Ele agita o público e coloca emoção. Assim foi no encerramento da 34ª Festa da Colônia de Gramado, quando ocorreu a despedida das soberanas e a chegada da nova corte. Como está citado no tópico, “não é o maior, mas é o melhor” locutor e cerimonialista.
