CANELA – A manhã desta quinta-feira (24) marcou o início oficial dos Jogos Indígenas, um evento que celebra a diversidade cultural e a força das tradições dos povos originários da região. Realizado na Floresta Nacional de Canela (Flona), o evento tem início às 10h30 e se estende até sábado (26), às 17h, reunindo diferentes etnias em competições esportivas, apresentações culturais e momentos de integração com o público.
Festival Cultural Kaingang
Durante esta semana, também ocorreu na Flona o Festival Cultural Kaingang, com a participação de cerca de 220 pessoas, incluindo crianças da rede escolar, universidades (UFRGS, UERGS e Univates), pesquisadores, servidores da Funai/Sesai (saúde indígena) e ICMBio, além de visitantes, apoiadores, membros da aldeia Tekoá Kurity (povo Mbya Guarani de Canela) e da Xokleng Konglui (povo Xokleng de São Francisco de Paula).
Entre as atividades, aconteceram trilhas com ensinamentos sobre ervas medicinais, aulinha de kaingang, visitas à escola bilíngue e ao museu do ICMBio, contação de histórias, danças (Xokleng e Kaingang), coral Guarani, mostra de filmes, rodas de conversa em volta da fogueira e alimentação típica.
O destaque foi o debate realizado na terça-feira (22), que abordou temas como o Marco Temporal, Acordos de Convivência em áreas de sobreposição (como Unidades de Conservação – Flonas), Educação e Saúde Indígenas. O momento contou com a presença de caciques de três etnias, pesquisadores, professores universitários e servidoras da Sesai.