Coluna Publicada no dia 07/05.

Todo mundo já deve ter escutado essa frase, né? Bah, mas olha… se tem uma coisa que o povo aqui da serra já perdeu foi a paciência com esses remendos de asfalto mal feito. A Corsan, agora com esse nome chique de Aegea e, privatizada, resolveu abrir a ERS-235, bem no pedaço mais movimentado entre Gramado e Canela, pra passar uma adutora nova. Tudo certo, coisa boa. Mas na hora de fechar o buraco, tchê… parece que jogaram piche com colher de pau e passaram um rolo compressor guiado por um cego de bombacha. Eu nem me surpreendi porque era certo que isso ia acontecer. É só vocês passarem pela Estrada Velha e ver os remendos que eles andaram fazendo.
O carro da gente salta mais que cordeiro novo no potreiro. A EGR foi lá, olhou, e claro: reprovou. Tá uma vergonha. E pra quem passa ali todo dia, indo trabalhar, levando filho pra escola, indo buscar turista no hotel… é de arrancar os cabelos.
A EGR notificou a Corsan e deu 15 dias pra refazer a barbaridade. Vamos ver se agora fazem direito ou se vai ter que chamar o Santo Padroeiro do Asfalto Plano pra dar uma benção no trecho.
Gilberto e Pedro Bala

Essa semana teve também uma cena daquelas que dá assunto aqui na redação: o prefeito de Canela, Gilberto Cezar, recebeu ninguém menos que Pedro Bertolucci, o Pedro Bala, aquele mesmo que já foi prefeito de Gramado quatro vezes, conhece tudo, já rodou esse mapa político que nem trator em campo lavrado.
Gilberto postou fotinho, elogiou Pedro, disse que tem a experiência que ajudou a transformar Gramado no que é hoje. Pedro tem vivência, tem estrada, e sabe como vender a cidade.
Vamos ser otimista por um segundo? Tenho certeza que o Gilberto pegou umas dicas boas, tá bem claro que ele entendeu que Canela precisa de um chacoalhão e, já está fazendo isso. Tá na hora de começar a escrever seu nome com letra grande também. Quem sabe, né
Milagre moderno
Mas olha… um troço inédito tem acontecido em Canela: estão avisando com antecedência que vai ter obra nas ruas! A gente fica sabendo antes de chegar lá e dar de cara com a rua fechada.
A obra, que eu uso de exemplo, é da tal FS Engenharia, com fiscalização da Sulgás, e vai durar uns dias, nas ruas Melvin Jones, Rodolfo Schilieper e Danton Corrêa da Silva. Não é o fim do mundo, mas só de saber antes já dá pra mudar o caminho, sair mais cedo ou xingar menos.
A prefeitura, desde o início do ano está trazendo esses avisos de utilidade pública antes, explicando o que vai acontecer, e isso, pra quem viveu anos no escuro, já é um baita avanço.
Será que o Pedro Bala vai conseguir mudar uma cabeça que pensa diferente acho difícil.
Só espero isso nada mais.