InícioGeralGramado e CanelaNova Petrópolis solicita recursos para construção da via alternativa entre o bairro...

Nova Petrópolis solicita recursos para construção da via alternativa entre o bairro Juriti e São José do Caí

Tempo de leitura: < 1 minuto

REGIÃO – O prefeito de Nova Petrópolis, Daniel Carlos Michaelsen; o vice, Alexandre da Silva; e o secretário de Planejamento, Coordenação, Trânsito e Habitação, Cláudio Ricardo Boff, estiveram em Porto Alegre, na semana passada na Casa Civil do Estado do Rio Grande do Sul.

Na oportunidade, o Poder Executivo Municipal se reuniu com o secretário-chefe da Casa Civil do RS, Artur Lemos, para solicitar a destinação de R$ 15 milhões para viabilizar a execução do projeto da estrada que ligará o bairro Juriti e a localidade de São José do Caí, tornando-se uma via alternativa entre Nova Petrópolis e a BR-116.

O projeto foi desenvolvido pela BOOL Engenharia e aprovado pelas Secretarias Municipais de Planejamento e Agricultura e Meio Ambiente. A via alternativa, com cerca de 5 Km, tem como objetivo facilitar o deslocamento entre Nova Petrópolis e Caxias do Sul, oferecendo uma estrada adicional em situações de manutenção da BR-116. O mesmo projeto também foi protocolado pela Prefeitura de Nova Petrópolis na Secretaria de Reconstrução Gaúcha, no dia 29 de abril.

De acordo com o prefeito, Daniel Carlos Michaelsen, a reunião teve como objetivo buscar a complementação de recursos para a construção da via alternativa, através do Fundo do Plano Rio Grande (Funrigs).

“Apresentamos ao Governo do Estado a importância estratégica dessa estrada, tanto para a mobilidade da nossa população, quanto para o fortalecimento do turismo regional. Vários trechos da BR-116, que liga Nova Petrópolis a Caxias do Sul, sofreram danos estruturais, ocasionados por deslizamentos de terra, com quedas de barreiras, árvores, pedras e acúmulo de água. Com isso, a estrada foi interditada por diversos momentos, e, atualmente, o tráfego está liberado com o sistema de semáforos, o que gera congestionamentos e longo tempo de espera. Nova Petrópolis sofreu perdas imensuráveis nos setores turístico e econômico, por isso, a importância da construção dessa via alternativa para o município, mas também para toda a Região das Hortênsias”, explicou.

O vice-prefeito, Alexandre da Silva, reforçou que a nova via representará um avanço significativo para o desenvolvimento do município.

Foto: Prefeitura de Nova Petrópolis/Divulgação – Mapeamento de como projetam a realização da obra

“Trata-se de uma obra que proporcionará mais segurança, agilidade no deslocamento e alternativas viáveis em casos de interdição da BR-116. A dificuldade de acesso gerada pelos bloqueios e limitações na BR-116 trouxe diversos impactos negativos para Nova Petrópolis, como a redução do número de visitantes, prejuízos aos atrativos turísticos, menor movimentação nos eventos e feriados, queda da arrecadação Municipal, fechamento de comércios, baixa circulação de mercadorias, dificuldade de escoamento da produção agrícola, fuga de investidores, aumento nos custos de transporte, dificuldade de acesso a serviços de saúde e educação, isolamento social e desvalorização da cidade”, afirmou.   

O secretário de Planejamento, Coordenação, Trânsito e Habitação, Cláudio Ricardo Boff, ressaltou que o projeto está tecnicamente estruturado e pronto para ser executado assim que os recursos forem viabilizados. “A aprovação pelas secretarias envolvidas garante a conformidade ambiental e urbanística, permitindo que a obra possa avançar com responsabilidade e eficiência”, completou.

O município aguarda agora o posicionamento do Governo do Estado quanto à liberação dos recursos solicitados, com expectativa positiva diante da receptividade demonstrada durante o encontro.

Também participaram da reunião o deputado Estadual, Elton Weber; o vice-presidente do Comércio da Associação Comercial e Industrial de Nova Petrópolis (ACINP), Álvaro Pedó; e o integrante da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Nova Petrópolis, Clóvis Schumann.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Morre Eraldo da Rosa Pereira, genro do vereador Jone Wulff

CANELA - Faleceu na madrugada desta segunda-feira (4), no Hospital de Caridade de Canela, Eraldo da Rosa Pereira, aos 48 anos, genro do vereador...

Quatro jogos que separam o Gramadense da elite do futebol gaúcho

Tiago Manique [email protected] GRAMADO – O Centro Esportivo Gramadense (CEG) encerrou no domingo (27), a primeira fase da Divisão de Acesso. Jogando pela 14ª rodada da...

O início do fim do comércio irregular?

Quem passou ali pelo entorno da Igreja Matriz, no Centro de Canela, viu que tinha movimento diferente na tarde desta sexta-feira (25). Era a...

Canela e SESAI alinham ações de saúde para comunidade indígena

CANELA – A Secretaria de Saúde de Canela realizou uma reunião, no dia 22 de julho, para alinhar, ações de atendimento de saúde para...

Tour de France Gastronomie celebra um ano em Gramado com novo cardápio e homenagem aos clientes

GRAMADO - O Tour de France Gastronomie completou, segunda-feira (14), seu primeiro ano de funcionamento em Gramado e marcou a data com o lançamento...
error: Conteúdo protegido